Quem será o campeão da Premier League? Confira o raio-x da disputa
Liverpool e Manchester City brigam ponto a ponto para saber quem será o campeão inglês no dia 12 de maio; Citizens terão a tabela mais complicada e Reds torcem por tropeço
Daqui a menos de um mês a Premier League terá o seu campeão levantando a taça tão sonhada pelos 20 clubes que a disputam. Liverpool e Manchester City, ponto a ponto, brigam pelo troféu e pela alcunha de campeão inglês da temporada 2018/2019, mas conquistar o título não será uma tarefa muito fácil.
Restam apenas quatro rodadas (cinco para o City) para o final da competição e os dois postulantes ao título estão separados por apenas dois pontos e podem chegar a uma incrível marca de um campeão com 100 pontos, e o vice-campeão com 97.
Mas até o dia 12 de maio muita coisa pode acontecer, as equipes podem ser derrotadas e desperdiçar pontos pelo meio do caminho e é por conta disso que o LANCE! mostra um raio-x da disputa entre os Reds e os Citizens pelo título do campeonato mais disputado da Europa.
TABELA FAVORÁVEL OU COMPLICADA?
A disputa ponto por ponto pela liderança da liga provavelmente será levada até a última rodada, no dia 12 de maio. No entanto, até lá os times terão quatro (cinco para o City) compromissos até o encerramento da competição.
O Liverpool tem uma tabela considerada 'mais tranquila', já que enfrenta Cardiff (fora), Huddersfield (casa), Newcastle (fora) e Wolverhampton (casa). Já o Manchester City terá que encarar Tottenham (casa), Burnley (fora), Leicester (casa), Brighton (fora), além do jogo atrasado contra o Manchester United, clássico que pode ter efeito decisivo na briga pelo título.
O QUE ESTÁ EM JOGO?
Para o Manchester City, o título desta temporada significa o bicampeonato consecutivo para o clube e Guardiola, e o quarto nas últimas dez edições da Premier League. Além do mais, representaria mais uma demonstração de potencial de crescimento do clube, que almeja voos altos no cenário do futebol europeu.
Já para o Liverpool, o título da Premier League é uma obsessão. Apesar de ser o segundo maior campeão inglês, os Reds jamais conquistaram a era moderna da competição, que começou em 1992, e estão desde 1990 sem vencer o campeonato. No período, viram o Manchester United ultrapassá-lo como maior campeão, com a série de títulos da era de Alex Ferguson.
PERSONAGENS
Se na temporada passada Mohamed Salah foi o principal jogador do Liverpool no campeonato, Virgil Van Dijk e Sadio Mané assumiram o posto nesta edição da Premier League. O zagueiro e o atacante se destacaram durante todo o campeonato e chegam na reta final como os principais nomes dos Reds na briga pelo título.
Já do lado do Manchester City, ninguém está jogando mais do que Raheem Sterling. O jovem camisa 7 dos Citizens se tornou o jogador mais decisivo da equipe e vem marcando gols importantes para que o time de Pep Guardiola siga na disputa até o fim.
CONFRONTO DIRETO
Apesar de não se enfrentarem mais até o final do campeonato, Manchester City e Liverpool protagonizaram grandes jogos quando se encontraram ao decorrer da Premier League. Em Anfield, no jogo do turno, em 7 de outubro de 2018, os Citizens tiveram a chance de vencer com um pênalti, mas Mahrez isolou a cobrança.
Já no jogo do returno, no Etihad Stadium, o Manchester City novamente endureceu o confronto e quebrou a então invencibilidade do Liverpool na Premier League com uma vitória por 2 a 1, no dia 3 de janeiro de 2019.
OS TÉCNICOS
Rivais desde os tempos de Bundesliga, quando Klopp era o comandante do Borussia Dortmund e Pep Guardiola era o técnico do Bayern de Munique, os treinadores são sempre protagonistas de grandes jogos quando suas equipes se enfrentam, muito por conta de seus estilos até certo ponto semelhantes.
No total, foram 16 embates entre os 'professores' contando Alemanha e Inglaterra, e o técnico alemão leva a melhor. Klopp tem oito vitórias e Guardiola tem seis, com apenas dois empates entre os dois.
CHAMPIONS LEAGUE
Aliada a disputa da Premier League, a Liga dos Campeões está afunilando e chega aos seus últimos momentos, justamente com Liverpool e Manchester City entre os oito times que restaram nas quartas de finais da competição mais importante do Velho Continente.
Nos jogos de ida, o Liverpool venceu o Porto por 2 a 0 e o City foi derrotado pelo Tottenham por 1 a 0. Contudo, caso os dois times consigam a classificação para as semifinais, as atenções dos times serão divididas entre as duas competições e o calendário pode acabar sendo fator decisivo na disputa do título inglês.