O Troféu Osmar Santos, criado pelo LANCE! em 2004, é entregue ao clube que faz a melhor campanha no primeiro turno do Brasileirão. Desde a sua criação, várias equipes levaram a honraria. Nesta temporada, Flamengo e Santos têm a possibilidade de ficar com o prêmio. As duas equipes brigam pela liderança e jogam neste sábado, às 17h, no Maracanã, pela última rodada do primeiro turno. O Fla lidera com 39 pontos, seguido do Peixe com 36.
O LANCE! mostra o panorama desta disputa, quem venceu o troféu na história e outras curiosidades do prêmio, que homenageia o locutor Osmar Santos, grande nome do jornalismo esportivo brasileiro.
Criação do troféu
O Troféu Osmar Santos foi criado pelo LANCE! em 2004, em homenagem ao ex-locutor Osmar Santos, um dos grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Hoje com 70 anos, Osmar sofreu um acidente em dezembro de 1994 que afetou sua fala, o que fez com que encerrasse a carreira precocemente.
Além do Osmar Santos, o Troféu João Saldanha é entregue ao clube campeão do segundo turno do Brasileirão. Criado no mesmo ano, a honraria é em homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira e ex-jornalista.
Flamengo x Santos: quem leva o troféu?
Flamengo e Santos são as únicas equipes que têm chance de levar o Osmar Santos nesta temporada. O Mengão está na liderança do Brasileiro, com 39 pontos, seguido pelo Peixe, com 37.
Sendo assim, para o Fla conquistar o prêmio, basta um empate na partida de sábado, às 17h, no Maracanã. O Santos só ganha a melhor campanha do primeiro turno se vencer o Flamengo.
Predomínio paulista
Os clubes paulistas predominam quando o assunto é a conquista do Osmar Santos. Desde que foi criado em 2004, o prêmio foi para o estado de São Paulo em nove oportunidades das 15 edições realizadas.
O Corinthians é o maior campeão, com quatro conquistas (2005, 2011, 2015 e 2017), seguido pelo São Paulo com três (2006, 2007 e 2018). Santos (2004) e Palmeiras (2016) possuem um título cada.
Campeão do primeiro turno, mas não campeão nacional
Nem sempre quem vence o primeiro turno do Brasileiro e leva o Osmar Santos vence o campeonato no final da temporada. Esta situação aconteceu quatro vezes em 15 edições do troféu.
Em 2008, o Grêmio venceu o primeiro turno, mas quem faturou o Brasileirão foi o São Paulo, que terminou o turno na 4ª colocação. O Grêmio terminaria o campeonato na 2ª posição. Já em 2009, o Internacional foi o campeão do turno, mas ficou com o vice-campeonato. O campeão foi o Flamengo, clube que pulou do 7° lugar no turno, para o título.
Na temporada de 2012, a escrita foi novamente quebrada. O Atlético-MG, campeão do turno, acabou ficando com o vice-campeonato, enquanto o vice-líder no turno, Fluminense, ficou com a taça. A última vez que aconteceu isso foi em 2018. O São Paulo ganhou o primeiro turno, mas perdeu o título para o Palmeiras, sendo o primeiro time que venceu o primeiro turno e terminou o campeonato abaixo da 2ª posição, ficando em 5º lugar.