Alex Muralha teve nas mãos a chance de reescrever sua história pelo Flamengo, mas não conseguiu defender nenhum dos cinco pênaltis batidos pelo Cruzeiro na final da Copa do Brasil e acabou amargando o vice do torneio. De quebra, ainda foi criticado por ter acertado só uma vez o canto dos chutes e saiu como vilão novamente neste ano. Na internet, diversos torcedores afirmaram que o goleiro raramente acerta o lado de uma cobrança. Será? Fomos conferir isso.
NO GRÁFICO ACIMA (NAVEGUE DENTRO DA IMAGEM)
* Bola vermelha (gol pulando para o lado errado)
* Bola amarela (gol pulando para o lado certo)
* Bola verde (cobrança defendida)
* Bola azul (cobrança na trave)
O LANCE! foi pesquisar todos os pênaltis batidos contra Alex Muralha no Flamengo. No total, o goleiro chegou a 22 cobranças pelo Rubro-Negro. Apenas duas não entraram, o que representa o modesto aproveitamento de 9%. Dentre as duas vezes que Muralha se salvou, só em uma oportunidade ele conseguiu fazer a defesa, parando o atacante Geraldo, do Bangu, em partida pelo Carioca 2016. A outra batida que não entrou teve a trave como destino.
E a questão de acertar o lado? Bem... Os torcedores têm razão em reclamar. Das 22 cobranças, Alex Muralha só acertou o canto em seis (incluindo a batida defendida e a bola na trave, que ele acompanhou pulando para o lado correto). Os outros quatro acertos de canto foram em vão. E por 16 vezes ele errou o destino dos chutes, totalizando escolhas incorretas em 73% das cobranças.
Contra o Cruzeiro, Muralha pulou para o seu canto direito nas cinco cobranças da Raposa. Ao fim da disputa, o goleiro admitiu que o fato de ir para o mesmo lado em todas as cobranças foi uma estratégia definida antes mesmo do jogo:
- A gente estudou, fez uma estratégia (de pular todas as vezes para o mesmo lado), mas infelizmente não deu certo.
A declaração caiu como uma bomba entre os torcedores na internet.
Em entrevista coletiva, o técnico Reinaldo Rueda eximiu Muralha de culpa.
- Alex fez um grande trabalho, os pênaltis estavam bem analisados. O acordo que tínhamos era esse, houve uma mudança dos batedores, mas agora não é a hora de pensar dessa forma. Deveríamos ter marcado a diferença no Maracanã, quando jogamos com Thiago, um goleiro jovem - comentou.
O Flamengo levou a pior nas três disputas de pênaltis com Alex Muralha neste ano: derrotas para o Fluminense, na final da Taça Guanabara, para o Paraná, nas quartas de final da Primeira Liga, e agora contra o Cruzeiro.
O goleiro com melhor média de pênaltis defendidos no futebol brasileiro neste ano é o paraguaio Gatito Fernandez, do Botafogo. Para efeito de comparação, ele tem aproveitamento de 61,5%, com oito defesas em 13 cobranças.
A partir de agora, Diego Alves assume o gol rubro-negro no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Ele não estava inscrito na Copa do Brasil.