Ex-Chelsea, David Luiz é do Arsenal! Veja outros jogadores que atuaram pelos dois clubes de Londres

Zagueiro brasileiro, com longa história pelos Blues, foi oficializado pelos Gunners nesta quinta-feira. Relembre outros que viraram a casaca na capital inglesa

Escrito por

Os rumores em torno da transferência de David Luiz do Chelsea para o Arsenal se confirmaram nesta quinta-feira. Os Gunners anunciaram a contratação do zagueiro brasileiro, que chega ao norte de Londres para ser o pilar da defesa do técnico Unai Emery, após a saída de Koscielny, que retornou ao futebol francês. 

Somando as duas passagens por Stamford Bridge (2010 a 2014 e 2016 a 2019), o paulista de Diadema fez 248 jogos e 18 gols com a camisa azul. Pelos Blues, o defensor venceu um Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra, além do único título da Ligas dos Campeões da história do clube. 

David Luiz entra para a lista de jogadores que 'viraram a casaca' e atuaram pelos dois rivais de Londres. Veja outros nomes que fizeram um caminho parecido: 

OLIVIER GIROUD

Giroud deixou Arsenal para assinar com o Chelsea (Foto: Reprodução)

O centroavante, campeão mundial com a França na Copa da Rússia, chegou ao Arsenal em 2012, provindo do Montpellier-FRA. Pelos Gunners, o francês fez 253 jogos oficiais e 105 gols antes de ir aos Blues em dezembro de 2017,  onde fez 63 partidas e 18 gols até aqui. 

CESC FÀBREGAS

Fàbregas em sua 1ª temporada pelo Arsenal (Foto: Divulgação/Arsenal)

O meio-campista espanhol estreou profissionalmente pelo Arsenal, em 2003, e tornou-se ídolo do clube. No ano seguinte, fez parte do elenco dos Gunners campeão inglês invicto. Pelo clube do norte de Londres, o jogador fez 303 jogos e 57 gols. Saiu em 2011 para o Barcelona - time de sua juventude - antes de desembarcar em Stamford Bridge, em 2014. Pelos Blues, foram 22 gols em 198 partidas oficiais em quatro temporadas. No fim do ano passado, o meia seguiu para o Monaco, onde está atualmente. 

ASHLEY COLE

Ashley Cole fez história pelos dois rivais (Foto: Divulgação)

Ashley Cole é mais um revelado pelo Arsenal que fez as malas para o rival de Londres. Após ser titular no título inglês histórico de 2004, com Henry e cia., o lateral-esquerdo virou a casaca em 2006, ao seguir direto para o Chelsea. Pelos Blues, o jogador conquistou mais dois Campeonatos Ingleses, além da Liga dos Campeões, em 2012. 

PETR CECH

Petr Cech fez último jogo da carreira pelo Arsenal, contra o Chelsea 

Parte da campanha história da República Tcheca na Eurocopa de 2002, Petr Cech chegou ao Stamford Bridge em 2004, provindo do Rennes-FRA. Pelos Blues, foram 494 partidas, quatro títulos de Premier League, uma Champions, sete copas e uma idolatria eterna. Sem espaço no Chelsea a partir de 2014, em virtude da ascensão de Courtois, o goleiro seguiu para o Arsenal, onde aposentou-se na última temporada, na final da Liga Europa, perdida justamente para o ex-clube inglês. 

WILLIAM GALLAS

Gallas foi envolvido na transferência de Cole para o Chelsea (foto: AFP)

Gallas passou cinco temporadas em Stamford Bridge, onde venceu por duas vezes o Campeonato Inglês antes de rumar para o norte de Londres, envolvido na negociação que levou Ashley Cole ao sul. No Arsenal, Gallas fez outras cinco temporadas antes de atuar pelo Tottenham, outro clube londrino. 

NICOLAS ANELKA

Anelka é um andarilho do futebol (Foto: Alexander Nemenov/AFP)

Em 1996, Arsène Wenger tirou do Paris Saint-Germain o compatriota Nicolás Anelka, na época, aos 17 anos, para levá-lo ao Arsenal. Com a camisa dos Gunners, fez 28 gols em 90 jogos, antes de ser contratado pelo Real Madrid. O atacante, que durou somente uma temporada na Espanha, retornou ao Paris Saint-Germain, passou por Liverpool, Manchester City e Bolton, antes de chegar ao Chelsea, em 2007. Pelos Blues, o francês marcou 59 vezes em 184 duelos, até deixar o clube em 2011, rumo à China. 

YOSSU BENAYOUN 

Benayoun não fez sucesso por Chelsea e Arsenal (Foto: Divulgação)

O meia-atacante foi contratado pelo Chelsea junto ao Liverpool, em 2010, com vínculo de três anos. Nos Blues, porém o israelense teve poucas chances, e acabou emprestado ao Arsenal na temporada 2011/2012.

LASSANA DIARRA 

Lassana Diarra tem passagens por gigantes europeus (Reprodução)

Diarra chegou ao Chelsea em 2005, aos 20 anos, mas acabou na sombra de Claude Makélélé. O volante fez apenas 31 jogos com a camisa azul antes de seguir para o Arsenal, em 2007. Pelos Gunners, as coisas não foram muito melhores, e o jogador francês foi vendido para o Pourtsmouth, cinco meses depois.

EMMANUEL PETIT

Petit também atuou pelos rivais (Foto: MARTIN HAYHOW / AFP) 

Petit havia feito sua primeira temporada pelo Arsenal quando foi campeão mundial pela França, em 1998, marcando contra o Brasil na final. O meio-campista permaneceu no norte londrino até 2000, quando seguiu para o Barcelona - onde ficou por um ano. Em 2011, o jogador francês foi anunciado pelo Chelsea, clube por qual encerrou a carreira, em 2004.

Siga o Lance! no Google News