Performar, extremos… Os significados do ‘Titês’, a linguagem de Tite

Técnico foi criticado por alguns jornalistas pela linguajar complexo durante entrevistas e a forma como orienta os jogadores da Seleção Brasileira

Escrito por

Não é de hoje que Tite é criticado pela forma como conduz entrevistas coletivas ou as instruções a seus jogadores. O treinador da Seleção Brasileira costuma usar frases como “último terço”, “extremos desequilibrantes” e “performar com resultado”. O LANCE! resolveu facilitar sua vida e fazer um pequeno dicionário para entender as palavras mais utilizadas pelo treinador

TREINABILIDADE

O técnico Tite (Foto: Pedro Martins / MoWA Pre)

Segundo Tite, treinabilidade nada mais é que é a capacidade que os jogadores têm de evoluírem durante as atividades, ou seja, é treinando que se evolui, que se melhora, por exemplo, finalização, posicionamento e etc.

PERFORMAR COMO RESULTADO

O treinador Tite (Foto: Créditos: Lucas Figueiredo/CBF)

Para Tite, ''performar como resultado" é o mesmo que desempenhar, realizar algo, atuar. No empate contra o Panamá, por exemplo, Tite usou a expressão para justificar o mal desempenho da equipe.

– Quando formos para a Copa América, faremos as devidas escolhas para performar melhor. Minha expectativa era de ser mais criativo – disse.

ÚLTIMO TERÇO 

O treinador Tite (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Para Tite, o campo é dividido em três trechos, denominados terços. O último deles é o setor de ataque do campo, os outros dois são a defesa e o meio de campo. Resumindo, para Tite, último terço nada mais é do que o entrosamento entre os jogadores no setor de ataque.

EXTREMOS DESEQUILIBRANTES

O treinador Tite, com Neymar (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Um dos termos mais complexos e também um dos com explicação mais fáceis de entender. Um bom exemplo de extremos desequilibrante é Neymar, que atua no ataque, pelos extremos (pontas) e faz jogadas individuais que desequilibram a marcação adversária e possibilitam chances de gol.

Siga o Lance! no Google News