O complicado regulamento do Campeonato Carioca começa a se desenrolar a partir desta semana. Com a definição dos classificados para as semifinais da Taça Rio e dos times que irão disputar a primeira fase no ano que vem, a competição afunilou.
No entanto, duas taças ainda seguem em aberto: a Taça Rio e a principal delas, a de campeão carioca. Entenda quem são os times que seguem na briga, com qual título ainda sonham e quem terá que suar a camisa no início de 2020 para chegar na fase de grupos da Taça Guanabara.
- OS CLASSIFICADOS DA TAÇA RIO
As partidas deste fim de semana definiram os times que seguem na briga pela Taça Rio. Nessa fase da disputa, avançaram para as semifinais as duas equipes de melhor campanha de cada grupo.
O Bangu terminou na liderança do Grupo B, com 15 pontos, seguido pelo Flamengo, com 14. No Grupo A, apesar das derrotas para o Rubro-Negro e o para o Alvirrubro, respectivamente, Fluminense e Vasco, nesta ordem, avançaram.
Agora, teremos a reprise dos jogos do fim de semana nas semifinais: Fla-Flu e Bangu x Vasco.
- A SEMIFINAL DO CARIOCA
Para as semifinais do Campeonato Carioca, que serão disputadas mais à frente, duas vagas seguem em aberto, caso haja a necessidade de dois confrontos. O Vasco, campeão da Taça Guanabara, já está garantido, assim como o Flamengo, dono da melhor campanha geral. As duas outras vagas dependem do desfecho da Taça Rio.
Isso porque se o Cruzmaltino vencer também este 2º turno, se classificará automaticamente para a decisão do Estadual, e a competição terá apenas uma semifinal, disputada entre Flamengo e Bangu, melhores classificados no geral. Porém, se outra equipe conquistar a Taça Rio, teremos dois campeões de turno - o Vasco e mais um -, além dos dois times de melhor campanha, que invariavelmente sairá do trio Bangu, Flamengo e Fluminense.
- A CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CARIOCA
Para entender melhor, confira a classificação geral abaixo. Avançam para as semifinais do Carioca os dois campeões de turno e os dois times de melhor campanha no todo. Isso só muda se o Vasco, vencedor da Taça Guanabara, conquistar também a Taça Rio. Nesse caso, o Cruzmaltino se classifica automaticamente para a final e teremos uma semi única entre Flamengo e Bangu, times de melhor pontuação geral.
1º - Flamengo - 27 pontos
2º - Vasco - 23 pontos
3º - Bangu - 22 pontos
4º - Fluminense - 21 pontos
- CAEM PARA A SELETIVA
Do outro lado da tabela, duas equipes terão que disputar a primeira fase do Carioca 2020 junto dos times que subirão da Série B. Americano e Portuguesa da Ilha do Governador tiveram as piores campanhas na classificação geral e terão que lutar para chegar à fase de grupo da Taça Guanabara no próximo ano.
Os rebaixamentos no Carioca são definidos nesta primeira fase. Em 2019, América e Goytacaz foram os times rebaixados e disputarão a Segundona ainda neste ano.
- A ARTILHARIA DO CARIOCA
Individualmente, outra disputa segue em aberto: a da artilharia. No momento, três jogadores ocupam a primeira colocação no ranking, mas apenas Anderson Lessa, do Bangu, ainda entrará em campo ao menos mais uma vez. Confira:
1º - Anderson Lessa - Bangu - 7 gols
João Carlos - Volta Redonda - 7 gols
Maxwell - Resende-- 7 gols
4º - Gabigol - Flamengo - 6 gols
Bruno Henrique - Flamengo - 6 gols
Yony González - Fluminense - 6 gols
Luciano - 6 gols
- OS ATAQUES MAIS POSITIVOS
1º - Flamengo - 25 gols
2º - Fluminense - 24 gols
3º - Vasco - 20 gols
4º - Resende - 16 gols
5º - Botafogo - 15 gols
6º - Cabofriense - 14 gols
Americano - 14 gols
8º - Bangu - 13 gols
- OS MAIORES LADRÕES DE BOLA
Os líderes de desarmes, segundo dados do Footstats (apenas dos 4 grandes):
1º - Renê - Flamengo - 24 desarmes certos
2º - Cáceres - Vasco - 22 desarmes certos
3º - Cuellar - Flamengo - 21 desarmes certos
4º - Willian Arão - Flamengo - 19 desarmes certos
5º - Marrony - Vasco - 18 desarmes certos
Everaldo - Fluminense - 18 desarmes certos
- OS PRINCIPAIS GARÇONS
Jogadores com mais passes para gol no Carioca, segundo dados do Footstats (apenas atletas dos quatro grandes do Rio):
1º - Everaldo - Fluminense - 4 assistências
2º - Rodrigo Pimpão - Botafogo - 3 assistências
Bruno Henrique - Flamengo - 3 assistências
Éverton Ribeiro - Flamengo - 3 assistências
Yony González - Fluminense - 3 assistências
Danielzinho - Fluminense - 3 assistências