Foi no sufoco, mas o Grêmio conseguiu vencer o Ceará na Arena por 3 a 2, na manhã deste domingo, e voltou a subir na classificação do Brasileirão. Agora, o Tricolor é o quarto colocado, com 47 pontos, a quatro pontos do líder São Paulo. Já o Vozão é o 17º, com 27.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Fluminense no próximo sábado, às 16h, no Maracanã. Já o Ceará receberá a Chapecoense, no domingo, às 19h, no Castelão.
O jogo
O primeiro tempo na Arena do Grêmio foi elétrico. Se o Tricolor era favorito antes do apito inicial, o panorama começou a mudar a partir dos 12 minutos. Após cruzamento da esquerda, Luiz Otávio, de coxa, venceu Marcelo Grohe e abriu o placar a favor do Vozão.
O tento fez o Grêmio partir em direção ao ataque e buscar a igualdade. No abafa, Luan cobrou escanteio na cabeça de Geromel. O zagueiro testou firme e deixou tudo igual.
O gol manteve o Grêmio no ataque, mas os espaços para o contra-ataque custaram caro ao time de Renato Gaúcho. Luan perdeu a bola e o Ceará arrancou em velocidade. Juninho Quixadá soltou a bomba, Grohe rebateu e Arthur estufou as redes.
A partir do segundo gol do Vozão, o jogo passou a ter um único panorama: ataque contra defesa. No toque de bola e cruzamento, o Tricolor foi amassando o rival até chegar ao empate. Thonny Anderson aproveitou a bola açucarada de Léo Moura e apenas deslocou Everson.
No segundo tempo, o volume de jogo gaúcho foi impressionante. A cada chegada no ataque, o Grêmio deixava o terceiro gol maduro. Em dois momentos, Geromel ficou muito perto de virar o placar. Na primeira, o capitão arriscou de fora e Everson fez uma ótima defesa. Na sequência, o capitão teve a chance na cobrança do escanteio, mas Samuel Xavier salvou em cima da linha.
De tanto insistir, o Grêmio foi premiado. Luan, criticado pela torcida, acertou uma linda cobrança de falta e derrubou o muro cearense: 3 a 2 e muita festa na Arena. Na comemoração, Maicon pediu e a torcida reverenciou o camisa 7.
Com a vantagem, o Tricolor tirou o pé do acelerador e o Ceará foi em busca do terceiro gol. Lisca mexeu taticamente e se lançou ao ataque com Felipe Azevedo e Robinho, porém o meio-campo deixou de funcionar e o time não conseguia se aproximar de Marcelo Grohe.
No fim, o time de Renato Gaúcho quase marcou o quarto gol. Thaciano arrancou em velocidade e tocou para Everton. O Cebolinha chutou cruzado e Everson fez uma das defesas mais espetaculares do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 2 CEARÁ
Local: Arena Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 23/9/2018 – 11h
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Helcio Araujo Neves (PA) Luís Diego Nascimento Lopes (PA)
Público/renda: 36.789 pagantes/R$ 1.523.542,00
Cartões amarelos: Ramiro, Geromel e Luan (GRE) Tiago Alves (CEA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Luiz Otávio (12’/1ºT - 0x1) Geromel (20’/1ºT - 1x1) Arthur (26’/1ºT 1x2) Thonnhy Anderson (43’/1ºT - 2x2) e Luan (23’/2ºT 3x2)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Kaio, aos 40/2ºT), Cícero e Ramiro (Pepê, aos 17/2ºT); Luan, Everton e Thonny Anderson (Thaciano, aos 27/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho (Robinho, aos 31/2ºT), Richardson, Juninho Quixadá (Felipe Azevedo, aos 31/2ºT) e Calyson; Leandro Carvalho (Pedro Ken, aos 13/2ºT) e Arthur. Técnico: Lisca.