Veja quais são os times que assinaram com a Libra

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) quer organizar os Brasileiros das Séries A e B

Escrito por

A Libra (Liga do Futebol Brasileiro) é um bloco formado atualmente por 18 clubes que tem como objetivo a criação de uma Liga para a organização do Campeonato Brasileiro das séries A e B a partir de 2025.

Libra e LFF: veja os clubes em cada grupo e entenda a divisão no futebol brasileiro

Até o momento, Bahia, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo, da Série A do Brasileirão, já assinaram com a organização. Os clubes Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória, todos da Série B, também assinaram a documentação.

Matheus Pereira recebe proposta de gigante brasileiro, time de John Textor quer Hazard… O Dia do Mercado!

Interessado em se tornar sócio do negócio, o Mubadala (fundo soberano de investimentos do Emirado de Abu Dhabi) fez uma proposta intermediária de pagamento de R$ 4 bilhões por 20% dos direitos comerciais da futura Liga por 50 anos. 14 dos 18 clubes já assinaram o ‘MOU’ (memorando de entendimento, na sigla em inglês).

Nos bastidores, Botafogo, Cruzeiro e Vasco, que já tinham assinado com a Libra, vêm demonstrando insatisfação com algumas condições do negócio com a Mubadala. Por um lado, eles entendem que Corinthians e Flamengo possuem torcidas maiores e agregam valor ao produto Brasileirão, portanto necessitam receber valores superiores aos demais na repartição das verbas de direito de transmissão e do futuro investidor.

Por outro lado, existem preocupações em relação a pontos de governança e sobre a comissão aos intermediários, que poderia chegar até 5% sobre o valor total da operação. Enquanto assinar com o Mubadala implicaria aceitar os termos estabelecidos sem alterações, migrar para o Futebol Forte seria um movimento arriscado financeiramente. Como os clubes se tornaram SAF’s, a decisão cabe aos novos proprietários.

Siga o Lance! no Google News