Quem é melhor? Embate Diego Alves x Gatito acirra rivalidade em clássico

Desde que brasileiro chegou ao Flamengo e paraguaio teve sequência no Botafogo, existe um corriqueiro debate nas redes sociais sobre qual é o melhor arqueiro do Rio de Janeiro

Escrito por

A cada grande defesa ou falha de um dos lados, não tem jeito: as redes sociais iniciam o sadio debate para tirar sarro a respeito de quem seria o melhor goleiro do Rio de Janeiro. Neste domingo, Diego Alves e Gatito Fernández voltam a trazer um duelo à parte debaixo das traves, em clássico entre Flamengo e Botafogo, às 16h (de Brasília), no Maracanã e válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ambos, indiscutivelmente, têm nível de seleção, sendo que Gatito acabara de sair da Copa América em alta por conta de suas destacáveis atuações pelo Paraguai. Diego Alves, por sua vez, ainda busca um espaço na equipe de Tite, o que, aliás, foi o maior gatilho para acertar com o Flamengo, onde completou dois anos de casa há poucos dias.

No momento, Diego possui uma mínima vantagem sobre Gatito nos clássicos. Em três jogos, o camisa 1 do Fla venceu duas vezes - as duas últimas, que ocorreram pelo Campeonato Carioca (de 2018 e 2019). E será essencial que o goleiro brilhe e evite que o time da Gávea sofra mais um gol sob o comando de Jorge Jesus, visando chegar ao decisivo duelo na Libertadores, na quarta-feira, com o moral elevado.

Já Gatito Fernández vive com atuações de destaque pelo Botafogo desde o duelo contra o Olimpia, pela fase preliminar da Libertadores de 2017. Após destaque no Figueirense, no ano anterior, o paraguaio teve um início tímido no começo de sua passagem pelo Alvinegro, mas as três cobranças defendidas na disputa de pênaltis na competição internacional foram uma virada de chave ao goleiro, que, desde então, soma bons desempenhos.

NA MARCA DA CAL...
O duelo entre os goleiros se torna ainda mais interessante justamente pela questão dos pênaltis. Os dois são conhecidos pelas defesas nas finalizações à marca da cal e, por isto, o duelo entre Diego Alves e Gatito Fernández possui um ar “pessoal”, pela disputa da coroa dos pegadores de pênaltis.

O histórico de Gatito Fernández pelo Botafogo fala por si só. Desde sua chegada, o goleiro paraguaio esteve de frente com 21 cobranças de pênaltis: destas, ele defendeu dez, levou dez gols e viu uma acertar o travessão. O aproveitamento do estrangeiro é de 47,6%.

Diego Alves  teve que encarar 15 cobranças de pênaltis, pegando cinco finalizações. O aproveitamento de 33,3% pode ser menor que o de Gatito, mas o goleiro do Flamengo se credencia por ser o arqueiro com mais defesas na história do Campeonato Espanhol, com 24 defesas em 50 finalizações, somando as passagens por Almería e Valencia. 

Siga o Lance! no Google News