Presidente da FPF usa Galo da Madrugada como argumento para questionar segurança

'Se tiver conflito no Galo da Madrugada?', questionou

imagem cameraPresidente Evandro Carvalho usa Galo da Madrugada, que reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas ano passado, como argumento para contestar público zero nos estádios. Divulgação/Federação Pernambucana de Futebol (FPF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/02/2025
16:15
Compartilhar

Com reunião marcada com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, está tentando reverter o decreto de público zero para torcida única nos próximos cinco jogos do Santa Cruz e Sport. Para isso, usa como argumento o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo e que acontece no Recife. Em 2024, o bloco atraiu mais de 2,5 milhões de pessoas.

➡️ Sport ‘não aceita’ decreto do Governo por público zero e recorre ao Judiciário

O posicionamento de Evandro Carvalho aconteceu neste sábado (2), em entrevista exclusiva à reportagem do Lance!, um dia depois do decreto assinado pelo titular da Secretaria de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, ser divulgado.

- A medida de Alessandro (Carvalho) me surpreendeu. Eu achei totalmente desproporcional. Punir o torcedor de bem não me parece ser a solução mais adequada. A natureza da violência pode ser contida com uma medida que já existe, que é a de torcida única. Por analogia, teremos que dizer que se tiver conflito no Galo da Madrugada, como controlaríamos isso no ano seguinte? - questionou.

Tentativa de torcida única

O presidente defende que os jogos previstos para acontecerem sem público sejam com torcida única - como acontecerão os clássicos do Campeonato Pernambucano 2025. Para isso, ele terá uma reunião com a governadora nesta segunda-feira (3). No mesmo dia, receberá na sede da FPF gestores e representantes das equipes participantes da disputa estadual.

- Fechar as sedes das torcidas organizadas, prender os presidentes das organizadas e os bandidos infiltrados… - listou como forma de medidas de segurança que podem ser adotadas pela gestão pública.

*Ana Beatriz Venceslau, especial para o Lance!

Policia Militar no entorno do Estadio do Arruda em Recife (PE), antes da partida entre Santa Cruz e Sport. Foto: Marlon Costa/AGIF
Siga o Lance! no Google News