Segunda competição mais importante da América do Sul, a Copa Sul-Americana vai começar para os clubes brasileiros. Nesta terça-feira, a Chapecoense entra em campo para enfrentar o Unión La Calera-CHI, no Estádio Municipal Nicolas Chahuan. O LANCE! aponta quais são os dez clubes mais valiosos, de acordo com o site "Transfermarkt", da competição.
INDEPENDIENTE
Um dos maiores campeões da competição, o Independiente possui a equipe mais valiosa do torneio. Ao todo, o elenco está avaliado em 69,2 milhões de euros, o que equivale a 290,2 milhões de reais. O lateral-direito Fabricio Bustos, com um mercado de 12,5 milhões de euros (52,4 milhões de reais) é o jogador mais caro da competição.
CORINTHIANS
Primeiro brasileiro da lista, a equipe comandada por Fábio Carille larga como segunda equipe com maior valor de mercado da competição. O Timão é avaliado, no total, em 60,9 milhões de euros, equivalente a 255,3 milhões de reais. Nesse contexto, Fagner, taxado em 7 milhões de euros (29,3 milhões de reais), se destaca.
SANTOS
Com um bom começo de ano desde a chegada do treinador argentino Jorge Sampaoli, o Santos chega como um dos candidatos ao título e é o terceiro time mais valioso da competição, com 51,5 milhões de euros (215,9 milhões de reais). O jovem Rodrygo, já negociado com o Real Madrid e desfalcando a equipe nesse começo de ano por conta do Sul-Americano Sub-20, é o que mais vale: 10 milhões de euros (41,9 milhões de reais).
RACING
Atual líder do Campeonato Argentino, o Racing também chega na Copa Sul-Americana com esperanças de título, mas terá um duelo decisivo contra o Corinthians logo na primeira fase. A equipe treinada por Eduardo Coudet está avaliada em 50,7 milhões de euros (212,6 milhões de reais) - o meio-campista Guillermo Fernández, avaliado em 6 milhões de euros (25,1 milhões de reais) é o jogador que se destaca nesse quesito.
DEFENSA Y JUSTICIA
O Defensa y Justicia é vice-líder do Campeonato Argentino, ocupa a segunda colocação da competição e está invicto a 17 jogos. Esses fatores influenciam na lista: o DyJ é o quinto clube mais valioso da competição, com 43,3 milhões de euros (181,5 milhões de reais). O artilheiro Nicolás Fernández é o que possui maior valor - 6 milhões de euros (25,1 milhões de reais).
BAHIA
Ainda com a base da equipe da temporada passada, que chegou nas quartas de final da competição, quando foi eliminada pelo campeão Athletico-PR, o Bahia é o segundo brasileiro mais valioso da competição. Ao todo, o Tricolor de Aço está avaliado em 27,5 milhões de euros (115,5 milhões de reais) e tem no zagueiro Ernando, nos meio-campistas Guilherme e Douglas e no atacante Clayton, com 2 milhões de euros (8,3 milhões de reais) como os mais valiosos.
COLÓN
Com uma recente eliminação sobre o São Paulo em seu 'currículo internacional', o Colón de Santa Fé é a sétima equipe mais valiosa do torneio, sendo avaliada em 26,5 milhões de euros (111,4 milhões de reais). O jovem atacante Tomás Chancalay, avaliado em 3,5 milhões de euros (14,6 milhões de reais) é quem se destaca nesse sentido.
BOTAFOGO
Com uma trajetória de sucesso na Taça Libertadores de 2017, o Botafogo busca retomar os grandes voos em uma competição internacional novamente. O clube de General Severiano está avaliado em 22,5 milhões de euros (94,3 milhões de reais) e possui o zagueiro Gabriel, um dos contratados para a atual temporada, como destaque: ele vale 3 milhões de euros (12,5 milhões de reais).
FLUMINENSE
Outra equipe carioca na competição, o Fluminense chega na Copa Sul-Americana com o fardo de ser o nono time mais valioso. Avaliado em 21,7 milhões de euros (91 milhões de reais), os destaques do Tricolor em termos financeiros são o meio-campista Paulo Henrique Ganso e o atacante Luciano, com valor de 2 milhões de euros (8,3 milhões de reais).
ARGENTINOS JUNIORS
Último colocado do 'Top-10' da competição, o Argentinos Juniors está avaliado em 20,7 milhões de euros (86,9 milhões de reais) e está nesse grupo muito por conta de Alexis Mac Allister, que, avaliado em 5 milhões de euros (20,9 milhões de euros) representa um quarto do valor total da equipe. O meio-campista, já negociado com o Brighton, da Inglaterra, ficará na equipe até o meio do ano.