O Referência FC, fundado em 2018, acaba de se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A nova certificação representa mais um passo da estratégia do clube-empresa em se consolidar como uma das principais referências globais do futebol de base. A transição amplia a capacidade do Referência em atrair diversas fontes financeiras, incluindo investimentos de fundos esportivos e parcerias corporativas, além de facilitar os períodos de inscrição em programas de incentivo esportivo, onde o clube pode arrecadar fundos por meio da redução do imposto de renda em colaboração com o Ministério dos Esportes.
- Estamos trabalhando nisso há cerca de oito meses para que o clube possa se beneficiar de futuros incentivos fiscais. A ideia do clube é atuar como intermediário dos clubes maiores e fazer com que essas transações gerem lucros financeiros, principalmente para os investidores do centro da empresa - explica Carlos Alberto Pereira, sócio do Referência.
- - Paralelamente, durante a construção da SAF, trabalhamos com uma empresa especializada para submetermos quatro projetos incentivados. A expectativa é que até o final de novembro esses projetos sejam avaliados pelo Ministério do Esporte e sejam publicados no Diário Oficial, o que nos permitirá mobilizar recursos de incentivo das empresas - afirma Carlos.
- Esses quatro projetos são voltados para meninos de 10 a 13 anos, para garotos de 14 a 17 anos, para o Sub-20 e, principalmente, a ideia da criação da equipe feminina, abrangendo as categorias do Sub-15 ao Sub-17.