Gol de Pikachu e melhora no segundo tempo: a vitória do Vasco em casa
Lateral chamou a responsabilidade ao bater o pênalti que deu a vitória ao Cruz-Maltino em São Januário; Talles fez último jogo antes de ir para a Seleção
Depois de atuações decepcionantes em casa, o Vasco voltou a apresentar força em São Januário e bateu o Fortaleza por 1 a 0, com gol de Yago Pikachu de pênalti. Após um primeiro tempo devagar, a equipe cresceu de rendimento após o intervalo e matou a partida quando teve a oportunidade. O confronto foi válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com isso, o Cruz-Maltino sobe para a 12ª posição na tabela e entra na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. A equipe tem 31 pontos e faz confronto direto contra o Botafogo na próxima rodada.
Mudanças na escalação
Depois de dizer que poderia poupar alguns atletas, o técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu na escalação do Vasco. Sem Danilo Barcelos, que deu lugar a Henrique, e os volantes Raul e Marcos Jr, a opção escolhida foi entrar em campo com quatro atacantes, com Richard, Andrey e Marrony mais recuados. Rossi, Talles Magno e Ribamar lideraram as ações ofensivas. Na prática, o que se viu foi um time pouco articulado e tomando decisões ruins.
Dificuldades no primeiro tempo
Sem um armador de origem, Luxemburgo viu o Vasco render muito pouco ofensivamente na primeira etapa. Com poucos lances de talento individual, a equipe encontrou problemas para articular as jogadas. Um pouco perdido na posição, o atacante Marrony não conseguiu ser o meio-campista pretendido pelo treinador e passou muito tempo próximo a Ribamar, deixando um buraco no campo. Quando Talles Magno ganhou mais liberdade de movimentação, o Cruz-Maltino melhorou. A parte final da primeira etapa teve mais lances de perigo, mas reforçou a enorme dificuldade vascaína para finalizar.
Mudanças de efeito
Para tentar corrigir o problema da criação, Luxemburgo apostou na entrada de Felipe Ferreira na segunda etapa no lugar de Ribamar. O jogador entrou bem e deu mais dinamismo ao Vasco, que chegou com perigo ao gol adversário. Rossi foi o responsável pelas duas melhores oportunidades do Cruz-Maltino, colocando inclusive uma bola no travessão. A melhora deu resultado quando Leandro Castan sofreu falta na área e o árbitro assinalou a penalidade. Yago Pikachu foi para a cobrança e converteu, tirando o peso dos últimos erros das costas.
Time perigoso e força em casa
Depois de um primeiro tempo mais sonolento, o Vasco cresceu e mostrou novamente a vontade característica do time de Luxemburgo. Embalado pela torcida, a equipe fez uma boa apresentação em São Januário depois de resultados decepcionantes contra Bahia, Athletico-PR e Santos. Talles Magno, que se despede da equipe para se apresentar à Seleção Brasileira sub-17, teve ainda um lance de brilho que resultou na expulsão de Gabriel Dias.
E agora?
O Vasco agora vai com mais confiança para o clássico contra o Botafogo, em São Januário. A equipe quer se aproveitar do momento conturbado do rival para engatar uma sequência positiva e deixar para trás as atuações ruins dentro de casa. A partida acontece na próxima quarta-feira, às 21h30.