Folia em campo! Lembre os jogos marcantes no Sábado de Carnaval

Baile de Rivellino, zebras históricas, partidas decisivas... Data é marcada por muitas emoções que desfilaram em gramados do Rio de Janeiro. Confira!

Escrito por

O futebol já desfilou nos gramados em outros Carnavais. Mesmo em meio ao período de folia, houve espaço para gols e festas nas arquibancadas. O LANCE! relembra quem deu um baile de gala e quem desafinou em campo. 

1975 - FLUMINENSE 4x1 CORINTHIANS

Rivellino pôs o Corinthians para dançar (Reprodução / Jornal dos Sports)

Um Maracanã com 40 mil pagantes assistia à estreia de Rivellino pelo Fluminense, em um amistoso contra o Corinthians no Sábado de Carnaval de 1975. E o meia pôs o Timão para dançar.

O Patada Atômica balançou as redes três vezes, e Gil completou uma goleada por 4 a ! (Lance fez o gol corintiano). Com aquela "vingança" particular de Rivellino, a Máquina Tricolor fazia seu "ensaio geral".

1996 - BOTAFOGO 5x3 VASCO

Túlio embalou o Fogão para virada (Foto: Reprodução)

Em 1996, a Taça Cidade Maravilhosa proporcionou um Sábado de Carnaval eletrizante para torcedores de Botafogo e Vasco no Maracanã. Assis abriu o placar para o Cruz-Maltino na etapa inicial.

Na volta do intervalo, Dauri, Bentinho, Túlio e Jéfferson comandaram uma virada botafoguense em 20 minutos. Em seguida, Tinho e Serginho precisaram de dois minutos para fazer o clube da Colina reagir. Na reta final, Túlio decretou a vitória por 5 a 3 do Alvinegro, que sagrou-se campeão da competição.


2003 - VASCO 1x1 FLAMENGO

Vascaínos comemoraram Taça Guanabara em 2003 (Foto: Julio Cesar Guimaraes/Lancepress!)

Em 2003, teve Clássico dos Milhões valendo título da Taça Guanabara em pleno Sábado de Carnaval. O Vasco abriu o placar na etapa inicial, quando Marcelinho Carioca lançou e Wellington tocou na saída de Júlio César. O Flamengo reagiu e igualou quando, na sobra de finalização de Fabiano Cabral, Zé Carlos igualou. Os rubro-negros reclamaram ainda de gol mal anulado de Athirson.

Porém, a volta olímpica acabou sendo do Cruz-Maltino, que jogava pelo empate. A comemoração teve momentos pitorescos: o atacante Souza pintou o de verde os cabelos de jogadores do elenco, casos de Petkovic, Marcelinho e Fábio, tiveram seus cabelos tingidos de verde, e o então presidente Eurico Miranda distribuiu bolinhos de bacalhau. 


2004 - FLAMENGO 3x2 FLUMINENSE

Título flamenguista embalado por 'Poeira(Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

O Sábado de Carnaval de 2004 também foi em ritmo de decisão de Taça Guanabara no Maracanã. O Flamengo abriu o placar na etapa final, quando Zinho cobrou falta e Fabiano Eller desviou para a rede.

Mas a etapa final foi no compasso da emoção. Antônio Carlos igualou para o Fluminense aos 20. Um minuto depois, Jean colocou o Rubro-Negro de novo na frente. O empate voltou a ficar estabelecido quando Henrique marcou contra. Só que Roger Guerreiro decretou a vitória por 3 a 2 e o título flamenguista comemorado ao som do hit "Poeira".


2007 - MADUREIRA 4x1 FLAMENGO

Marcelo: quatro gols em sábado de gala (Foto: Reprodução)

No Sábado de Carnaval de 2007, o Madureira atravessou em cheio o ritmo do Flamengo. Contando com um Marcelo impossível, que marcou quatro gols, e vendo o goleiro flamenguista Bruno cometer falhas grotescas,  o Madura saiu de Moça Bonita com a sonora goleada por 4 a 1 (Renato Abreu "diminuiu" o vexame).


2007 - BOAVISTA 3x2 BOTAFOGO

Boavista virou diante do Botafogo (Foto: Reprodução)

Já em Bacaxá, o Botafogo dormiu no ponto e viu o bloco do Boavista passar no Sábado de Carnaval de 2007. O Alvinegro saiu de campo com uma vitória por 2 a 1, com gols de Juninho e Dodô. Mas o clube de Saquarema, que já marcara com Thiaguinho na etapa inicial, chegou à virada com gols de Paulo Rodrigues e Flávio Santos.



2007 - VASCO 4x4 FLUMINENSE 

Clássico de oito gols no Maracanã (Foto: Arquivo LANCE!)

Já o Maracanã foi palco de um clássico eletrizante entre Fluminense e Vasco no Sábado de Carnaval. O Tricolor das Laranjeiras abriu o marcador com Soares. Os vascaínos chegaram a igualara com Leandro Amaral, mas Cícero pôs os tricolores de novo em vantagem na etapa inicial.

Na volta do intervalo, o Fluminense abriu dois gols de vantagem, quando Soares e Alex Dias marcaram, enquanto Leandro Amaral diminuiu de pênalti. Mas, na reta final, um gol de falta de Diego e um gol de pênalti convertido por Leandro Amaral decretaram o empate em 4 a 4.

2009 - FLAMENGO 1x3 RESENDE

Resende se fantasiou de zebra (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

No ano de 2009, o Resende se fantasiou de zebra e passeou no Maracanã diante do Flamengo. A equipe saiu na frente com gol de pênalti convertido por Bruno Meneghel. Diante de um Rubro-Negro que iniciou a partida apático e teve dois expulsos, o Gigante do Vale consolidou sua vitória na etapa final: Hiroshi marcou o segundo. Josiel ainda diminuiu, mas Bruno Meneghel sacramentou o 3 a 1 histórico.


2010 - VASCO 0 (6)x (5) FLUMINENSE

Vascaínos comemoram vaga para final da Taça GB (Reprodução)

A emoção marcou o Sábado de Carnaval no Maracanã em 2010. Vasco e Fluminense empataram em 0 a 0 no tempo normal e a definição para saber quem venceria a semifinal da Taça Guanabara acabou nos pênaltis. Após as cinco cobranças convertidas para cada lado, o enredo ficou ainda mais emocionante. Nilton converteu para os cruz-maltinos. Já Alan carimbou seu pênalti na trave e viu a folia se tornar vascaína, pela classificação à final da Taça Guanabara.


2017 - FLAMENGO 1x0 VASCO 

Diego garante folia rubro-negra (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Já em 2017, a semifinal da Taça Guanabara teve novo palco: o Raulino de Oliveira. Mas o Flamengo não se intimidou e botou seu bloco na rua em grande estilo. Soltando seu repertório de chances na área do Vasco, o Rubro-Negro não demorou a chegar à vitória por 1 a 0, graças a um pênalti convertido por Diego. Na reta final,  Mancuello, Diego e Éverton ainda tentaram ampliar, mas a folia e a ida para final estavam garantidas.



2018 - FLAMENGO 3x1 BOTAFOGO

Gesto de 'chororô' roubou a cena em 2018 (Reprodução

No ano passado, o Flamengo botou o bloco na rua com muita irreverência. Também em semifinal de Taça Guanabara disputada no Raulino de Oliveira, o Rubro-Negro começou a despachar o Botafogo quando Everton abriu o placar e Henrique Dourado fez sua habitual fantasia de "Ceifador". Kieza chegou a diminuir.

Mas Vinícius Junior ainda entraria para roubar a cena. O atacante marcou um golaço e fez o gesto de "chororô". A comemoração rendeu irritação de jogadores do Botafogo, mas a alegria foi rubro-negra no 3 a 1.

Siga o Lance! no Google News