O anúncio da lista de convocadas pelo técnico Vadão para a disputa da Copa do Mundo feminina de Futebol, na França, realizada, na última quinta, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, estabeleceu um recorde sem precedentes entre homens e mulheres. Aos 41 anos, a meia Formiga vai disputar a sétima Copa do Mundo da carreira, em junho.
A baiana Miraildes Maciel Mota, nascida em Salvador, disputa os torneios ininterruptamente desde 1995, quando aconteceu a segunda das oito edições do Mundial. Em 2019, ela vai superar a chinesa Homare Sawa, que disputou seis Copas (entre 1995 e 2015). Relembre casos de atletas recordistas em participações nas diversas modalidades.
Lothar Matthäus
O alemão Lothar Matthäus soma cinco participações em Copas do Mundo ao lado dos mexicanos Rafael Márquez (2002 a 2018) e Antonio Carbajal (1950 a 1966). Matthäus é o líder isolado do dos jogadores que mais disputaram partidas do torneio, do qual foi campeão na edição de 1990, com um total de 25 partidas.
Cafu
O ex-lateral-direito Cafu é o único jogador na história do futebol a ter entrado em campo em três finais da Copa do Mundo: 1994, 1998 e 2002. O capitão do penta também é o brasileiro que mais mais vezes jogou nos Mundiais da Fifa, com 20 partidas.
Tom Brady
Além de seis títulos, Tom Brady é o atleta que mais jogou a o Super Bowl, a grande final do futebol americano. O quarterback esteve presente em nove decisões desde que foi selecionado para atuar pelo New Englando Patriots, há 19 anos.
Ian Millar
O cavaleiro canadense Ian Millar, hoje com 72 anos de idade, é o atleta que detém o recorde de participações em Jogos Olímpicos, com 10 no currículo entre Munique-1972, na Alemanha, e Londres-2012.
Jaqueline Mourão
Jaqueline Mourão divide com Formiga o recorde de participação em Jogos Olímpicos entre mulheres brasileiras. Foram quatro de Inverno e duas de verão. Além de PyeongChang-2018, ela também esteve presente em Torino-2006, Vancouver-2010 e Sochi-2014. Já nas Olimpíadas de Verão, competiu no mountain bike em Atenas-2004 e Pequim-2008.
Robert Scheidt, Torben Grael, Doda, Rodrigo Pessoa e Hugo Hoyama
Entre os homens brasileiros, Robert Scheidt e Torben Grael, da vela; Doda e Rodrigo Pessoa, do hipismo; e Hugo Hoyama, do tênis de mesa dividem o recorde de participações em Jogos Olímpicos do Brasil, com seis cada um.
Roger Federer
Além de recordista de títulos de Grand Slams entre os homens, Roger Federer é o tenista que mais disputou decisões da ATP na história. Foram 154 finais, que resultaram em 101 conquistas para o suíço.
Stefanie Graf
Dona de 22 títulos de Grand Slams e uma das maiores tenistas da história, a alemã Stefanie Graf é a mulher que mais acumula semanas como a número 1 do ranking da WTA, com 337. Graf está à frente da tcheca Martina Navratilova, com 332 semanas no topo, e da americana Serena Williams, que já passou 319 como a melhor do mundo.
Robert Parish
No dia 6 de abril de 1996, Robert Parish fez o seu jogo de número 1561 na NBA e passou Kareem Abdul-Jabbar para se tornar o jogador que mais fez partidas pela Liga norte-americana de basquete em todos os tempo. Em 21 temporadas atuou por Golden State Warriors, Boston Celtics, Charlotte Hornets e Chicago Bulls.