Se você estiver lendo este texto com a expectativa de que exista um batedor de pênaltis na história que tenha cobrado muitíssimas vezes e nunca tenha desperdiçado uma cobrança, ele existe: chama-se Ledio Pano, um albanês que jogou sua carreira inteira por clubes de seu país e da Grécia. Ele marcou todas as suas 50 cobranças de pênalti, de acordo com levantamento da Uefa. Até há dois grandes jogadores da elite que bateram menos pênaltis na carreira e nunca perderam, como Cantona (19 cobranças) e Yaya Touré (15 cobranças).
Considerando jogadores de elite, um número de cobranças alto (mais de 40) e um aproveitamento de mais de 90%, podemos destacar alguns jogadores que fizeram história na Inglaterra, como Matt Le Tissier, com 48 gols em 49 cobranças, Alan Shearer, com 70 gols em 74 cobranças, Rick Lambert, com 50 gols em 53 cobranças. Dos brasileiros, o que mais se destacou no aproveitamento foi Ronaldo Fenômeno, que fez 45 gols de pênalti em 50 cobranças.
Entre os jogadores em atividade com grande número de cobranças, o que tem o melhor aproveitamento é Lewandowski. Até a temporada 2022/2023, ele fez 73 gols em 82 cobranças (89% de aproveitamento). Em números absolutos de gols de pênaltis, não tem para ninguém: Cristiano Ronaldo, com 153 gols marcados e 29 cobranças desperdiçadas (84% de aproveitamento). E antes que você pergunte de Messi, o argentino tem 109 gols marcados e 31 cobranças desperdiçadas (77% de aproveitamento).