As conquistas na carreira e o prêmio de melhor do mundo por cinco vezes fazem de Messi um dos maiores jogadores da história. Não à toa, volta e meia aparece alguma promessa no futebol mundial com o apelido de 'Novo Messi'.
O caso mais recente é do jovem Matías Lacava, o 'Messi da Venezuela' que trocou a Lazio pelo Benfica. E, se depender do histórico de jogadores que receberam a famosa alcunha, o peso em receber o nome do craque argentino pode não ser sinônimo de carreira de sucesso.
Além do Messi original, algum outro 'Messi' brilhou? O LANCE! mostra abaixo dez casos de jogadores que foram comparados com o astro do Barcelona.
Messi de Xerém
Wellington Nem se tornou o queridinho da torcida do Fluminense em uma época estrelada da equipe, que contava com Deco, Fred e Thiago Neves. Cria da base do Tricolor, Nem foi emprestado ao Figueirense 2011 onde se destacou. De volta ao Flu, continuou brilhando com seu futebol rápido e envolvente.
Messi Black
Muitos se lembram do meia Mazinho no Palmeiras, mas foi em sua passagem pelo Oeste, onde ele brilhou na Série B do Brasileiro de 2017, que recebeu o apelido de Messi Black. Além da equipe de Itápolis, o jogador já defendeu também vários clubes do interior paulista, além de uma curta passagem pelo Japão.
Messi Negro
Maranhão recebeu a famosa alcunha quando atuava pela Chapecoense. Ao ser contratado pelo Fluminense, em 2016, o jogador brincou sobre a situação e mostrou pés no chão: 'Não dá para comparar. Sou o Maranhão e tenho muito a desenvolver o meu futebol.
Messi da Venezuela
Matías Lacava é filho de polêmico político cogitado para a sucessão de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. Mas no âmbito esportivo o garoto vem chamando a atenção e fechou recentemente um contrato com o Benfica, após dois anos na Lazio.
Messi Japonês
Quando tinha dez anos de idade, em 2011, Takefusa Kubo foi convidado para conhecer o centro de formação do Barcelona. Lá ficou, brilhou na base do clube catalão, recebeu o famoso apelido, mas não conseguiu subir para o time principal. Atualmente, o 'Messi Japonês' defende o FC Tokyo.
Messi Coreano
Seung-Woo Lee é outro asiático que atuou na base do Barcelona e se destacou no Mundial Sub-20 de 2017. O apelido parece ter também pesado para o jovem da Coreia do Sul, que se transferiu para o modesto Verona, da Itália, após sair do clube catalão.
Messi Brasileiro
Considerado uma das principais promessas do Santos, Tiago Luis chamou a atenção do Real Madrid em 2008 a ponto do principal jornal da capital espanhola chamá-lo de 'Messi Brasileiro'. Tiago Luis recusou o gigante espanhol e recentemente trocou o Goiás pelo São Bento.
Messi Espanhol
Deulofeu parece que não gostou de ser o 'Messi Espanhol', apelido conquistado na época de Barcelona. Recentemente, o jogador do Watford classificou a comparação como 'terrível': 'Isso não é bom para um jogador jovem'.
Messi africano
O camaronês Youssoufa Moukoko ganhou o apelido graças a sua ascenção na base do Borussia Dortmund. Com apenas 13 anos, a promessa já defendia o sub-17 do time alemão. O jogador terminou a última temporada com 40 gols em 28 jogos, chamando a atenção de olheiros do Barcelona.
Messi mexicano
Diego Lainez chegou nesta janela ao Betis após ganhar notoriedade no América do México. O clube espanhou disputou uma queda de braço com o Ajax pela promessa latina, e pagou R$ 64 milhões pelo jogador. Em sua apresentação, Lainez foi perguntado sobre o apelido, mas preferiu ser curto nas resposta: 'Contente pelas comparações, mas estou trabalhando forte para conquistar os meus objetivos'.