Se o time do Vasco ainda encontra alguns problemas nesse início de temporada, o gol não é um deles. Melhor defesa do Campeonato Carioca, o time conta com uma boa fase de Fernando Miguel, que foi bem em praticamente todos os jogos e conquistou ainda mais a torcida. O Cruz-Maltino sofreu 13 gols em 18 partidas. O goleiro conquistou definitivamente a vaga de titular após a saída de Martin Silva e vem fazendo valer a posição.
Os números do Vasco
Desse total de 13 gols sofridos pelo Vasco em 2019, cinco deles foram de cabeça, em jogadas com bola rolando ou de bola parada. Outro dado que preocupa a defesa tem relação com a falta de atenção nos minutos finais, algo criticado na última partida. Cinco dos 13 saíram nos 15 minutos finais.
Até o momento, a equipe tem 12 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Fernando Miguel foi titular em todos os jogos de 2019.
O bom momento de Fernando Miguel
De acordo com números do "Footstats", Fernando Miguel fez 48 defesas nos 15 jogos do Campeonato Carioca até o momento. Dessas, 40 foram simples e oito difíceis. Ele é o líder nesse quesito, com muito mais defesas do que seus concorrentes. Na Copa do Brasil, foram 11 defesas simples e duas difíceis em três partidas, contra Juazeirense, Serra (ambos em jogo único) e Avaí (apenas a ida).
Confiança após Martin
Fernando Miguel foi contratado pelo Vasco em maio de 2018 para suprir as ausências de Martin Silva, titular indiscutível até então e que acabava desfalcando a equipe quando convocado pela seleção uruguaia. Sem badalação no início, ele aproveitou as chances que teve e terminou a temporada como titular.
Prestigiado, ele ganhou um voto de confiança da diretoria após a saída de Martin e vem fazendo um bom trabalho. O arqueiro defendeu o Vitória por cinco anos antes de desembarcar no cruz-maltino e tem contrato até o fim de 2020.
Sem sombra no time
A fase de Fernando Miguel é, de fato, positiva. No entanto, o Vasco pode sofrer no futuro com a falta de sombra para o goleiro. Sem outra contratação após a saída de Martin Silva, a comissão técnica apostou nos jovens Jordi, Gabriel Félix e João Pedro, revelados na base e que ainda contam com poucas chances e desconfiança.
Pode ser decisivo
Para consolidar um bom início de temporada, Fernando Miguel pode ser essencial para o Vasco na briga por um título na temporada. O Cruz-Maltino tem a vantagem do empate contra o Bangu e, portanto, caso o goleiro não sofra gols, já garante a equipe na decisão. Contra o Flamengo, na final da Taça Rio, ele não teve culpa no gol e ainda defendeu o pênalti de Rodinei.