É difícil de acontecer. Demora uns anos. Mas chegou. Atlético-PR, Coritiba e Paraná venceram seus jogos, em suas respectivas divisões, pelo Campeonato Brasileiro nesta semana. Esse fato não acontecia desde 2014.
Na terça-feira, diante do CRB-AL, o Tricolor goleou por 4 a 1, pela décima oitava rodada da Série B, na Vila Capanema. Os gols de Alemão (2) e Renatinho (2) garantiram o triunfo paranista, que fez a equipe colar no G4 e ficar a um ponto do seleto grupo que sobe à elite do futebol nacional, faltando um jogo para o fim do primeiro turno.
Dois dias depois, na quinta-feira, a dupla Atletiba entrou em campo. O Coxa, em crise na competição, conseguiu vencer o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi com mais de 53 mil torcedores, em confronto direito, saindo da zona de rebaixamento e recolocando a equipe paulista no Z4. Os tentos foram de Carleto e Filigrana.
Já na Arena da Baixada, o Furacão passou o trator no Avaí. Com gols de Guilherme (2), Eduardo Henrique (2) e Capa (contra), o time atleticano venceu em casa após mais de um mês e subiu para perto do meio da tabela. A última vez que o Trio de Ferro venceu na mesma rodada foi em outubro de 2014.
Atlético-PR, Coritiba e Paraná venceram Criciúma (1×0), Botafogo (2×0) e Portuguesa (1×0), respectivamente.
Antes disso, aconteceu novamente em outubro de 2012: o Verdão derrotou o Palmeiras por 1 a 0, o Rubro-Negro ganhou do ABC-RN pelo placar simples e o Tricolor, na triunfou sobre o Vitória por 3 a 1, ambos atuando pela Série B, pela vigésima nona rodada - Paraná e Atlético-PR disputavam a Série B na ocasião, enquanto o Coritiba estava na Série A. Nesse mesmo ano, o trio tinha feito o mesmo em setembro, com vitórias contra o Flamengo (3×0), Bragantino (2×0) e Grêmio Barueri (6×0), por Coxa, Tricolor e Furacão, na ordem, na vigésima terceira rodada.