O Palmeiras enfrenta o Deportivo Pereira, nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Abel Ferreira, treinador e multicampeão pelo Verdão, tem o trabalho mais longevo entre todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro. O Lance! decidiu trazer uma lista dos técnicos que estão há mais tempo no cargo.
Perto de completar três anos à frente do Palmeiras, Abel lidera a lista de forma isolada. O português chegou ao Porco no final de outubro de 2020 e desde então, venceu duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), um Brasileirão (2022), uma Recopa Sul-Americana (2022), uma Supercopa do Brasil (2023) e dois Campeonatos Paulistas (2022 e 2023).
O segundo nome não está muito atrás de Abel. Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, assumiu o cargo em maio de 2021. No Leão do Pici, ele conquistou três títulos cearenses (2021, 2022 e 2023) e já foi sondado por times como Atlético-MG e Corinthians. Em 2022, Vojvoda levou sua equipe até a Libertadores depois de se livrar do rebaixamento de forma milagrosa.
+ Veja tabela do Brasileirão e simule resultados
Técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz também está no comando do Fluminense. Ele foi anunciado em 30 de abril de 2022 e conquistou um Campeonato Carioca. Hoje, conciliando dois cargos, Diniz sonha com o título da Libertadores. O Fluminense está nas quartas de final, assim como o Palmeiras, e enfrenta o Olimpia, do Paraguai.
Outro tricolor aparece em quarto lugar na lista: Renato Gaúcho. O treinador assumiu o Grêmio em setembro de 2022 e conseguiu o acesso para a primeira divisão. Nesta temporada, ele conquistou o Campeonato Gaúcho e levou o time até às semifinais da Copa do Brasil.
Para completar o top-5, Renato Paiva está desde dezembro de 2022 no comando do Bahia. Ele venceu o Baianão e ajudou o time a se tornar a segunda equipe do Brasil a conquistar 50 títulos estaduais.