A Liga dos Campeões está na reta final e apenas quatro times sobreviveram para fazer as semifinais do torneio mais disputado do Velho Continente. Liverpool, Tottenham, Barcelona e Ajax entrarão em campo daqui a duas semanas para decidir quem estará na grande final em Madri, no dia 1º de junho.
Cada um com sua característica, os quatro times postulantes ao título europeu mostram que o futebol ofensivo é a tônica do momento e que a Champions terá um campeão que joga para frente, em meio a tantos sistemas defensivos. O LANCE! destrincha as semifinais para você ficar por dentro de tudo. Veja!
SEMIFINAL SURPRESA
Dado como praticamente eliminado na fase de grupos, o Tottenham conseguiu ressurgir na Liga dos Campeões, arrancar uma classificação heroica e avançar ao mata-mata. Nas oitavas, bateu o favorito Borussia Dortmund e nas quartas desbancou o todo poderoso Manchester City, nos gols marcados fora de casa.
E agora, na semifinal, os Spurs enfrentarão nada menos do que um tetracampeão europeu, o Ajax. O time holandês saiu de um grupo da morte com Benfica e Bayern de Munique, eliminou Real Madrid e Juventus no mata-mata com um futebol vistoso e convincente, e chega como grata surpresa.
FINAL ANTECIPADA?
Se de um lado das semifinais os times chegam como 'azarões', o outro é tido como um final antecipada, com dois dos grandes favoritos ao título da Liga dos Campeões da temporada.
O Barcelona, invicto até aqui na Champions, chega com Messi sendo novamente decisivo e embalado pela classificação incontestável frente ao Manchester United. Já o Liverpool, líder da Premier League, chega como um dos times a jogarem o melhor futebol da Europa e que vai fazer jogo duro com os catalães nos dois jogos.
ARTILHARIA EM JOGO
Como era de se esperar, o líder da artilharia da Champions League até o momento é ninguém menos do que Lionel Messi, com 10 gols marcados, contando os dois marcados frente ao Manchester United nas quartas de finais.
No entanto, a surpresa é na vice-artilharia. Nada de Cristiano Ronaldo ou Roberto Firmino, mas sim Dusan Tadic. O jogador do Ajax, que é bem verdade que está atuando desde a pré-Champions, é o segundo goleador da competição com nove gols.
OS NÚMEROS
O Barcelona é o único time que chega sem ter perdido uma partida na Liga dos Campeões até aqui. Os catalães fizeram 10 partidas, com sete vitórias e três empates. Marcaram 23 gols e sofreram apenas seis. Já do outro lado da semifinal, o Liverpool tem seis vitórias, um empate e três derrotas, com 18 gols marcados e nove sofridos.
Na outra semifinal, o Ajax é o time com mais jogos na Champions, já que disputa o torneio desde a primeira fase eliminatória. Os Holandeses fizeram 16 partidas, venceram nove, empataram seis e perderam apenas uma, com 32 marcados e 14 sofridos. Já o Tottenham fez 10 jogos, venceram cinco, empataram dois e perderam três, com 17 gols marcados e 15 sofridos.
PATINHO FEIO?
O Tottenham, apesar de jogar um futebol bem legal de assistir, é um dos poucos times da Europa que não gastaram nada na última janela de transferências, e além disso, chegam para estas semifinais como o único time que ainda não chegou em uma final de Liga dos Campeões.
A melhor campanha dos Spurs na Champions foi na temporada 1961/1962, quando chegou na semifinal da competição e foi eliminado para o Benfica. Na contramão, Ajax, Barcelona e Liverpool somam 14 títulos europeus, cinco para os ingleses, cinco para os catalães e quatro para os holandeses.