Após uma longa sequência no Campeonato Carioca, o Fluminense retoma as atenções na Copa do Brasil. O Tricolor jogará contra o Luverdense, pela terceira fase da competição, nesta quarta-feira, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde-MT.
Depois de passar sem maiores problemas por River-PI e Ypiranga-RS, o que o Fluminense pode esperar do Luverdense? O LANCE! indicou todos os detalhes da equipe mato-grossense.
RETROSPECTO NA COPA DO BRASIL
Apesar do pouco tempo de Copa do Brasil, o Luverdense passou por altos e baixos dentro da competição. Na primeira fase, empatou em 0 a 0 com o Corumbaense-MT e se classificou por conta do regulamento, já que estava fora de casa. Na fase seguinte, porém, derrotou o Figueirense no Estádio Passo das Emas graças a um gol de Wilson Júnior, que decretou a classificação.
TEMPORADA IRREGULAR
Não apenas na Copa do Brasil, mas o desempenho do Luverdense em 2019 em si também é irregular. Ao todo, foram 14 partidas disputadas nessa temporada, com sete vitórias, três empates e quatro derrotas, o que representa pouco mais de 50% de aproveitamento até aqui.
No Campeonato Mato-Grossense, o Luverdense terminou a primeira fase, que é disputada por meio de pontos corridos, na quarta colocação, com 16 pontos. Nas quartas, eliminou o Sinop após um empate em 0 a 0 e vencer o segundo jogo por 1 a 0. No primeiro duelo das semifinais, realizado no último domingo, contra o Cuiabá, o Verdão foi derrotado no Estádio Passo das Emas por 2 a 0.
DESEMPENHO NACIONAL
Até 2017, o Luverdense era uma equipe que estava na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, porém, o Verdão terminou na 17ª colocação, a primeira na zona de rebaixamento, e retornou para a terceira divisão, torneio que participou em 2013, quando terminou em terceiro e, por consequência, subiu.
Apesar da longa passagem na Série B, o Luverdense não conseguiu retornar ao segundo escalão do futebol brasileiro na primeira tentativa. Na temporada passada, o Verdão terminou na quinta posição do Grupo A da Série C e, assim, nem se classificou para a fase de mata-mata da competição.
O COMANDANTE
Júnior Rocha é o treinador do Luverdense. Como jogador, foi um atacante que jogou justamente no Verdão. Na equipe, atuou de 2007 a 2011 e se aposentou no Passo das Emas. Logo após pendurar as chuteiras, passou a trabalhar nas categorias de base do Aimoré.
A primeira equipe que treinou na categoria profissional foi justamente o Luverdense. Por lá, foi considerado um dos grandes nomes da história do clube, já que conquistou o acesso à Série B em 2013 e vencendo o Campeonato Mato-Grossense em 2016 e a Copa Verde de 2017. Após esse sucesso, treinou o Santa Cruz e o CRB no ano passado mas, sem obter sucesso em ambos, voltou para o Luverdense para esta temporada.
ESTÁDIO
Após passar por obras no primeiro semestre de 2017, a capacidade do Estádio Passo das Emas passou para cerca de 13 mil lugares. Nessa temporada, o time disputou oito partidas em seus domínios, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, justamente para o Cuiabá, no último fim de semana. Esses números representam, aproximadamente, 75% de aproveitamento.
DESTAQUE
A defesa é um dos pontos fortes do Luverdense. Até aqui, a equipe concedeu nove gols em todas as partidas na temporada, a terceira melhor do estado. Nesse contexto, o zagueiro Kaique, de 21 anos, é um dos donos do holofotes, já que é um dos titulares e principais jogadores da equipe. Ao LANCE!, o atleta falou sobre o momento da equipe antes do duelo contra o Fluminense.
- Creio que estamos apresentando um futebol de alto nível. Estou tenho uma sequência de jogos e me sinto muito bem, com um entrosamento muito bom. Chegamos nas finais do estadual com uma das melhores defesas, isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho - afirmou.