Flamengo e Fluminense, no próximo sábado, se enfrentam no Maracanã por um lugar na decisão da Taça Guanabara. Será apenas mais um capítulo da centenária história do clássico - o mais charmoso do Brasil, na visão de muitos. O LANCE! separou os últimos Fla-Flus decisivos: os clubes, recentemente, disputaram finais de turnos e Carioca e também duelaram na Sul-Americana.
Líder do Grupo C, o Flamengo, do técnico Abel Braga, entrará em campo com a vantagem do empate pela melhor campanha na fase de grupos. O Fluminense, comandado por Fernando Diniz, ficou em segundo lugar do Grupo D e só vai à decisão da TG com uma vitória. Vasco e Resende disputam a outra semifinal.
2018 - Semifinal da Taça Rio
Com a vantagem do empate por ter tido a melhor campanha na fase de grupos, o Fluminense abriu o placar, sofreu um gol no fim, mas segurou o ímpeto rubro-negro e garantiu a vaga na decisão da Taça Rio de 2018.
Gum, ainda no primeiro tempo, balançou a rede para a equipe de Abel Braga - que hoje comanda o Flamengo -, enquanto o atacante Everton, que agora defende o São Paulo, deixou tudo igual: 1 a 1 já nos minutos finais do duelo.
2017 - Quartas da Copa Sul-Americana
Em um jogão eletrizante e com seis gols, o Flamengo conquistou uma vaga na semifinal da Copa do Sul-Americana de 2017. O Rubro-Negro buscou o empate de 3 a 3 com o Fluminense, no Maracanã, depois de estar perdendo por 1 a 0 e até de 3 a 1. O clássico teve muitas emoções e foi digno da história do Fla x Flu.
No jogo de ida, também no Maracanã, o Flamengo havia vencido por 1 a 0, portanto, o gol de Willian Arão, aos 38 minutos da etapa final deixando o segundo jogo empatado em 3 a 3, foi decisivo para a classificação rubro-negra.
2017 - Final do Carioca
Em um Maracanã abarrotado por 58 mil pagantes, a vitória de virada por 2 a 1 do Flamengo foi construída na reta final do segundo tempo e foi o desfecho perfeito para a trajetória invicta do time de Zé Ricardo na edição de 2017 do Campeonato Carioca. Guerrero e Rodinei foram os heróis da jornada rubro-negra, enquanto Henrique Dourado balançou as redes pelo Fluminense.
Como disse o mosaico da Nação nas arquibancadas do Maracanã antes do início do clássico decisivo, o Flamengo - que tinha vencido o jogo de ida por 1 a 0 - ampliou a vantagem como "rei do Rio", faturando o Estadual pela 34ª vez.
2017 - Final da Taça Guanabara
Flamengo e Fluminense protagonizaram uma grande partida na final da Taça Guanabara de 2017. Após cinco gols e duas viradas, o Tricolor sofreu o empate em 3 a 3 no fim e a disputa do título foi para os pênaltis, quando o time das Laranjeiras levou a melhor: 4 a 2. A decisão foi disputada no Nilton Santos.
Os gols do jogão saíram na seguinte ordem: Wellington Silva, para o Fluminense aos quatro minutos, Arão e Everton para o Flamengo aos oito e aos 23 minutos, Henrique Dourado e Lucas, para o Flu aos 32 e 40. Tudo isso no primeiro tempo. Aos 39 da etapa final, Guerrero empatou para o Fla. Nos pênaltis, os tricolores Lucas, Henrique, Marquinho e Marcos Júnior marcaram. Pelo Rubro-Negro, Diego e Guerrero fizeram, mas Réver e Rafael Vaz perderam.
2011 - Semifinal da Taça Rio
Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, no Estádio Nilton Santos, o Flamengo, que não contou com Ronaldinho Gaúcho, machucado, bateu o Fluminense na disputa de pênaltis e foi à decisão da Taça Rio contra o Vasco.
Rafael Moura, para o Fluminense no primeiro tempo, e Thiago Neves, para o Flamengo na etapa final, marcaram os gols. Fred, Edinho, Conca converteram as cobranças para o Fluminense, mas Souza cobrou para fora e Araújo e Tartá pararam no goleiro Felipe. No Fla, Deivid, Galhardo, Bottinelli e Diego Maurício fizeram para o time da Gávea - Thiago Neves e Renato ficaram em Berna.