menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Primeiro gol ocasionado pela regra dos oito segundos acontece na Série C

Caxias do Sul marca após infração do goleiro do Floresta

floresta_caxiasdesul-aspect-ratio-512-320
imagem cameraGoleiro do Floresta infringe guerra dos oito segundos (Foto: Reprodução)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/04/2025
15:38

  • Matéria
  • Mais Notícias

Na estreia pela Série C, o Floresta se descuidou da regra de oito segundos e sofreu as consequências da nova norma. Em duelo contra o Caxias do Sul neste domingo (13), o gol da vitória da equipe gaúcha se originou de um escanteio marcado pela infração do goleiro. O gol da partida foi marcado por Willen Mota.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O fato curioso do confronto foi a origem do gol Grená. Com a mudança recente nas regras do futebol, caso o goleiro segure a bola nas mãos por mais de oito segundos, é dado um escanteio para a equipe adversária,. E foi assim que saiu o primeiro e único gol da partida.

Veja o lance

O Floresta foi o primeiro time a ser de fato prejudicado pela nova norma. Aos 34 minutos do segundo tempo, o goleiro, Dalton, do Floresta segurou a bola por mais de oito segundos e o árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne assinalou o escanteio para o Caxias. Na cobrança, a bola acabou sobrando o estreante Willen que, na pequena área, finalizou para fazer o gol da vitória Grená.

continua após a publicidade

A regra foi posta em prática pela primeira vez na partida entre Paysandu x Athletico, pela Série B. Na ocasião, o goleiro Mycael segurou a bola por 13 segundos e foi marcado escanteio para o Papão.

O que diz a regra?

A regra atual prevê a marcação de um tiro livre indireto (que não pode ser chutado direto ao gol) caso o goleiro atrase a reposição da bola por muito tempo, mas é raramente marcado pelos árbitros. Com a mudança, a Fifa impediria ainda mais a cera dos goleiros no futebol.

continua após a publicidade

– Se um goleiro retiver a bola por mais de oito segundos (com o árbitro utilizando uma contagem regressiva visual de cinco segundos), será marcado escanteio para a equipe adversária, em substituição à atual regra que previa tiro livre indireto para retenção superior a seis segundos.

caxias_floresta_oitosegundos
Aos 34 minutos do segundo tempo, o goleiro, Dalton, do Floresta segurou a bola por mais de oito segundos (Foto: Reprodução)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias