Dos 12 times que entrarão em campo na última rodada da fase classificatória, nove deles ainda podem ter alterações significativas em sua posição final pensando na passagem ou não a etapa de mata-mata no estadual.
Apenas Grêmio, Avenida e Veranópolis não possuem possibilidades matemáticas de subirem ou descerem posições na classificação que traga qualquer mudança. Enquanto o Tricolor já está garantido nas quartas de final a liderança, os times de Santa Cruz do Sul e Veranópolis estão fadados ao rebaixamento.
Caxias, Internacional, São Luiz, São José e Novo Hamburgo já estão também assegurados na próxima fase, restando somente definir as colocações que influenciam nos cruzamentos e também na vantagem de decidir em casa as quartas, semifinais e também a grade decisão.
Por sua vez, Pelotas, Aimoré, Juventude e Brasil de Pelotas ainda não sabem se terão futuro no torneio. Nesse momento, o Lobo ocupa a sétima posição e o Índio Capilé é o oitavo, precisando o Papo e o Xavante vencerem seus confrontos e torcerem por tropeços dos oponentes diretos.
Confira a última rodada da primeira fase no Gauchão onde todos os jogos ocorrerão nessa quarta-feira (20) às 21h30:
Aimoré x São José
São José x Caxias
Veranópolis x Brasil de Pelotas
Juventude x Avenida
Internacional x Novo Hamburgo
EC Pelotas x Grêmio