O mercado de transferências no Brasil segue bastante agitado e vários clubes estão abrindo os cofres para contar com bons jogadores, no entanto, uma saída para algumas equipes pode estar nos atletas sem contrato. Atletas conhecidos no cenário nacional, como: Gum, Cícero e Thiago Carleto estão disponíveis no mercado e pode ser uma alternativa para clubes no país. Confira 10 nomes que também são agentes livres:
GUM
Ídolo da torcida do Fluminense, o zagueiro Gum, de 33 anos encerrou o contrato com a equipe carioca no final de 2018 e está livre para negociação. Clubes como CSA e Chapecoense já sondaram o jogador, mas os valores salariais travaram a negociação.
Revelado no Marília, de São Paulo, Gum despontou no cenário nacional na temporada 2008, quando fez uma ótima temporada pela Ponte Preta. Em 2009, o Fluminense contratou o jogador, que conquistou dois Campeonatos Brasileiros pela equipe, além de um Cariocão e uma Primeira Liga.
MICHEL BASTOS
Jogador do Palmeiras nos últimos dois anos, Michel Bastos atuou no Sport em 2018 emprestado pelo clube paulista. O Verdão não renovou com o lateral esquerdo de 35 anos, que está disponível no mercado.
Michel Bastos fez sua carreira na França quando defendeu as cores de Lille e Lyon. Também teve passagens por Holanda, Alemanha e Emirados Árabes antes de retornar ao Brasil em 2014, quando fechou com o São Paulo.
CARLINHOS
O lateral esquerdo Carlinhos, de 31 anos, atuou no ano passado em apenas seis partidas pelo Paysandu e está sem contrato para 2019. O atleta teve maior sucesso na carreira quando esteve no Fluminense, de 2010 a 2014.
Revelado no Santos, o jogador rodou por vários clubes no Brasil, como Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Santo André e Mirassol. Carlinhos conquistou dois Brasileirões pelo tricolor carioca, em 2010 e 2012.
THIAGO CARLETO
Depois de um ótimo primeiro semestre em 2018, Thiago Carleto foi contratado pelo Al-Ittihad FC no meio do ano, mas optou por se desligar da equipe saudita após fazer apenas cinco partidas e agora está sem clube para 2019.
Revelado no Santos, o lateral esquerdo deixou o Brasil cedo e jogou por duas temporadas na Espanha até ser repatriado pelo São Paulo. No Brasil, passou também por América-MG, Fluminense, Ponte Preta, Avaí, Botafogo, XV de Piracicaba, Linense e Coritiba.
CLEITON XAVIER
Desde 2017 no Vitória, Cleiton Xavier esteve emprestado ao CRB na última temporada, mas uma lesão atrapalhou a passagem do atleta pela equipe, que encerrou o empréstimo do meia em novembro. O Vitória não procurou o jogador de 35 anos para uma renovação.
Cleiton Xavier começou a carreira no CSA, da alagoas e despontou no futebol brasileiro vestindo a camisa do Internacional no início dos anos 2000. Além do Colorado, o meia também se destacou nas passagens por Figueirense e Palmeiras. O jogador também ficou por quatro temporadas no Metalist, da Ucrânia.
TÚLIO DE MELO
Outro jogador que está livre no mercado é o atacante Túlio de Melo. Aos 33 anos, o centroavante encerrou uma passagem relâmpago pelo Avispa Fukuoka, do Japão. Antes, o atleta havia feito uma ótima temporada em 2017 com a camisa da Chapecoense.
Túlio de Melo começou a carreira no Brasil, mas depois de apenas um ano no país, pelo Atlético-MG e Santa Cruz, o atacante foi para a Europa onde ficou por 10 anos, se destacando na França. Na volta ao país natal, o centroavante também atuou pelo Sport, em 2016.
MAIKON LEITE
O atacante Maikon Leite, de 30 anos, atuou pelo Figueirense na série B de 2018. A equipe catarinense não renovou o contrato do jogador, que está livre no mercado.
Maikon Leite é nome conhecido no cenário nacional. Além do Figueira, o jogador também somou passagens por Santo André, Santos, Athletico Paranaense, Palmeiras, Naútico, Sport, Bahia e Ceará. Fora do Brasil, o atleta defendeu Atlas, Toluca e Al-Shabab.
ZÉ EDUARDO
Rodado no Brasil, Zé Eduardo, ou Zé Love é mais um dos atacantes que está sem clube para 2019. Na temporada passada, o centroavante de 31 anos jogou apenas seis partidas pelo Oeste, que não renovou com o atleta.
Antes de atuar na equipe paulista Zé havia jogado pelo Al-Faisaly, da Arábia Saudita. Outros times que Zé Love defendeu foram Palmeiras, Portuguesa, Ipatinga, Ferroviária, Sport, Fortaleza, São Caetano, América-MG, ABC, Santos, Coritiba, Goiás, Vitória e Figueirense.
DOUGLAS
Aos 36 anos, o meio-campista Douglas busca um novo time para atuar em 2019. Na última temporada, se recuperando de lesão, jogou poucas vezes e não teve seu contrato renovado pelo tricolor gaúcho
Além do Grêmio, onde construiu uma bonita história, Douglas atuou por Criciúma, São Caetano, Corinthians, Vasco, Caykur Rizespor (TUR) e Al Wasl (EMI).
CÍCERO
Campeão da Libertadores de 2017 com o Grêmio, Cícero encerrou sua passagem pelo tricolor no último mês. O jogador de 34 anos não teve seu contrato renovado pelo time tricolor.
Revelado no Bahia, Cícero se destacou com a camisa do Figueirense em 2006 e um ano depois foi contratado pelo Fluminense, onde jogou duas temporadas até se projetar para o cenário internacional, onde atuou por Hertha Berlim e Wolfsburg.