Briga pela artilharia do ano no Brasil começa forte; veja o ranking
Dois jogadores dividem a liderança, mas seguem com concorrentes muito próximos
A temporada 2019 mal começou - a maioria dos Estaduais estão em sua 4ª rodada - e alguns dos principais goleadores do Brasil, entre os que atuam em equipes da Série A do Brasileirão, já despontam na artilharia do ano no país. Alguns, inclusive, com média superior a de um gol por partida disputada.
Entre os dez jogadores que mais vezes estufaram as redes estão alguns velhos nomes conhecidos, como o de Ricardo Oliveira, do Atlético Mineiro, e também novidades, como o colombiano Yony González, contratado pelo Fluminense no início do ano. Em 2018, quem liderou foi Gabigol, do Santos, que hoje veste a camisa do Flamengo mas ainda não marcou. Confira o ranking (não computados os gols em jogos amistosos):
1º - RICARDO OLIVEIRA - ATLÉTICO-MG - 5 GOLS
Segundo maior artilheiro em atividade nos times da Série A do Brasileirão - atrás apenas de Fred, do Cruzeiro - e terceiro goleador entre os clubes da elite em 2018, Ricardo Oliveira iniciou a temporada provando que é capaz de ter mais um ano no topo.
Aos 38 anos de idade, o experiente centroavante já deixou a sua marca cinco vezes em apenas três jogos pelo Atlético Mineiro na temporada. Contra o URT, nesta quarta-feira, na goleada do Galo por 4 a 0, o camisa 9 balançou as redes em duas oportunidades.
1º - GILBERTO - BAHIA - 5 GOLS
Quem divide a artilharia do ano no Brasil com Ricardo Oliveira é outro velho conhecido do torcedor: Gilberto. Ex-Internacional, Portuguesa, Vasco e São Paulo, o centroavante tem sido um dos destaques do Bahia em 2019.
Após marcar 9 vezes em 2018, o artilheiro já estufou as redes cinco vezes em apenas três jogos disputados nesta temporada com a camisa tricolor.
3º - YONY GONZÁLEZ - FLUMINENSE - 4 GOLS
Reforço da Série A que mais gols marcou até agora, Yony González é o artilheiro do Campeonato Carioca. Recém-contratado pelo Fluminense, o colombiano já balançou as redes quatro vezes em apenas três partidas disputadas.
Contra o Madureira, nesta quarta-feira, o atacante tricolor marcou um dos quatro gols do Flu na goleada por 4 a 0.
4º - MARRONY - VASCO - 3 GOLS
Enquanto os garotos vascaínos brilhavam na Copinha, chegando a final da competição sub-20 após 20 anos, Marrony, de 19 anos, brilhava nos profissionais. Em seu segundo ano como profissional, o jogador é vice-artilheiro do Carioca com três gols marcados.
Em 2018, o atacante do Vasco entrou em campo 13 vezes e balançou as redes apenas uma. Este anos, são três gols em três partidas. Um início promissor para o jovem artilheiro.
4º - MICHAEL - GOIÁS - 3 GOLS
Um dos principais destaques do Goiás no acesso do clube à primeira divisão, Michael segue vivendo um bom momento pela equipe. Após marcar sete vezes em 2019, o atacante já balançou as redes em três oportunidades nesta temporada.
Aos 22 anos de idade, rápido e goleador, Michael é um dos fortes candidatos ao título de revelação do Brasileirão 2019.
4º - PATRICK FABIANO - CSA - 3 GOLS
Pouco conhecido do público brasileiro, Patrick Fabiano retornou ao Brasil este ano para defender o CSA após oito temporadas no futebol árabe. Aos 31 anos de idade, o atacante tem passagens também pela Bolívia e pelo México, além de ter atuado pelo Athlético Paranaense, em 2011.
Agora, defendendo o clube alagoano, Patrick já marcou três gols em apenas quatro jogos. Um bom início de retorno para o atacante.
4º - FERNANDO URIBE - FLAMENGO - 3 GOLS
Artilheiro do Flamengo na Florida Cup, com dois gols marcados, Uribe marcou, nesta terça-feira, o seu primeiro gol no Campeonato Carioca. Contra o Boavista, o colombiano anotou o seu terceiro tento em cinco partidas disputadas em 2019.
Correndo por fora na briga pela titularidade no ataque rubro-negro, que conta ainda com Gabigol e Henrique Dourado, Uribe segue mostrando que pode ser útil no elenco comandado por Abel Braga.