Com muita raça e superação, o Paraná Clube conquistou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Mesmo saindo atrás do placar, o time paranista não desistiu e, aos 46 minutos do segundo tempo, conquistou o empate por 1 a 1 diante do São Bento, em Sorocaba.
Após poupar o time titular no clássico contra o Coritiba, o Tricolor entrou em campo com força máxima, enquanto o São Bento poupou quatro atletas da equipe que foi derrotada por 1 a 0 pelo Corinthians, no domingo. E, mesmo com quatro atletas considerados reservas, a equipe paulista partiu pra cima do time paranaense. Sem dar espaço ao Paraná, o São Bento aos poucos foi sufocando a equipe visitante no campo de defesa, e levando perigo ao goleiro Léo.
No primeiro lance de jogo, Clébson lançou para Renan Mota que chegou em boas condições para completar ao gol, mas a defesa Tricolor afastou, cedendo o escanteio, apenas o primeiro dos seis que o São Bento teve a favor no primeiro tempo.
Aos 13 minutos, a primeira chegada do Paraná. Vitor Feijão faz boa jogada pelo lado direito, passa por Marcelo Cordeiro e arrisca, mas o chute sai mascado e o goleiro Rodrigo Viana apenas observou ela saindo pelo lado de fora. Apesar de estar dominando as ações, o “Bentão” não levava real perigo ao goleiro Léo, mas na bola parada o time surpreendeu. Aos 22 minutos, Itaqui cobrou falta da intermediária com muita força, a bola passou no meio da barreira e não deu chances ao goleiro Léo. 1x0.
Após o gol, o time paranista acordou na partida e começou a tomar conta e ter maior posse de bola. Porém errava muito na saída de bola com a dupla de volantes, assim, tendo dificuldades para criar as jogadas.
Aos 37 minutos, o Tricolor teve sua melhor chance na primeira etapa. Renatinho faz boa jogada, passa pela marcação e toca para Ítalo, ele domina e, de frente para o gol, chuta forte, para linda defesa do goleiro Rodrigo Viana, que salvou o São Bento de levar o empate antes do intervalo.
Sem modificações, as equipes voltaram para a segunda etapa no mesmo ritmo do primeiro tempo: Paraná Clube em cima. No primeiro lance, Renatinho ficou cara a cara com o arqueiro paulista, mas finalizou mal e a bola foi para fora.
E a resposta do São Bento foi imediata. Aos três minutos, Marcelo Cordeiro cobrou escanteio na área paranista, Renan Mota entrou como fator surpresa na área e completou, mas o goleiro Léo fez linda defesa e evitou o segundo gol.
Querendo buscar mais ofensividade, já que precisava pelo menos do empate para conquistar a classificação, o técnico Wagner Lopes, do Paraná, tirou o volante Gabriel Dias e colocou o meia Alex Santana, que foi o principal jogador em campo na última partida do Tricolor.
E desde então, só deu Tricolor. Aos 17 minutos, Renatinho cobrou escanteio e surpreendeu o goleiro adversário, que teve que esticar para salvar o gol olímpico. Três minutos depois, cruzamento na área do São Bento, Airton sobe e desvia para o gol, para sensacional defesa de Rodrigo Viana, dando sinais que seria o nome do jogo dali para frente.
Aos 31 minutos, Renatinho cobrou falta e novamente o goleiro espalmou, na sobra, Diego Tavares dominou e de fora da área chutou forte, mas o arqueiro buscou a bola na gaveta e salvou o São Bento de sofrer o empate.
Seis minutos mais tarde, Renatinho cobrou o décimo escanteio do Paraná no segundo tempo, Matheus Carvalho experimentou um voleio e a bola tirou tinta do travessão. Com a partida chegando ao fim, o ataque contra defesa ficou ainda mais visível.
E como “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, o Paraná chegou ao tão suado empate. Biteco faz linda jogada, chega ao fundo e cruza. A bola passa, pela primeira vez no jogo, pelo goleiro Rodrigo Viana e Renatinho, sozinho, completa de cabeça para as redes.
Com muita raça, dedicação e entrega, o Paraná Clube conquistou o empate aos 46 minutos do segundo tempo, que além de dar R$315 mil reais aos cofres do clube, também garantiu vaga na segunda fase. Agora, a equipe paranaense enfrenta o vencedor de Bahia e Sergipe.
FICHA TÉCNICA
SÃO BENTO 1x1 PARANÁ
Local: Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data-hora: 08/02/2017 – 20h30
Árbitro: Dyorgines josé Padovani de Andrade (ES)
Auxiliares: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Fábio Faustino dos Santos (ES)
Cartões amarelos: Itaqui, Fábio Bahia e Leandro Melo (SBT); Ítalo, Renatinho e Alex Santana (PRC)
Gols: Itaqui (22’-1ºT) (SBT) e Renatinho (46’–2ºT)
SÃO BENTO: Rodrigo; Pitty, João P. e Marcelo; Bebeto, Fábio, Itaqui (Leandro Melo 25’ – 2ºT), Renan (Rodrigo Dantas 21’ – 2ºT) e Clébson (Giovanni – 17’ – 2ºT); Magrão e Guilherme Q. Técnico: Paulo Roberto Santos
PARANÁ: Léo; Diego Tavares, Eduardo Brock, Aírton e Igor; Leandro Vilela, Gabriel Dias (Alex Santana 7’- 2ºT), Jonas Pessali (Matheus Carvalho – 13’ – 2ºT) e Renatinho; Vitor Feijão (Guilherme Biteco 30’ – 2ºT) e Ítalo. Técnico: Wagner Lopes