Em 13 de maio de 1888, segundo o próprio site do clube, foi fundado o São Paulo Athletic Club. Uma associação de caráter esportivo amador, sem qualquer finalidade econômica, cujo objetivo principal era promover jogos entre seus associados e estimular a convivência social. Este é o primeiro clube de futebol do Brasil.
A princípio o esporte preferido dos integrantes do clube era o críquete. Foi somente após 6 anos que o futebol surgiu. Charles Miller, que nasceu no Brás em 1874, foi enviado para estudar em Southampton na Inglaterra. em 1894, quando retornou, trouxe consigo duas bolas de futebol e o livro de regras do esporte que ele tinha aprendido na Inglaterra.
Em 1895, foi realizada a primeira partida de futebol. O jogo foi disputado entre as equipes da São Paulo Railway Company e a do São Paulo Gaz Company, fornecedora de gás da capital. O resultado foi de 4 x 2 para a SPR, com dois gols de Charles Miller.
O clube mais antigo do Brasil que segue em atividade até hoje é o Sport Club Rio Grande. Fundado em 19 de julho de 1900, o clube participou 15 vezes da primeira divisão do Campeonato Gaúcho, campeonato que venceu apenas 1 vez, em 1936, em cima do Internacional.
A Ponte Preta, fundada apenas 23 dias depois da equipe gaúcha, reivindica o posto. O clube paulista sustenta que o Rio Grande interrompeu suas atividades em três ocasiões distintas: 1972, 1974 e 1976. A Macaca chegou a levar o questionamento à justiça, mas não teve sucesso.
Outros clubes, como Flamengo, Vasco e Vitória, não foram instituídos inicialmente como times de futebol, portanto não são considerados nesta lista. Vasco e Flamengo eram clubes de remo, enquanto o Vitória foi fundado com clube de críquete.