Quem foi César Luis Menotti, técnico campeão do mundo com a Argentina em 1978?
Treinador também trabalhou ao lado de Maradona
- Matéria
- Mais Notícias
Treinador campeão do mundo com a Argentina em 1978, César Luis Menotti faleceu no último domingo (6). A divulgação da morte do veterano de 85 anos foi feita pela Associação de Futebol da Argentina (AFA).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Embora não tenha tido um grande destaque como jogador, El Flaco, como era conhecido, teve uma passagem rápida pelo Brasil, tendo vestido a camisa da Juventus-SP. No entanto, o profissional tornou-se referência como técnico.
O primeiro grande trabalho do treinador foi com o Huracán, onde permaneceu entre 1971 e 1974. Nesse período, o comandante conseguiu tirar o clube de 45 anos sem conquistar um título nacional e venceu o Campeonato Argentino em 1973. Inclusive, esse foi o último troféu na elite do país.
Devido ao grande trabalho com o El Globo, Menotti foi promovido a comandante da Argentina em 1975 visando a Copa do Mundo de 1978. E em casa, a lenda foi responsável pela primeira conquista da Albiceleste no maior torneio de futebol. E no ano seguinte, venceu o Mundial Sub-20 com os hermanos.
Referência em seu país, o treinador foi contratado pelo Barcelona, onde conquistou uma Copa do Rei, uma Copa da Liga Espanhola e uma Supercopa da Espanha. Após o período na Catalunha, o profissional passou por Peñarol, Boca Juniors, Atlético de Madrid, mas sem o mesmo sucesso em relação ao início de sua carreira.
RELAÇÃO COM MARADONA
Maior ídolo do futebol na Argentina, Maradona recebeu sua primeira oportunidade com a camisa da Albiceleste sob comando de Menotti. Juntos, os dois conquistaram a Copa do Mundo Sub-20, além de terem trabalhado juntos no Barcelona.
No entanto, a relação dos dois foi um pouco estremecida pelo fato do técnico não ter convocado o camisa 10 para o Mundial de 1978. Ainda assim, o Dios cravou que El Flaco foi o melhor treinador com quem trabalhou na carreira em uma entrevista dada em 1996.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias