A vantagem de oito pontos sobre o vice-líder Palmeiras mostra a dimensão da campanha feita pelo Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Os 78,2% de aproveitamento após 26 rodadas é algo inédito e indica que o título, a 12 rodadas do fim, já é uma questão de tempo. O bom desempenho dentro das quatro linhas aliado aos resultados conquistados também colocam o time de Jorge Jesus como fortíssimo candidato a quebrar vários recordes. Veja abaixo.
MAIOR PONTUAÇÃO DA SÉRIE A COM 20 CLUBES
Com 61 pontos, o Flamengo é o time que mais pontuou em 26 rodadas desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser em pontos corridos. A fórmula de disputa foi adotada em 2003, com a Série A passando a ter 20 clubes em 2006.
Desde então, quem mais somou pontos ao fim de 38 rodadas foi o Corinthians, em 2015: 81. Faltando 12 rodadas para o fim desta edição do Brasileirão - ou seja, 36 pontos -, o time da Gávea tem a possibilidade de ultrapassar a marca.
MAIOR SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS NA SÉRIE A COM 20 CLUBES
A equipe de Jorge Jesus já alcançou um recorde: venceu oito rodadas seguidas na Série A do Brasileirão com 20 clubes, marca até então alcançada só pelo Cruzeiro, em 2013. A Raposa acabou sendo campeã nacional naquela edição.
Em 2019, o Flamengo venceu de forma consecutiva Grêmio, Vasco, Ceará, Palmeiras, Avaí, Santos, Cruzeiro e Internacional, entre a 14ª e 21ª rodada.
MELHOR ATAQUE DA SÉRIE A COM 20 CLUBES
Com Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta em grande fase, o Flamengo está na briga para ter o ataque mais eficiente de todas edições do Brasileirão desde que a Série A passou a ter 20 clubes, em 2006. A marca, por ora, é do Cruzeiro, que marcou 77 gols nas 38 rodadas disputadas no campeonato de 2013. Com 12 rodadas a serem disputadas, o Rubro-Negro já marcou 55 gols em 26 jogos.
MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS NA SÉRIE A COM 20 CLUBES
Caso mantenha o ritmo até o final da competição, o Flamengo certamente se tornará o time com mais vitórias em uma mesma edição do Campeonato Brasileiro com 20 clubes na Série A. O Rubro-Negro soma 19 vitórias com 26 rodadas disputadas, enquanto as melhores marcas pertencem a Cruzeiro, em 2014, Corinthians, em 2015, e Palmeiras, em 2016: 24 triunfos para cada time.
MELHOR CAMPANHA DO FLAMENGO NOS PONTOS CORRIDOS
O Flamengo caminha para sua melhor campanha na era dos pontos corridos, com 61 pontos em 26 jogos. Desde 2003, a edição em que o time mais somou pontos foi a de 2018, quando, sob o comando de Maurício Barbieri e Dorival Jr, somou 72 pontos e ficou com o vice-campeonato, atrás do Palmeiras, com 80.
O Flamengo foi campeão uma vez nesta fórmula de disputa do Brasileirão, em 2009, quando somou 67 - sendo o time a conquistar o título nacional com menos pontos com 20 clubes na Série A. Ou seja, após 38 rodadas disputadas.
MAIOR INVENCIBILIDADE DO FLAMENGO EM CAMPEONATO BRASILEIRO
Em 1980, o Flamengo, de Zico, ficou 17 partidas sem perder no Campeonato Brasileiro. É a maior série invicta do Rubro-Negro no torneio nacional, levando em consideração todas as edições desde 1971. A equipe de Jorge Jesus, em 2019, já ostenta uma invencibilidade de 13 partidas, entre a 14ª e 26ª rodada.
Faltam três jogos sem derrotas para igualar o feito do time de Zico. Nas próximas semanas, o Flamengo tem o clássico com o Fluminense, no Maracanã, recebe o CSA, no Rio de Janeiro, e, por fim, visitará o Goiás, no Serra Dourada.
VITÓRIAS SEGUIDAS COMO VISITANTE
O Flamengo sempre foi muito forte atuando no Rio de Janeiro, com o apoio da Nação no Maracanã. Assim, talvez o ponto diferencial da campanha nesta edição do Campeonato Brasileiro seja o desempenho rubro-negro fora de casa. São 14 partidas, sendo oito vitórias conquistadas , três empates e três derrotas.
Destes, sete foram sob o comando de Jorge Jesus e de forma consecutiva, entre agosto e outubro: Vasco, Ceará, Avaí, Cruzeiro, Chape, Athletico-PR e Fortaleza.
ARTILHEIRO DO FLAMENGO COM MAIS GOLS NO BRASILEIRÃO
Gabriel Barbosa, o Gabigol, já é o artilheiro do Flamengo em edições em pontos corridos do Campeonato Brasileiro, entre 2003 e 2019, com mais gols em uma única edição. São 19 até agora, o que o deixa ao lado de Adriano. Em 2009, o Imperador balançou a rede 19 vezes e ajudou o Rubro-Negro a ser campeão.
Levando em consideração todos os Campeonatos Brasileiros desde 1971, o maior artilheiro do Flamengo em uma única edição foi Zico, em 1980, com 21 gols. Com 12 rodadas pela frente neste Brasileirão, Gabigol pode alcançar o feito do Galinho de Quintino, grande ídolo da história do clube da Gávea.