CLUBES

Galeria de Fotos

131 mortes na Indonésia: lembre as maiores tragédias da história do futebol

Na Indonésia, a partida entre Arema e Persebaya Surabaya terminou em catástrofe. As 131 vidas ceifadas após a confusão não são novidade no meio do futebol. Dentro de estádios vários incidentes grandes já ocorreram. Relembre a seguir alguns desastres.
1 - 16
Em um jogo entre o SC Bastia e o Olympique de Marselha, em 82, a queda de uma das arquibancadas do estádio, que ficava em Bastia, deixou 19 mortos e mais de 2.300 feridos, durante a semifinal da Copa da França.
2 - 16
No estádio Luzhniki, em Moscou, no ano de 1982, Spartak e Haarlem realizavam um jogo e, quando estava no final da partida, os torcedores decidiram deixar o estádio. Ao passar pelas rampas, uma barra rompeu e, por conta disso, muitas pessoas acabaram se vitimando. O caso ficou marcado pelo desencontro de informações, pois os oficiais alertavam que foram 66 vítimas, porém de acordo com o jornal Sovietsky, 340 pessoas perderam a vida nessa catástrofe.
3 - 16
No ano de 1985, aconteceu em Bradford, na Inglaterra, um incêndio na tribuna principal do estádio, no jogo entre Bradford City e Lincoln City. 56 pessoas perderam a vida na ocasião
4 - 16
No ano de 1981, rolou o desastre do Estádio Karaiskakis, que aconteceu entre adeptos do Olympiacos e do AEK. O acontecimento vitimou 21 torcedores que caíram nas escadarias de um portão do estádio, em efeito-dominó, e foram esmagados.
5 - 16
Em 2001, um confronto entre torcedores do Orlando Pirates e do Kaiser Chiefs deixou 43 mortos. Em 91, já havia acontecido um incidente entre os times, que deixou 40 mortos.
6 - 16
 Em 2007, uma parte da arquibancada superior da Arena Fonte Nova acabou cedendo durante o jogo entre Bahia x Vila Nova. Essa foi a maior tragédia dentro de um estádio brasileiro.
7 - 16
Em meio de 85, aconteceu a tragédia de Heysel, em Bruxelas, onde 39 pessoas morreram, pois, antes do jogo entre Liverpool e Juventus, os ingleses invadiram as arquibancadas onde estavam os torcedores italianos. Em meados de 1985, ocorreu a tragédia de Heysel, em Bruxelas. 39 pessoas faleceram no desastre, pois os ingleses invadiram as arquibancadas onde estavam os torcedores italianos.
8 - 16
Em 1971, durante o derby Rangers-Celtic, os adeptos do Celtic, após o gol de empate da equipe, acabaram caindo em um efeito dominó nas arquibancadas do Ibrox Stadium. A compressão dos corpos caídos resultou na morte de 66 torcedores.
9 - 16
Após o clássico River Plate x Boca Juniors, em 1968, os Xeneizes saiam do estádio do adversário pela “Puerta 12”. Todavia, o portão estava trancado e, com a baixa iluminação do setor, os torcedores se empurravam contra a porta que estava fechada, vitimando 71 pessoas.
10 - 16
Em 88, em Katmandu, no Nepal, durante o jogo entre a Fábrica de Cigarros Janakpur e o Exército de Libertação pela final do Tribhuvan Challenge Shield, começou uma chuva de granizo, com pedras relativamente grandes. Assustados com a situação, os torcedores se amontoaram na única arquibancada coberta do estádio, esmagando 93 pessoas.
11 - 16
Em 2012, no estádio de Port Said, Al-Masry e Al-Ahly se enfrentavam e, após o apito final, milhares de torcedores do Al-Masry invadiram o campo para atacar os rivais, esse acontecimento resultou em 74 mortos e milhares de feridos.
12 - 16
Após uma avalanche humana no interior do estádio em 1996, no jogo classificatório para a Copa entre Guatemala e Costa Rica, muitas pessoas foram esmagadas. O resultado foi a morte de 83 pessoas e centenas de feridos.
13 - 16
Em 1989, ocorreu uma das mais famosas tragédias ocorridas em estádios. Em Hillsborough, Liverpool e Nottingham Forest realizavam a semifinal da FA Cup, entretanto, devido a alta lotação de torcedores no interior do estádio, torcedores foram esmagados contra os muros e grades do estádio, causando o falecimento de 97 torcedores.
14 - 16
No ano de 2001, em uma partida realizada entre Accra Hearts e Asante Kotoko, a torcida do Kotoko ficou furiosa com a virada sofrida pelo time. Para tentar acalmar os ânimos, os policiais lançaram gás lacrimogêneo na direção dos torcedores, que tentaram escapar dos efeitos da bomba. Todavia, ao tentar sair do estádio, encontraram as saídas trancadas e muitos pisoteamentos ocorreram, vitimando 123 pessoas.
15 - 16
Em 1964, durante o Pré-olímpico, Peru e Argentina realizavam disputa para conquistar uma vaga na próxima fase da competição. Depois de uma decisão controversa da arbitragem, torcedores e policiais entraram em confronto. Os oficiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo e o uso excessivo desse artefato culminou na morte de 320 torcedores asfixiados ou pisoteados no tumulto.
16 - 16
Na Indonésia, a partida entre Arema e Persebaya Surabaya terminou em catástrofe. As 131 vidas ceifadas após a confusão não são novidade no meio do futebol. Dentro de estádios vários incidentes grandes já ocorreram. Relembre a seguir alguns desastres.

Publicado por Gabriel Teles