Veja um panorama das equipes do ‘interior’ que disputam o Paulistão-19

Conheça um pouco dos 12 times que buscarão evitar a hegemonia dos quatro grandes do Campeonato Paulista. Quatro delas despontam como favoritas a garantir vaga nas quartas

Escrito por

A cada ano que passa, os quatro grandes clubes do Paulistão parecem intensificar o investimento e, assim, aumentam a distância para os outros 12 participantes do estadual. No entanto, nem sempre as cifras e o que está no papel falam mais alto, e as equipes consideradas menores apostam no tempo maior de preparação, bem como no fator surpresa para competir no mesmo nível.

Alguns desses times, como a Ponte Preta, o Red Bull Brasil, o Guarani e o São Bento, investiram em nomes conhecidos e com experiência para poderem vislumbrar, pelo menos, uma vaga na segunda fase e, quem sabe, um espaço nas semifinais. Outros, no entanto, aparecem com poucas perspectivas e devem brigar pela permanência na elite do futebol paulista.

AS 'OUTRAS' FORÇAS DO PAULISTÃO

Pelo Paulistão, Éder Luis e Alecsandro vão reeditar no São Bento dupla que fez sucesso no Vasco na temporada 2011 (Foto: Reprodução/Vasco)

PONTE PRETA
Tradicional equipe do interior paulista, a Macaca não conseguiu vaga na segunda fase do estadual em 2018 e também falhou na missão de voltar à Série A do Brasileirão. Com menor expectativa, porém com a força de sua torcida e a rivalidade potencializada pela presença do Guarani, aposta em nomes como Gerson Magrão e Tiago Real para chegar às quartas de final. Luis Fabiano, que se recupera no clube após logo período de inatividade, pode ser o principal destaque do elenco.

RED BULL BRASIL
Outro clube que decepcionou na edição anterior e não garantiu vaga nas quartas de final. Ainda assim, tem investimento acima da média e utiliza estilo de jogo característico, mesclando categoria de base e jogadores rodados. O comando da equipe ficará por conta de Antonio Carlos Zago, que terá nomes conhecidos como o zagueiro Xandão, o goleiro Júlio César e o volante Uillian Correia. Com isso, é um dos favoritos a figurar no mata-mata contra os grandes do estado.

GUARANI
Longe da Série A1 desde a edição 2013, quando foi rebaixado, o Bugre volta para a elite do futebol paulista após ser campeão da A2 e com boa campanha no Brasileirão da Série B. A tradição, a força da torcida e a rivalidade com a Ponte Preta são os principais trunfos, mas não são os únicos. O time montado para o técnico Osmar Loss tem nomes como o zagueiro Victor Ramos, o lateral William Matheus e o atacante Thiago Ribeiro. Pinta como um dos que podem incomodar os quatro grandes.

SÃO BENTO
O ano de 2018 foi decepcionante tanto pela campanha no Paulistão, quanto na Série B do Brasileirão, porém o clube de Sorocaba não parece querer repetir os fracassos e, sob o comando de Marquinhos Santos, se reforçou bem para a disputa do estadual em 2019. Os atacantes Alecsandro, Tiago Luis e Eder Luis, o lateral Edson Ratinho, e o goleiro Renan são alguns dos nomes que foram adicionados à equipe e faz dela, talvez, a principal favorita entre os chamados pequenos do campeonato.

AS CARAS CONHECIDAS NO 'LADO B' DO PAULISTÃO

Denílson, volante ex-São Paulo e Arsenal, disputará o Paulistão pela Botafogo de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação/Botafogo-SP)

BOTAFOGO-SP
Denílson - volante - ex-São Paulo e Arsenal
Leandro Salino - lateral e volante - ex-Flamengo e longa passagem pelo futebol europeu
Renan Oliveira - meia - ex-Atlético-MG

BRAGANTINO
Marcelo Veiga - técnico - quase um símbolo do clube

FERROVIÁRIA
Gualberto - zagueiro - ex-Palmeiras

GUARANI
Victor Ramos - zagueiro - ex-Palmeiras
William Matheus - lateral-esquerdo - ex-Palmeiras e Fluminense
Thiago Ribeiro - atacante - ex-Cruzeiro, Santos e São Paulo
Osmar Loss - técnico - ex-Corinthians

ITUANO
Morato - atacante - ex-São Paulo
Marcelinho - meia-atacante - ex-Corinthians

MIRASSOL
Leandro Amaro - zagueiro - ex-Palmeiras
Wilson - atacante - ex-Corinthians

NOVORIZONTINO
Pedro Carmona - meia - ex-Palmeiras
Edson Silva - zagueiro - ex-São Paulo

OESTE
Cicinho - lateral - ex-Palmeiras e Sevilla
Mazinho - atacante - ex-Palmeiras
Matheus Jesus - volante - ex-Santos e Ponte Preta

PONTE PRETA

Luis Fabiano é destaque na Ponte Preta (Foto: Reprodução/Instagram)

Luis Fabiano - atacante - ex-São Paulo
Gerson Magrão - lateral e meio-campista - ex-Cruzeiro
Tiago Real - meia - ex-Palmeiras

RED BULL BRASIL
Xandão - zagueiro - ex-São Paulo
Júlio César - goleiro - ex-Corinthians
Uillian Correia - volante - ex-Cruzeiro e Vitória
Antonio Carlos Zago - técnico

SÃO BENTO
Renan - goleiro - ex-Internacional
Edson Ratinho - lateral - ex-Corinthians
Eder Luis - atacante - ex-Vasco e São Paulo
Tiago Luis - atacante - ex-Santos
Alecsandro - atacante - ex-Vasco, Cruzeiro e Palmeiras

SÃO CAETANO
Willians - volante - ex-Flamengo, Cruzeiro, Inter e Corinthians
Rafael Marques - atacante - ex-Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro
Cristian - volante - ex-Corinthians e Flamengo
Pintado - técnico - ex-São Paulo

OS CAMPEÕES PAULISTAS FORA DA CAPITAL E DE SANTOS

Em 2014, o Ituano foi o último clube do interior a quebrar a hegemonia dos quatro grandes do estado (Foto: Fernando Roberto/Lancepress!)

1986 - Inter de Limeira (derrotou o Palmeiras na final)
1990 - Bragantino (derrotou o Novorizontino na final)
2002 - Ituano (derrotou o União São João na final)*
2004 - São Caetano (derrotou o Paulista na final)
2014 - Ituano (derrotou o Santos na final)

*Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Paulista, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e São Caetano não participaram do estadual, pois estavam envolvidos no Torneio Rio-São Paulo

REGULAMENTO DO PAULISTÃO-2019

Troféu e bola do Paulistão-2019 (Foto: Marcelo D. Sants/Framephoto)

O Campeonato Paulista 2019 será disputado por 16 equipes e em quatro fases. Na primeira delas, os clubes participantes foram divididos em quatro grupos e jogarão em turno único apenas com adversários das outras chaves. Ao fim das 12 rodadas, os dois melhores de cada grupo avançarão para as quartas de final, respeitando os seguintes critérios de desempate: 1) maior número de vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) maior número de gols marcados; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. As duas equipes com pior campanha na primeira fase serão rebaixadas para a Série A-2 do Paulistão 2020.

Nas fases de quartas de final, semifinal e final, os jogos serão disputados no sistema mata-mata com partidas de ida e volta. Caso haja igualdade de pontos e também no saldo de gols nestes jogos, o vencedor será decidido após a cobrança de pênaltis. Sendo assim, não haverá o critério do gol marcado fora de casa.

Siga o Lance! no Google News