Brasileirão 2019: Vasco tenta se organizar para evitar sofrer de novo
Cruz-Maltino se salvou do rebaixamento apenas na última rodada em 2018 e chega para a competição deste ano com o trabalhando começando do zero
Depois de um início com 100% de aproveitamento e o título da Taça Guanabara, o Vasco se atrapalhou com as próprias limitações e entrará no Campeonato Brasileiro tentando superar problemas. Ainda sem um treinador após a demissão de Alberto Valentim, o Cruz-Maltino terá como principal missão não sofrer na luta contra o rebaixamento mais uma vez. Com apenas uma competição no ano e um elenco de limitações, mas ainda com potencial a ser explorado, o time ainda tenta encontrar o melhor futebol.
PERMANÊNCIA SUADA
A expectativa inicial do Vasco para o Campeonato Brasileiro do ano passado era de um ano mais tranquilo. Sem pensar em títulos, mas otimista para lutar por vaga em competições como Libertadores e Sul-Americana. No entanto, o que se viu foi sofrimento até a última rodada.
O Cruz-Maltino terminou o Brasileirão em 16º lugar, após empate por 0 a 0 com o Ceará na última rodada. Uma derrota na partida derradeira rebaixaria o clube pela terceira vez na década.
PARA EVITAR SOFRER
O grande objetivo que se desenha ao Vasco, pelo menos nesse primeiro momento, é se manter, ao menos, no meio da tabela. O clube desenhou como meta da temporada os títulos do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. No primeiro, porém, a equipe perdeu para o Flamengo na final. No segundo, o time foi eliminado pelo Santos na última quarta-feira.
O grupo vascaíno deve passar por reformulação na parada para a Copa América. Isso, aliado à falta de treinador, faz com que o ano ainda seja imprevisível. A saída de atletas e a chegada de reforços e o novo treinador ditará as mudanças.
LIMITAÇÕES E ELENCO QUE PRECISA DAR MAIS
Ao observar o elenco do Vasco de forma fria, é possível apontar alguns nomes que fazem com que a equipe salte de qualidade, como Maxi López. No entanto, o que se vê em campo até o momento são jogadores que ainda não conseguiram dar o melhor. O Brasileirão será a oportunidade da maioria mostrar o que pode fazer para ganhar a confiança de quem quer que entre no comando vascaíno. Por enquanto, é um time limitado que ainda não encontrou atuações regulares e de qualidade.
Para a temporada de 2019 chegaram Rossi, Fellipe Bastos, Ribamar, Bruno César, Yan Sasse, Raul Cáceres, Claudio Winck, Danilo Barcelos, Guilherme Costa, Lucas Mineiro, Valdívia, Marcos Junior e Jairinho. Quem deixou o Vasco foram Martin Silva, Jordi, Desábato, Kelvin, Fabricio, Giovanni Augusto, Lenon, Rios, Thalles, Evander, Bruno Cosendey, Alan Cardoso e Thiago Galhardo.
CONFIRA O TIME-BASE
Atualmente, os jogadores considerados titulares no Vasco são Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castán, Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Lucas Santos, Rossi; Marrony e Maxi López. O Cruz-Maltino, porém, ainda tem problemas para repetir as escalações nas partidas, principalmente quando estava sob o comando de Valentim. Bruno César e Yago Pikachu, por exemplo, ainda brigam por vaga.
A TABELA ANTES DA COPA AMÉRICA
Athletico-PR x Vasco - 16h - Arena da Baixada - 28/04
Vasco x Atlético-MG - 21h30 - São Januário - 01/05
Vasco x Corinthians - 19h - Arena Amazônia - 04/05
Santos x Vasco - 16h - Vila Belmiro - 12/05
Vasco x Avaí - 19h - São Januário - 19/05
Fortaleza x Vasco - 16h - Arena Castelão - 25/05
Botafogo x Vasco - 11h - Nilton Santos - 02/06
Vasco x Internacional - 11h - São Januário - 09/06
Vasco x Ceará - 19h15 - São Januário - 13/06
OPINIÃO DO SETORISTA
"O Vasco entra no Campeonato Brasileiro com a difícil missão de consolidar um novo projeto em meio ao turbilhão de partidas até a Copa América. Com apenas uma competição no ano, é quase dever do elenco vascaíno arrumar a casa e garantir uma vida sem sofrimentos na competição. Se repetir as atuações da primeira parte da temporada, no entanto, o que a torcida pode esperar é um time com pouca organização e que não consegue ser eficiente na frente. Na partida contra o Santos, foi possível observar uma melhora, mas ainda falta. É um Vasco de incertezas"
Luiza Sá, setorista do Vasco no LANCE!