O São Paulo tem passado por um bom momento na temporada, muito por conta da participação significativa dos garotos da base do clube. Com eles no elenco, a torcida começou a vislumbrar novos horizontes para o ano, ainda mais depois de chegar à final do Paulistão. Agora, mais uma joia de Cotia integrará o profissional. Trata-se do zagueiro Morato.
Assim, são 13 os atletas provenientes da famosa base do clube, multicampeã e conhecida internacionalmente pela revelação de novos talentos. É verdade que alguns não têm tido muitas chances para jogar, porém aqueles mais prestigiados por Cuca, estão fazendo a diferença. Veja na galeria abaixo quais são os garotos de Cotia que fazem parte do elenco profissional:
MORATO - ZAGUEIRO - 17 ANOS
Felipe Rodrigues da Silva, mais conhecido como Morato, chamou a atenção de Cuca em um treino com o sub-20 na semana retrasada e, agora que voltou de um período de atividades com a Seleção Brasileira sub-18, o convocou para ser observado de perto no CT da Barra Funda. Campeão da Copa São Paulo de 2019, o zagueiro foi um dos destaques da equipe na competição. Além disso conquistou outros títulos na base do clube, onde está desde 2015.
HELINHO - ATACANTE - 19 ANOS
Promovido para o profissional por Diego Aguirre em junho do ano passado, Helinho ainda demorou para estrear, mas fez isso em alto estilo, marcando um golaço,no empate com o Flamengo, por 2 a 2, em novembro de 2018, em partida válida pelo Brasileirão. Naquela ocasião ele substituiu Anderson Martins, no intervalo da partida. De lá para cá tem oscilado em suas atuações.
LUAN - VOLANTE - 20 ANOS
Promovido ao time de cima no meio da última temporada, Luan estreou como profissional diante do Corinthians, no Morumbi, no dia 21 de julho de 2018. De lá para cá, passou a ser elogiado por todos no CT da Barra Funda e teve seu trabalho reconhecido pela diretoria. Atualmente, suas atuações e sua função em campo são consideradas essenciais para as mudanças de rumo do time.
LIZIERO - MEIO-CAMPISTA - 21 ANOS
Chegou ao São Paulo com 12 anos e sempre se destacou pela versatilidade, podendo jogar em mais de uma posição no campo. Promovido aos profissionais em março do ano passado, fez sua estreia naquele mesmo mês, contra o Red Bull, pelo Paulistão. Passou a ser homem de confiança de Aguirre, mas sofreu com lesões. Em 2019, voltou a esses status com Mancini e Cuca.
IGOR GOMES - MEIA - 20 ANOS
Desde os 12 anos alojado no CT de Cotia, Igor Gomes foi promovido ao elenco profissional em 2018, mas só passou a ganhar chances neste temporada, especialmente na fase de mata-mata do Paulistão, em que decidiu o primeiro jogo das quartas de final, diante do Ituano. É visto no clube como uma grande promessa e com muito potencial para desenvolver ainda mais sua qualidade.
BRENNER - ATACANTE - 19 ANOS
Chegou ao São Paulo com 11 anos de idade para integrar as categorias de base do clube e foi promovido aos profissionais no meio de 2017. Seu status de joia tricolor criou expectativas demais em cima de um jovem de 17 anos, que oscilou muito de lá para cá e até foi "ultrapassado" por outros jovens que vieram de Cotia depois. No entanto permanece no grupo.
LUCAS KAL - ZAGUEIRO - 23 ANOS
Está no São Paulo desde os 13 anos de idade, mas estreou na equipe profissional do São Paulo em 2018, como volante, nos minutos finais de uma vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Brasileirão. Pouco depois, foi emprestado ao Vasco - já havia sido cedido a Paraná e Guarani anteriormente. Em sua volta ao clube, tem sido pouco utilizado.
WALCE - ZAGUEIRO - 20 ANOS
Walce chegou ao São Paulo com 12 anos de idade e foi integrado ao elenco principal após o Sul-Americano sub-20 de 2019. Em Cotia, o zagueiro conquistou nove títulos, acumulou convocações para a Seleção Brasileira e demonstrou versatilidade. Estreou como profissional no início de maio, diante do Flamengo, pelo Brasileirão. Atualmente é titular da zaga tricolor.
JONAS TORÓ - ATACANTE - 19 ANOS
Outro jogador de grande destaque na base tricolor, Jonas Toró chegou para as categorias de base do clube emprestado pelo Primavera, mas suas atuações chamaram a atenção e o São Paulo resolveu comprar o jogador, que neste ano quase foi cedido para a Chapecoense, mas foi "resgatado" pela comissão técnica de Cuca. Estreou no profissional no fim de abril e tem sido utilizado.
LUCAS PAES - GOLEIRO/JÚNIOR - GOLEIRO/RODRIGO - ZAGUEIRO
Os goleiros Lucas Paes (21 anos) e Júnior (20 anos) são, respectivamente, o terceiro e o quarto na hierarquia da posição, e têm sido pouco aproveitados pela comissão técnica até aqui. Assim como o zagueiro Rodrigo (20 anos), que atuou apenas na Florida Cup, são no momento os jovens formados na base com menos participação, apesar de fazerem parte do elenco profissional.
ANTONY - ATACANTE - 19 ANOS
Atualmente é o mais badalado jovem da base tricolor que integra o elenco profissional. Promovido em setembro do ano passado, passou a ter mais chances em 2019, depois fazer uma excelente Copa São Paulo e de disputar o Sul-Americano sub-20 pela Seleção Brasileira. Decisivo na campanha do vice-campeonato paulista, é um dos principais jogadores da equipe.