Sorteio da Copa do Brasil 2025 terá mudança nos potes após troca de clube

Inclusão do Águia de Marabá provoca ajustes nos confrontos da primeira fase

imagem cameraTroféu da Copa do Brasil (Foto: Divulgação/CBF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 27/12/2024
19:48
Compartilhar

A Copa do Brasil de 2025 passou por mudanças em sua estrutura com a substituição do São Francisco-PA pelo Águia de Marabá na lista de equipes participantes. Esta alteração, anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), impactou a organização dos potes para o sorteio da primeira fase do torneio. A reconfiguração foi necessária devido ao posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

O Águia de Marabá, que ocupa a 70ª posição no RNC, provocou ajustes nos potes E, F, G e H, modificando a dinâmica do sorteio que define os confrontos da primeira fase. A competição, que contará com 80 clubes, mantém o formato de jogo único nesta etapa, com a equipe de menor ranking atuando em casa e a de maior ranking tendo a vantagem do empate para avançar.

Os potes são cruzados da seguinte forma: A x E, B x F, C x G e D x H, garantindo confrontos equilibrados desde o início do torneio. A data oficial para o sorteio dos confrontos ainda será anunciada pela CBF. A competição segue com seu formato tradicional de duelos eliminatórios em todas as suas sete fases.

A partir da terceira fase, entram na disputa os 12 times previamente classificados, incluindo os participantes da Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão, que se juntam aos classificados das duas primeiras fases.

Jogadores do Flamengo comemoram a Copa do Brasil 2024. Foto: Gilson Lobo/AGIF

Veja como ficam os potes da Copa do Brasil 2025

Clubes do pote A enfrentam os do pote E

Pote A: América-MG; Athletico-PR; Atlético-GO; Atlético-MG; Bragantino; Cuiabá; Fluminense; Grêmio; Juventude; Vasco.
Pote E: Águia de Marabá; ASA-AL; FC Cascavel-PR; Maringá-PR; Pouso Alegre-MG; Porto Velho; São Raimundo-RR; Sousa-PB; Tocantinópolis-TO; União Rondonópolis-MT.

Clubes do pote B enfrentam os do pote F

Pote B: Brusque; Ceará; Coritiba; Criciúma; Operário-PR; Ponte Preta; Sampaio Corrêa; Sport; Vila Nova-GO; Vitória.
Pote F: Ceilândia-DF; Concórdia-SC; Humaitá-AC; Inter de Limeira-AP; Maranhão; Operário-MS; Operário VG-MT; Sergipe; Trem-AP; Tuna Luso-PA.

Clubes do pote C enfrentam os do pote G

Pote C: ABC; Amazonas; Botafogo-PB; Confiança; CSA; Ferroviário-CE; Náutico; Novorizontino; Remo; Tombense.
Pote G: Boavista-RJ; CSE-AL; GAS-RR; Maracanã-CE; Olaria-RJ; Portuguesa; Parnahyba-PI; Rio Branco-ES; Rio Branco VN-ES; Santa Cruz-RN.

Clubes do pote D enfrentam os do pote H

Pote D: Altos-PI; América-RN; Aparecidense-GO; Athletic Club-MG; Caxias-RS; Manaus; Nova Iguaçu-RJ; Portuguesa-RJ; Retrô-PE; São José-RS.
Pote H: Barcelona de Ilhéus-BA; Barcelona-RO; Capital-DF; Dourados-MS; Guarany de Bagé-RS; Independência-AC; Jequié-BA; Oratório-AP; União-TO; Votuporanguense-SP.

Siga o Lance! no Google News