Quais títulos Carlos Alberto conquistou? Relembre carreira do ex-jogador

Meia teve destaque no Porto, onde conquistou a Champions e o Mundial de Clubes

Escrito por

A polêmica da vez no mundo do futebol é entre Arrascaeta e Carlos Alberto. Os últimos dias vêm sendo de provocações desde que o meia do Flamengo deu uma caneta no ex-jogador. Hoje comentarista, o ex-atleta de Corinthians, Botafogo e Vasco, entre outros clubes, disse que "só respeita quem jogou em alto nível na Europa". Pensando nisso, o LANCE! recorda, brevemente, a carreira de Carlos Alberto, passando pelas suas principais conquistas.

Revelado pelo Fluminense, o ex-meia ganhou destaque rapidamente e foi aproveitado no profissional do Tricolor em 2002 e 2003 até ter seus direitos adquiridos pelo Porto (POR). Foi no clube europeu que o atleta viveu o auge de sua carreira. Lá, ele conquistou uma Champions League, inclusive fazendo gol na decisão contra o Monaco, um Mundial de Clubes,  um Campeonato Português e uma Supercopa de Portugal.

Apesar do sucesso inicial com a camisa do Porto, Carlos Alberto perdeu espaço no elenco e voltou ao Brasil em 2005 para defender o Corinthians. Ao lado de Tévez, ajudou o Timão a conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Ele deixou o clube em 2006 após desentendimento com o então técnico Emerson Leão. 

Carlos Alberto voltou ao Fluminense, por empréstimo, em 2007, quando teve uma rápida passagem, mas com a conquista de um título: a Copa do Brasil daquele ano. No meio da temporada foi vendido pelo Corinthians ao Werder Bremen por 7,8 milhões de euros, na época a contratação mais cara da história do clube alemão. Apesar da grande expectativa, a passagem do jogador pela Alemanha foi apagada.

O meia voltou ao Brasil em 2008 por empréstimo, quando foi cedido ao São Paulo. Ele teve uma passagem relâmpago com pouco destaque pelo clube, onde ficou cerca de cinco meses. Carlos Alberto migrou então para o Botafogo, onde teve boas atuações, mas novamente se envolveu em polêmicas internas e deixou o clube antes do término do contrato cobrando salários atrasados. 

Em 2009, Carlos Alberto acertou com o Vasco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O meia teve boa passagem pelo Cruz-Maltino, onde foi protagonista na volta à elite do futebol brasileiro. Identificado com o clube, o meia criou boa relação com a torcida. No entanto, deixou o Vasco em 2011, por empréstimo, após polêmicas internas. Ele teve passagens curtas e apagadas por Grêmio e Bahia ainda naquele ano.

O meia voltou ao Vasco em 2012 e permaneceu no clube em 2013, mas muito distante do brilho da primeira passagem. Carlos Alberto acertou com o Goiás no início de 2014, mas teve uma passagem relâmpago pelo clube, com polêmicas, e teve o contrato rescindido pelo Esmeraldino. Naquele mesmo ano, ainda atuou novamente pelo Botafogo, mas não conseguiu ajudar o time na luta contra o rebaixamento para a Série B. 

Por fim, Carlos Alberto teve passagens por Figueirense, entre 2015 e 2016, Athletico, em 2017, e Boavista-RJ, em 2019. 

Principais títulos de Carlos Alberto:

- Campeonato Carioca 2002 (Fluminense)
- Campeonato Português 2003/2004 (Porto)
- Champions League 2003/2004 (Porto)
- Mundial de Clubes 2004 (Porto)
- Supercopa de Portugal 2004 (Portugal)
- Campeonato Brasileiro 2005 (Corinthians)
- Copa do Brasil 2007 (Fluminense)
- Campeonato Brasileiro Série B 2009 (Vasco)

Siga o Lance! no Google News