Lembre quais são os campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior
São Paulo e Vasco medem forças nesta sexta-feira para decidir quem será o campeão da edição de número 50 da competição. Confira quem já deu a volta olímpica!
- Matéria
- Mais Notícias
A edição de número 50 da Copa São Paulo de Futebol Júnior conhecerá seu campeão nesta sexta-feira. No feriado da capital paulista, São Paulo e Vasco medirão forças no Pacaembu.
Enquanto a bola não rola no Pacaembu, o LANCE! recorda a galeria de campeões da Copinha, que já revelou tantos craques para o futebol nacional.
Relacionadas
CORINTHIANS - 10 títulos
O Corinthians continua com a hegemonia absoluta na Copinha. A equipe, que foi eliminada nestas semifinais, obteve dez conquistas da competição: nas duas primeiras edições (1969 e 1970), em 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e, mais recentemente, em 2017.
Daquele Timãozinho que venceu o Batatais há dois anos, ainda há remanescentes como Fabricio Oyá. Além disto, foram revelados nomes como Pedrinho e Mantuan (irmão de Gustavo Mantuan, que foi semifinalista nesta edição). Em outras edições, a competição ainda lançou nomes como Rivellino, Casagrande, Deco e Dentinho no Timão.
FLUMINENSE - 5 títulos
A lista de campeões traz o Fluminense logo em seguida. O Tricolor das Laranjeiras deu a volta olímpica nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e em 1989.
Da equipe que bateu o Juventus na decisão há 30 anos, despontaram nomes como o zagueiro Marcelo Barreto e a dupla de ataque Franklin e Silvio (que marcou o gol do título). Nas outras edições, o Fluzão viu nomes como Carlos Alberto Pintinho, Edinho, Eduardo e Marcelo surgirem.
FLAMENGO - 4 títulos
Outro clube carioca que gritou "é campeão" várias vezes na Copinha foi o Flamengo. A equipe venceu as edições de 1990, 2011, 2016 e 2018.
Na edição mais recente, a equipe que levou a melhor sobre o São Paulo na final contava com nomes como Hugo Moura, Bill e Pepê. Em outras edições, o Rubro-Negro apresentou Djalminha, Marcelinho Carioca, Paulo Nunes, Felipe Vizeu e Vinicius Júnior.
INTERNACIONAL - 4 títulos
O Internacional também deu a volta olímpica na Copa São Paulo de Futebol Júnior em quatro oportunidades. A equipe foi campeã em 1974, 1978, 1980 e 1998.
A equipe comandada por Guto Ferreira tinha o futuro pentacampeão mundial Lúcio como capitão e promessas como Diogo Rincón e Fábio Pinto. Além da equipe que bateu a Ponte Preta nos pênaltis, o Colorado apresentou na Copinha um de seus maiores ídolos: Paulo Roberto Falcão.
SANTOS - 3 títulos
O Santos vem logo em seguida no panteão de campeões da Copinha. São três títulos, nos anos de 1984, 2013 e 2014.
Em sua conquista mais recente, o Peixe concretizou seu 100% de aproveitamento no clássico diante do Corinthians. A equipe tinha nomes como Serginho, Malcom e Stéfano Yuri. Na competição, os santistas já apresentaram Neymar, Ganso e Alan Patrick.
SÃO PAULO - 3 títulos
Finalista da Copinha neste ano, o São Paulo já conquistou em outras três oportunidades a competição: nos anos de 1993, 2000 e 2010.
No seu título mais recente, o Tricolor paulista (que bateu o Santos nos pênaltis na final) tinha o consagrado volante Casemiro, além do meia Lucas Moura, Bruno Uvini, Rafinha e Lucas Gaúcho. Em outras edições, o São Paulo ainda apresentou Rogério Ceni, Kaká e Diego Tardelli.
ATLÉTICO-MG - 3 títulos
O Atlético-MG também contabiliza três títulos da Copinha em sua história. O Galo foi campeão das edições de 1975, 1976 e 1983.
Na sua conquista mais recente, a equipe que bateu o Botafogo-SP tinha nomes como Arturzinho, Paulão e Alvarenga. Na meta, ficava o goleiro Mauricio.
PORTUGUESA - 2 títulos
A Portuguesa vem em seguida na lista de campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe foi campeã nos anos de 1991 e 2002.
Em seu título mais recente, a surpreendente Lusa, que despachou favoritos e venceu o Cruzeiro na decisão, contava com Júnior Gaino como capitão e revelou nomes como Alex Afonso e Rafinha. Nas edições anteriores, a Portuguesa revelou a grande lembrança de um camisa 10 chamado Dener.
PONTE PRETA - 2 títulos
Também com dois títulos, a Ponte Preta mantém sua tradição no futebol paulista. A Macaca foi vencedora por duas vezes seguidas: em 1981 e 1982.
Em sua conquista mais recente, a equipe contou com o goleiro Sérgio (que mais tarde ganhou espaço em clubes como Cruzeiro, Internacional e Santos, atuando até na Seleção Brasileira) e a dupla de ataque Chicão e Mauro. A Macaca também revelou nomes como Fábio Luciano e André Cruz.
NACIONAL-SP - 2 títulos
O Nacional-SP completa a lista de times com dois títulos na Copinha. O Ferrinho sagrou-se campeão em 1972 e 1988.
Em sua conquista mais recente, a equipe que desbancou favoritos como Flamengo e Bahia contou com nomes que ganharam espaço no futebol paulista. Mil, Zé Índio e Marco Aurélio foram destaque na equipe, que sacramentou seu título num 3 a 0 sobre o América-SP.
FIGUEIRENSE - 1 título
O Figueirense sagrou-se campeão da Copa São Paulo de 2008. A equipe comandada por Rogério Micale tinha o lateral-esquerdo William Matheus (que teve passagens por Vasco, Palmeiras e Coritiba) e a dupla de ataque Marquinhos e Marcelo. Na final, o Figueira bateu o Rio Branco-SP por 2 a 0.
CRUZEIRO - 1 título
Em 2007, foi a vez do Cruzeiro sentir o gosto de ser campeão da Copinha. A Raposa bateu o São Paulo nos pênaltis e revelou jogadores para o futebol.
Além do goleiro Rafael, quem chamou atenção na competição foi o volante Luiz Fernando e o atacante Guilherme, artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, mais tarde, destacou-se na equipe celeste e no rival Atlético-MG.
AMÉRICA-SP - 1 título
No ano de 2006, o América-SP surgiu como "sensação" e ganhou o troféu da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Rubro, que venceu o Comercial-SP nos pênaltis, contou com o brilho de André Zuba e a força de nomes como Elias Negão, Nenê e Julio Cesar para garantir o seu troféu.
SANTO ANDRÉ - 1 título
Em 2003, houve surpresa na lista de campeões da Copa São Paulo. O Santo André desbancou o favoritismo do Palmeiras e, nos pênaltis, deu a volta olímpica. O Ramalhão contava com o faro de gol de Nunes (que também atuou por Vasco, Coritiba e atualmente está no futebol candango) e com o promissor Tássio.
ROMA BARUERI - 1 título
O itinerante Roma Barueri também fez sua graça na Copinha. O clube (que atualmente tem sede em Apucarana) arrancou um heroico 4 a 4 contra o São Paulo e, depois, venceu nos pênaltis o São Paulo.
O time de empresários não tinha grandes estrelas e chamou atenção na competição por nomes como Gledson e Rogerinho. Porém, meses depois, sua conquista ficou maculada: foi descoberto que vários jogadores tinham idade adulterada, e o caso foi parar na CPI da Nike/CBF. O São Paulo chegou a cogitar a realização de outra final, mas a punição ficou restrita aos "gatos" da equipe.
LOUSANO PAULISTA - 1 título
Em 1997, houve outra surpresa na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Lousano Paulista (hoje Paulista) derrubou, nos pênaltis, o favoritismo do Corinthians. A equipe de Jundiaí, comandada pelo técnico Giba, tinha como destaques Neno, Claudinho e Adelque.
AMÉRICA-MG - 1 título
O América-MG também consolidou sua força nas categorias de base em 1996. A equipe derrotou justamente um rival mineiro na decisão: o Cruzeiro. Naquela edição, o Coelho apresentou o pentacampeão mundial Gilberto Silva, o lateral-direito Evanílson, que seria campeão da Copa América de 1999 com a Seleção Brasileira, além de William e Rinaldo. O clube, durante a história da Copa São Paulo, se notabilizou por apresentar Fred.
GUARANI - 1 título
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1994, o Guarani teve revelações que ganhariam destaque no futebol brasileiro. Da equipe que bateu o São Paulo na decisão, ganharam destaque o goleiro Pittarelli e o atacante Luizão.
VASCO - 1 título
Finalista da edição de 2019, o Vasco tenta seu segundo título na competição. O Cruz-Maltino já tinha sido campeão em 1992, justamente quando bateu o São Paulo nos pênaltis.
Além de Valdir, que foi artilheiro e autor do gol na decisão, ganharam espaço no futebol nomes como Leandro Ávila, Yan, Gian, Tinho, Alex e outro jogador que não disputou a final porque já estava entre os profissionais: Edmundo. Porém, o camisa 10 da equipe, Vitor Pereira, viu sua trajetória marcada por lesões.
JUVENTUS - 1 título
No ano de 1985, o Juventus trouxe sua geração mais promissora. Da equipe que bateu o Guarani na decisão, o Moleque Travesso apresentou nomes como Rui, Paulinho, Raudinei, Marquinhos e Betinho.
MARÍLIA - 1 título
O Marília entrou para a história em 1979, ao se tornar o primeiro time do interior de São Paulo a se sagrar campeão da Copinha. O Tigrão que bateu o Fluminense por 2 a 1 contava com nomes como Jair, Luís Silvio e Fernando.
Aproveite o nosso serviço de cupons para comprar mais barato em melhores lojas online do Brasil:
- cupons de desconto ClickBus
- cupons de desconto C&A
- promoções Amazon
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias