Vem que tem! Novo treinador e joias de Xerém: guia do Fluminense Sub-20
LANCE! montou guia e mostra com detalhes a preparação da categoria para a temporada. Tricolor estreia neste sábado, contra Bangu, às 9h30, no CT Vale das Laranjeiras
Após a classificação para a semifinal no Brasileirão Sub-20 e a eliminação para o Audax-SP na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a temporada 2019 começa para o Fluminense no sub-20. O Tricolor volta a campo neste sábado, estreando na Taça Guanabara, contra o Bangu, às 9h30, no CT Vale das Laranjeiras. O LANCE! convidou o 'Fluminense Stuff' para montar um guia da categoria: quem são as joias, o novo treinador e o que esperar? Confira!
- A expectativa é a melhor possível. Tivemos uma boa pré-temporada, bom tempo de preparação. Os amistosos foram bastante satisfatórios. Os jogadores estão motivados e preparados para a competição. Obviamente vamos crescer durante o torneio, fazer alguns ajustes. Mas, tudo que pudermos fazer na pré-temporada foi preparado para fazermos uma boa estreia contra o Bangu -declarou o técnico Gustavo Leal ao LANCE!.
ELENCO
GOLEIROS: Heitor, Iago, Marcelo, Pedro Rangel
LATERAL-DIREITO: Daniel, Wisney
ZAGUEIRO: Carlão, Danilo, Geovani, Higor, Luan
LATERAL-ESQUERDO: Cesar, Marcos Pedro
VOLANTE: André, Denilson, Emanoel, John, Marlon, Martinelli, Nascimento, Resende
MEIAS: André Luiz, Bernardo, Caio Vitor, Ewerthon, Gabriel Teixeira, Kesley
ATACANTES: Christian, Evanilson, Jeferson, Jonathan, Leandro Spadacio, Luiz Henrique, Macula, Samuel, Yago.
OS DESTAQUES
O destaque da equipe é Leandro Spadacio, atacante de 19 anos que encantou a torcida do Fluminense na última edição da Copa São Paulo. Baixinho e habilidoso, o jovem mato-grossense tem como principal característica sua movimentação, tanto pelo meio, quanto nas pontas. Além disso, tem boa bola parada e é criativo, sendo um dos que mais assiste seus companheiros.
Outro que deve brilhar em 2019 é Evanilson, que estava no Samorín e retornou no fim do ano passado ao Fluminense. Recuperado de lesão, o jogador de 19 começou bem a temporada, marcando em amistosos e chamando a atenção de Gustavo Leal. Além disso, é rodado no elenco sub-20, tendo oportunidades na categoria desde os seus 16 anos.
AS PROMESSAS
Com uma mescla da geração 2000 e 2001, que se destacaram nos últimos, elenco terá vários atletas para se ficar de olho durante o ano de 2019. No gol, Marcelo, de apenas 16 anos, é considerado a maior promessa revelada no gol tricolor nos últimos anos e será o de sua estreia na categoria, sendo um dos mais novos. Já na defesa, Calegari é o nome mais conhecido. O lateral-direito teve um grande 2018 e foi chamado para a Copinha, sendo titular no torneio e se destacando. A sua técnica se sobressaiu em vários momentos e em 2019 deve se consolidar de vez como um dos grandes nomes de Xerem.
O volante Denilson, que chamou a atenção dos torcedores no segundo semestre de 2018, promete ser um dos líderes do elenco e já chegou a treinar com os profissionais. Atuando como segundo volante, mesmo sendo meia-atacante de origem, se destacou pela qualidade no passe e boa chegada a frente. No ataque, Samuel deve ser o homem gol do time sub-20. Mesmo não tendo sido titular absoluto no ano passado, agarrou e bem a vaga de titular na Copa SP, sendo o artilheiro com cinco gols. Outros nomes como o zagueiro Geovani, os volantes André Trindade e Mateus Nascimento e o atacante Macula também merecem atenção.
O TREINADOR
Com rodagem pela base do Fluminense, Gustavo Leal terá seu primeiro ano comandando o sub-20, após a saída de Leo Percovich, que virou auxiliar de Fernando Diniz. Porém, não será um desconhecido para seu plantel. A maioria dos jogadores passaram por seus cuidados quando o mesmo era técnico das categorias sub-15 e sub-17. O mesmo também esteve no comando do Samorín como auxiliar e interino durante 2018 e teve contato com alguns jogadores emprestados pelo tricolor.
QUEM CHEGOU?
A diretoria em Xerém foi bastante ativa durante a Copinha. Entre os vários jogos da competição, alguns nomes observados pelo scout tricolor chegaram ao clube, como no caso do zagueiro Carlão, o meia Khellven e do atacante Caio Vitor. O primeiro, de só 17 anos, vem do Náutico, onde foi campeão estadual e vai atuar no time sub-20. Já o segundo, de 18 anos, chega ao Fluminense depois de boa passagem pelo Cuiabá, cedido pela Luverdense. Camisa 10, era a liderança técnica dos mato-grossenses.
Por último, o jovem do Volta Redonda, que participou da ótima campanha do Voltaço na Copa SP e garantiu dois gols. Além deles, os laterais-esquerdos Jefferson, ex-Lagarto e Yair Mendez, ex-Olimpia, também chegaram a Xerém por empréstimo. Porém, o paraguaio vai realizar testes e caso passe, vai assinar com o Fluminense.
QUEM SUBIU DO SUB-17?
A equipe Sub-17 do Fluminense, treinada por Eduardo Oliveira, foi o ponto alto de Xerém em 2019. Campeões estaduais e vices da Taça BH e da Copa do Brasil, eles foram caindo nas graças da torcida logo cedo. Praticamente todos os principais destaques foram chamados para o sub-20 como o goleiro Marcelo, o zagueiro Luan, os meias Martinelli e Wallace e o atacante Luiz Henrique.
QUEM FOI PARA O PROFISSIONAL?
Apesar dos vários reforços, alguns também deixaram a categoria e foram para o profissional. São os casos de Caio e Zé Ricardo, volantes do sub-20 e que dividiam a faixa de capitão, agora estão juntos com o elenco principal. Outra dupla também foi para o grupo de Diniz: Marcos Paulo e João Pedro. O casal 20 do sub-17, como eram chamados, praticamente não atuaram no sub-20 e foram diretamente para os profissionais, tendo já estreado.