A semana foi bastante agitada nos mercados nacional e internacional. No Brasil, as equipes já começaram a montar seus elencos para a próxima temporada. No exterior, os clubes procuram reforços para completar o grupo para a segunda parte das principais competições.
O LANCE! preparou um resumo com os destaques do vaivém desta semana. No Brasil, o Vasco esteve bastante ativo no mercado e está perto de anunciar os primeiros reforços. Na Europa, o Manchester United confirmou a demissão de Jose Mourinho.
VASCO PERDE MARTÍN, MAS ENCAMINHA REFORÇOS
O Vasco esteve bastante ativo no mercado da bola nesta semana. Após mais de 200 jogos, o goleiro Martín Silva se despediu do Gigante da Colina. O uruguaio acertou com o Libertad para a próxima temporada.
Apesar da saída de Martín, o Vasco já começou a encaminhar os primeiros reforços. Para a lateral direita, o paraguaio Cáceres tem negociações avançadas para ocupar posto. Do lado esquerdo, Danilo Barcelos chegará a São Januário por empréstimo junto ao Atlético-MG. Bruno César chega, junto ao Sporting, como o grande reforço para 2019 e, no ataque, Ribamar pode chegar.
UNITED DEMITE MOURINHO E CONTRATA EX-ATACANTE
José Mourinho não resistiu no comando do Manchester United. O clube inglês anunciou, na última terça-feira, por meio de um comunicado, a demissão do treinador português, que foi responsável pelo pior início de Premier League da história dos Red Devils.
Para o lugar de Mourinho, o Manchester United anunciou a contratação de Ole Gunnar Solskjaer, ex-jogador do clube. O norueguês estava comandando o Molde FC, do seu país, desde 2010.
SÃO PAULO ACERTA COM ATACANTE PABLO E OUTROS DOIS REFORÇOS
O São Paulo anunciou na tarde da última quarta-feira a contratação do atacante Pablo, do Athletico-PR. O jogador de 26 anos, campeão e artilheiro da última Copa Sul-Americana, assinou um vínculo válido até dezembro de 2022. É o terceiro reforço anunciado para 2019, depois dos laterais Igor Vinícius e Léo Pelé.
- Fico arrepiado só de pensar que vou jogar no São Paulo. Iniciamos as conversas já faz algum tempo, o São Paulo sempre foi minha primeira opção pelo projeto que me foi apresentado, pela história do clube. Depois que acabou a Sul-Americana, conversei com o meu pai e com o pessoal que trabalha comigo, eles me perguntaram o que eu queria e eu falei que queria o São Paulo. É uma alegria enorme, pela história, por tudo o que o clube representa - disse o novo reforço são-paulino.
SORNOZA DESEMBARCA EM SÃO PAULO PARA FECHAR COM O CORINTHIANS
O meia Sornoza chegou a São Paulo na manhã da última quarta-feira para passar por exames médicos no Corinthians. Mesmo antes de assinar o contrato por quatro anos, o jogador equatoriano já projetou ser campeão pelo Timão.
- Quem não quer jogar no Corinthians? Sou jogador que gosta de desafios, estou aqui para isso e, se Deus quiser, vou ser campeão com essa camisa que é muito pesada aqui no Brasil - disse Sornoza, em entrevista ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
BOTAFOGO ACERTA COM CAVALIERI E FERRAREIS
O Botafogo anunciou na última quinta-feira as já aguardadas contratações de Diego Cavalieri e Gustavo Ferrareis para a temporada 2019. Ambos assinaram vínculo de um ano com o clube carioca, sendo que o volante chega por empréstimo junto ao Internacional.
Diego Cavalieri tem 36 anos e acumula passagens por Fluminense, Palmeiras e Seleção Brasileira. Já Gustavo Ferrareis é meia, tem 22 anos e estava no Figueirense na temporada recém-encerrada.
PALMEIRAS ANUNCIA MAIS DOIS REFORÇOS
O Palmeiras acertou a contratação de mais dois jogadores, na última quarta-feira. O volante Matheus Fernandes, ex-Botafogo e o atacante Carlos Eduardo, que estava no Egito. Ambos assinaram por cinco temporadas. Nesta sexta, o clube anunciou mais um reforço: Felipe Pires, que estava no Hoffenheim (ALE).
IBRAHIMOVIC RENOVA COM O LOS ANGELES GALAXY
O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic e o Los Angeles Galaxy colocaram um ponto final nas especulações acerca da sua saída do clube norte-americano na última segunda-feira segunda-feira. Por meio de um vídeo lançado nas redes sociais do clube de Los Angeles com a legenda de “negócios inacabados”, o time dos Estados Unidos colocou imagens de várias televisões com notícias relatando possíveis destinos para Ibra.
FLAMENGO FAZ PROPOSTA POR BRUNO HENRIQUE
O Santos recebeu uma oferta superior aos R$ 20 milhões do Flamengo pelo atacante Bruno Henrique. A negociação envolve também mais dois atletas do plantel, ambos seriam cedidos por empréstimo. O valor exato não foi confirmado pelo Peixe, mas a tendência é de que a proposta seja recusada. Bruno Henrique é um dos atletas preferidos do novo técnico Jorge Sampaoli e, por isso, dificilmente será negociado antes da pré-temporada.
A informação foi inicialmente publicada pelo jornalista Jorge Nicola, do Yahoo. Em sua chegada ao Santos, Sampaoli deixou claro o desejo de contar não só com Bruno Henrique, mas também com os laterais Victor Ferraz e Dodô, todos envolvidos em especulações do mercado. Ferraz, inclusive, chegou a se acertar com o São Paulo, mas viu o negócio melar com a vinda do argentino.
BARCELONA CONTRATA ZAGUEIRO
Como já era esperado, o Barcelona oficializou a contratação do zagueiro Jeison Murillo. O defensor de 26 anos chega ao clube catalão cedido por empréstimo do Valencia até o final da temporada. Ao final do vínculo, há a possibilidade de compra, desde que os culés paguem 25 milhões de euros.
Esta é a primeira contratação do time blaugrana nesta janela de transferências, que, na verdade abre em janeiro. Na Espanha, ele concorrerá com Lenglet, Umtiti, Vermaelen e Piqué. Vale salientar que os dois últimos já têm mais de 30 anos, enquanto Umtiti sofre com lesões e recupera-se de uma cirurgia.
FERNANDO DINIZ É O NOVO TÉCNICO DO FLUMINENSE
Após pequena novela, debates políticos e discussão sobre nomes, Fernando Diniz foi anunciado pelo Fluminense e dirigirá a equipe em 2019. O contrato é de uma temporada. Peça fundamental na negociação, o diretor executivo Paulo Angioni foi o responsável por fazer a ponte até o acerto.
Fernando Diniz ganhou status de prioridade no Tricolor. Aos 44 anos, acumula trabalhos em clubes como Audax, Oeste e Athletico-PR. Como jogador, teve passagem pelo Flu nos anos entre 2000 e 2003, com 60 jogos e sete gols. Foi no Tricolor onde passou mais tempo na carreira.