menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Coutinho em baixa, lesão de Neymar: os desafios da Seleção Brasileira

Brasil estreia em 2019 com amistosos diante de Panamá e República Tcheca, na Europa; treinador Tite possui algumas dores de cabeça para essas partidas

Brasil x Uruguai - Tite
Brasil fará os dois primeiros amistosos desse ano (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Escrito por

O Brasil dará o pontapé inicial nos compromissos de 2019 neste sábado, contra o Panamá, em Porto-POR. Três dias depois, a Canarinho vai encarar a República Tcheca, em Londres-ING, e fechar a primeira série de amistosos da primeira Data Fifa da temporada. Em mente, apenas um objetivo: a Copa América.

Para essas partidas, Tite precisa mostrar respostas aos baixos rendimentos de jogadores chaves para a Seleção em seus respectivos clubes. Além disso, o treinador não poderá contar com Neymar, referência técnica da equipe, que está lesionado. O LANCE! destaca alguns dos pontos que o técnico deve focar nos próximos amistosos.

COUTINHO EM BAIXA

Brasil x El Salvador Coutinho
Camisa 11 não passa por bom momento no Barcelona (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

Após se destacar no Liverpool, Philippe Coutinho foi contratado a peso de ouro pelo Barcelona. Nessa temporada, porém, o camisa 11 ainda não mostrou o bom futebol e ele chegou a perder a vaga na equipe titular. A instabilidade do meio-campista é um dos pontos que Tite precisa trabalhar, já que o atleta pode reencontrar as boas atuações caso tenha um bom desempenho pela seleção.

Outra questão envolvendo Coutinho na Seleção é sua posição: onde o camisa 11 deve atuar? Desde a Copa do Mundo, Tite opta por colocá-lo na faixa central do campo, e ele demonstrou, em amistosos passados, que ainda não está acostumado à essa função. No Liverpool, o brasileiro esteve no auge técnico quando atuou pelo lado esquerdo do campo.

AUSÊNCIA DE NEYMAR

Neymar - Brasil x Argentina
Neymar está lesionado (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Brasil não poderá contar com a principal referência técnica para esses amistosos. Mais uma vez, Neymar teve um problema no quinto metatarso do pé e, machucado, não foi nem convocado. Capitão, o camisa 10 vinha de bons jogos pela Seleção Brasileira, tendo boa participação em gols e assistências, mesmo com as polêmicas da fama de 'cai-cai' na última Copa do Mundo.

Tite convocou alguns jogadores que podem atuar na faixa de campo do camisa 10: Richarlison, testado como centroavante em outras ocasiões, David Neres, que pode jogar também pelo lado direito, Felipe Anderson, líder do West Ham na atual temporada, e Everton, um dos destaques do futebol brasileiro com a camisa do Grêmio.

PRIMEIRO VOLANTE

Montagem Casemiro e Fabinho
Casemiro e Fabinho vivem diferentes momentos na temporada europeia (Foto: Divulgação)

Titular incontestável com Tite até aqui, Casemiro chega à seleção, pela primeira vez, vivendo uma fase irregular no Real Madrid. Assim como grande parte do time, o brasileiro teve uma queda de rendimento no fim da 'era' Santiago Solari e já viveu momentos melhores - até mesmo na atual temporada - com a camisa merengue. Apesar disso, o camisa 5 ainda possui moral com o treinador, que não deve abrir mão dele tão facilmente.

Por outro lado, Fabinho chega aos amistosos internacionais vivendo o melhor momento desde que se transferiu ao Liverpool. Pouco utilizado no começo da temporada, o brasileiro se adaptou ao futebol inglês e entrou, de fato, nos planos do treinador Jürgen Klopp. O momento positivo do meio-campista, que se destaca pelo posicionamento e saída de bola - algo que Tite preza em suas equipes - pode render uma vaga na equipe titular.

SEM MARCELO: QUEM ASSUME A LATERAL-ESQUERDA?

Montagem Alex Sandro e Alex Telles
Os dois 'Alex' da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)

Assim como Casemiro, Marcelo é outro que não vive um bom momento no Real Madrid. Diferente do volante, porém, o lateral-esquerdo perdeu a vaga no time titular para o jovem Reguilón e, por consequência, não foi nem convocado por Tite para os jogos contra Panamá e República Tcheca.

Referência na posição nos últimos anos, Marcelo também foi o dono da lateral-esquerda da Seleção por um longo período. Agora, os dois que chegam para tentar substituí-lo são Alex Sandro e Alex Telles, convocado no lugar de Filipe Luís, lesionado. Em um primeiro momento, Tite optará pelo lateral do Porto, que também é forte no apoio ao ataque; o atleta da Juventus, por sua vez, está consolidado no cenário mundial e se destaca por ser mais 'equilibrado'.

O PRINCIPAL DILEMA?

Montagem Fagner, Danilo e Militão
Fagner, Danilo e Éder Militão aparecem como opções para a lateral-direita (Foto: Divulgação)

Daniel Alves foi outro jogador que deixou a convocação por problema de lesão. O lateral do Paris Saint-Germain, assim como aconteceu na Copa do Mundo, vai desfalcar a Seleção. Oficialmente, Tite possui dois nomes para a posição: Danilo e Fagner, convocado no lugar do atleta machucado, mas Éder Militão, que já possui um acordo com o Real Madrid, também pode atuar nesse setor.

Desde a chegada do zagueiro Pepe ao Porto-POR, Éder Militão atua na equipe lusitana como lateral-direito; Tite, porém, afirmou, na última Data Fifa, que enxerga o jogador como defensor central. Na Copa do Mundo, Danilo começou como titular, mas, no decorrer da competição, viu Fagner assumir a posição. É mais um fator para a lista de dúvidas do treinador.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter