Quais as regras do futebol que foram alteradas a partir de julho de 2023

Sete novas regras entram em vigor após aprovação da IFAB

Escrito por

As regras do futebol vão mudando ano após ano e em 2023 não será diferente. A International Football Association Board (IFAB) aprovou sete novas mudanças que entraram em vigor a partir deste mês de julho. Veja abaixo quais são elas, que vão desde alterações nos goleiros em cobranças de pênaltis, até situações de impedimento.

Livres no mercado! 20 jogadores sem clube que mudariam o seu time de patamar

Goleiro nos pênaltis

Chamada popularmente de 'regra Dibu Martínez', fazendo relação ao goleiro da Argentina, que provocava os atacantes rivais nos pênaltis durante a Copa do Mundo, a alteração diz que os goleiros devem ficar em cima da linha, de frente com o cobrador, sem agir de uma forma que desconcentre ou distraia o adversário. Além disso, os arqueiros não podem mais tocar na trave nem nas redes do gol.

Comemorou muito, tem acréscimo

Essa nova regra determina que o termpo levado pela comemoração de um gol seja contado pelo árbitro para a determinação do tempo de acréscimo. Isso deve aumentar consideravelmente os 'descontos' ao final da primeira e segunda etapas.

Luan, Soteldo, Nikão… Veja 10 jogadores que estão fora dos planos em seus clubes no Brasil

Expulsão em pênaltis

A partir de agora, o árbitro só deve expulsar um jogador que fez um pênalti caso o atleta não tenha disputado a bola em nenhum momento. Se o jogador que cometeu a infração tenha disputado a posse, tentando parar o lance na bola, não será dado o cartão vermelho.

Treinador levando a 'culpa'

Uma nova regra prevê que, caso tenha alguma briga ou discussão no banco de reservas e o árbitro não consiga identificar os responsáveis pela confusão, seja ele atleta ou comissão técnica, quem irá receber o cartão será o treinador da equipe.

Mudança no impedimento

A nova recomendação diz que qualquer atacante que esteja impedido e receba uma bola de um adversário que tinha "total controle" dela, poderá jogar sem infrações. Caso a bola venha de um rebote do goleiro e o jogador que pegar a posse estiver impedido, o tento será anulado. Agora, se a arbitragem julgar que o defensor que tocou na bola não tinha total controle dela no momento em que acabou tocando para o rival, o impedimento deve ser marcado.

Invasão é igual sem gol

Caso um jogador reserva ou membro da comissão técnica invadir o campo e interferir em um gol, o tento será anulado, com a partida reniciando com falta no local em que estava o invasor. Porém, caso a invasão não tenha alterado o lance, o gol tem que ser validado. Agora, caso um jogador ou membro da comissão técnica do time que sofreu o gol invadir o campo e interferir diretamente na jogada, o tento também será válido.

Mais um árbitro com poder

Na antiga regra, apenas o árbitro, os assistentes, o quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais poderiam emitir opiniões durante a partida. Agora, com a nova recomendação da IFAB, o árbitro assistente reserva também será incluído.

Siga o Lance! no Google News