Com bom futebol, Ajax surpreende na Champions. Lembre outros ‘azarões’ da competição europeia
A equipe holandesa, comandada por Erik Ten Hag, faz brilhante campanha na Champions e está a um passo da final. Relembre outros clubes que surpreenderam na competição
Misturando experiência de atletas carimbados, com grande futebol de seus jovens jogadores, o Ajax faz uma ótima temporada até aqui. A equipe holandesa faz uma brilhante campanha até aqui na Champions League e está na semifinais do torneio de forma surpreendente. O LANCE! relembrou algumas equipes que também fizeram grandes Liga dos Campeões nas últimas duas décadas. Confira:
VALENCIA - TEMPORADAS 1999/00 E 2000/01
Na Champions League de 1999/00, o Valencia passou em primeiro do grupo F, que tinha Bayern, Rangers e PSV. Depois passou pela segunda fase em segundo do grupo B, que tinha Manchester United, Fiorentina e Bordeaux. Nas fases mata-mata, passou por Lazio nas quartas e por Barcelona nas semis. Após a grande campanha, perdeu a final para o Real Madrid. Na temporada seguinte repetiu o feito, mas foi derrotado na decisão para o Bayern de Munique.
BAYER LEVERKUSEN - TEMPORADA 2001/02
Quem surpreendeu na Liga dos Campeões de 2001/02 foi o Bayer Leverkusen. A equipe alemã passou em segundo no grupo F, que tinha Barcelona, Lyon e Fenerbaçhe. Na segunda fase de grupos passou em primeiro no grupo D, que tinha Deportivo La Coruña, Arsenal e Juventus. No mata-mata, os alemães passaram por Liverpool nas quartas e Manchester United nas semis. Na grande decisão, perdeu para o Real Madrid.
DEPORTIVO LA CORUÑA - TEMPORADA 2003/04
Na temporada de 2003/2004 a Champions League proporcionou algumas surpresas. Um delas foi a boa campanha do Deportivo La Coruña. A equipe espanhola passou na fase de grupos da chave C, que tinha Monaco, PSV e AEK Atenas. Na fase seguinte, o time passou por Juventus nas oitavas, Milan nas quartas, mas acabou caindo para o Porto na semifinal.
PORTO - TEMPORADA 2003/2004
Outra grande surpresa da edição 2003/2004 da Liga dos Campeões foi a conquista do campeonato pelo Porto. Os Dragões passaram em segundo do grupo F, que tinha Real Madrid, Olympique de Marsielle e Partizan. Nas oitavas, os portugueses bateram o Manchester United; nas quartas o Lyon e nas semis o La Coruña. Na grande decisão, a equipe comandada por José Mourinho venceu o Monado por 3 a 0.
PSV - TEMPORADA 2004/05
Na temporada 2004/2005, o azarão foi o PSV Eindhoven. A equipe holandesa se classificou em segundo do grupo E, que tinha Arsenal, Panathinaikos e Rosenborg. Na fase mata-mata, a equipe bateu o Monaco nas oitavas de final, Lyon nas quartas e acabou caindo nas semifinais finais para o Milan no critério do gol fora de casa.
VILLARREAL - TEMPORADA 2005/06
Na Champions League de 2005/2006, quem fez bonito foi o Villarreal. A equipe espanhola se classificou em primeiro do grupo D, que tinha Benfica, Lille e Manchester United. Na fase mata-mata, a equipe venceu o Rangers nas oitavas, bateu a Internazionale nas quartas e só parou no Arsenal nas semifinais.
SCHALKE 04 - TEMPORADA 2010/11
Na temporada 2010/2011 do torneio europeu, a surpresa foi o Schalke 04. A equipe alemã foi a primeira colocada no grupo B da competição, que tinha Lyon, Benfica e Apoel. Nas oitavas, o time bateu o Valencia, passou pela Internazionale nas quartas, mas caiu nas semis para o Manchester United.
ATLETICO DE MADRID - TEMPORADAS 2013/14 E 2015/16
Outro clube que surpreendeu recentemente foi o Atletico de Madrid, que chegou a duas finais de Champions League. Em 2013/14, depois de passar da fase de grupos, passou por Milan nas oitavas, Barcelona nas quartas e Chelsea nas semis. Na grande final, contra o Real, perdeu por 4 a 1 na prorrogação. Na temporada 2015/2016, a história se repetiu e o clube novamente foi derrotado pelos merengues, desse vez nos pênaltis.