Do Corinthians ao Potosí: relembre as estreias do Flu na Sul-Americana
Tricolor entra em campo nesta terça-feira, às 21h30, no Maracanã, para enfrentar o Antofagasta pela Sul-Americana. O LANCE! relembra outras estreias da equipe no torneio
O Fluminense disputa a Copa Sul-Americana pela oitava vez na história. A melhor campanha aconteceu 2009, quando chegou à final. No ano passado, o Tricolor caiu nas semifinais para o Athletico-PR, e, nesta terça-feira, estreia novamente em busca do sonho internacional. O adversário é o Antofagasta (CHI), e o LANCE! relembra outras estreias da equipe no torneio.
2003 - Fluminense 2 x 0 Corinthians
O Fluminense eliminou o Corinthians na Copa Sul-Americana de 2003. Com a vitória por 2 a 0, a vaga do Grupo 2 ficaria entre Atlético-MG e Fluminense, que se enfrentariam logo depois - o regulamento era diferente do atual, dividindo a competição por grupos e não em mata-mata direto.
2005 - Fluminense 2 x 1 Santos
Felipe atuou em dois tempos do jogo contra o Santos. Giovanni entrou no intervalo e só jogou um contra o Fluminense. Assim, no duelo de estreias dos dois camisas 10 das equipes, o Tricolor carioca venceu o alvinegro paulista por 2 a 1, no Rio de Janeiro, estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana.
2006 - Botafogo 1 x 1 Fluminense
No primeiro duelo válido por uma competição internacional da história do centenário Clássico Vovô, no Maracanã, Botafogo e Fluminense empataram por 1 a 1 na estréia dos rivais na Copa Sul-Americana. Apesar da igualdade, o placar deixou os tricolores em vantagem devido ao regulamento que colocava o gol fora de casa.
2009 – Fluminense 0 x 0 Flamengo
Sem os principais destaques, Flamengo e Fluminense empataram no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Usando o time reserva para priorizar o Campeonato Brasileiro, o Tricolor segurou o Rubro-Negro, que sem Adriano, poupado, colocou duas bolas da trave, mas não tirou o zero do placar.
2014 - Fluminense 2 x 1 Goiás
Houve de tudo no primeiro jogo da Copa Sul-Americana: gol, pressão, expulsão de goleiro, chute na trave, defesa milagrosa e desconto de placar aos 48 minutos do segundo tempo. O Fluminense conseguiu vencer o Goiás por 2 a 1, no Maracanã, mas viu sua vantagem para a partida da volta ser reduzida.
2017 - Fluminense 2 x 0 Liverpool (URU)
Fluminense e Maracanã se reencontraram. Na estreia pela Sul-Americana, o Tricolor não tomou conhecimento do Liverpool-URU, fez 2 a 0 e garantiu boa vantagem para o jogo de volta. No clima quente entre os adversários, com direito a cusparada de Royón e expulsão do volante uruguaio Freitas no início do segundo tempo, Henrique Dourado, na primeira etapa, e Richarlison, de voleio, deram números ao duelo.
2018 - Fluminense 3 x 0 Nacional Potosí (BOL)
Não foi a apresentação dos sonhos, mas com uma boa atuação de Pablo Dyego, o Fluminense conseguiu vencer o Nacional Potosí por 3 a 0 e levar uma considerável vantagem para a partida de volta, na Bolívia, - onde perderia por 2 a 0 a mais de 4 mil metros acima do nível do mar - dando grande passo para a classificação à segunda fase da Copa Sul-Americana.