CLUBES

Galeria de Fotos

70 anos de vida: Relembre 20 grandes momentos de Galvão Bueno nas transmissões

O lendário Galvão Bueno comemorou 70 anos na última terça-feira. Por conta disso, separamos aqui uma série de momentos inesquecíveis do narrador em suas transmissões, que vão do ‘tetra’ até áudio vazado. Confira!
1 - 21
Não tem como falar de Galvão e não lembrar a memorável narração do título mundial da Seleção Brasileira em 1994. Ao lado de Pelé, ele gritava incessantemente ‘é tetra’, em frase que virou até meme nos dias atuais.
2 - 21
Nessa mesma Copa, Galvão reclamou de Pelé com a produção porque o ex-jogador se alongava demais nas análises de jogo, sem saber que seu áudio estava aberto. ‘Eu vou dar uma marretada na cabeça dele’, disse.
3 - 21
Em 98, no jogo Brasil e Holanda pela Copa, após o 1 a 1 no tempo normal, o jogo foi para os pênaltis. Aí brilhou a estrela de Taffarel contra Cocu, levando Galvão à loucura.
4 - 21
Na final dos 100m de borboleta nos Jogos de Pequim, em 2008, Galvão se enrolou para anunciar a vitória de Michael Phelps. O norte-americano disputava contra o sérvio Milorad Cavic braçada por braçada e o narrador gritava: ‘vai perder, vai ganhar, vai perder, vai ganhar... perdeu!’. Acontece que Phelps venceu a prova.
5 - 21
O Brasil ia perdendo de 2 a 1 para a Argentina na final da Copa América de 2004, até que Adriano fez um golaço de pé esquerdo e ‘desentala’ o grito do narrador depois do famoso ‘Capricha, Adriano!’.
6 - 21
Bebeto fez um gol diante dos Estados Unidos, na Copa de 94, para a classificação às quartas de final. Ele recebeu de Romário e Galvão só sabia falar ‘faz Bebeto, faz Bebeto’... E ele fez.
7 - 21
‘Vai Romário’ também saiu da garganta dele, depois de passe de Bebeto e com o baixinho ‘levitando’ na área e marcando com toque do peito do pé. O jogo acabou 3 a 2 para a verde e amarela contra a Holanda.
8 - 21
No mesmo jogo, Branco tomou distância e marcou um golaço de falta, com os gritos de Galvão: 'Capricha, Branco, perna esquerda, partiu, bateu... Gol!'.
9 - 21
O primeiro título mundial de Ayrton Senna na Fórmula, em Suzuka, no Japão, em 1988, também teve o dedo de Galvão: ‘Ayrton Senna do Brasil, campeão mundial de 88!’.
10 - 21
Outra narração emocionante foi em 91, quando Senna venceu o GP de Interlagos, no Brasil. ‘Aí vem Senna, de ponta a ponta, aponta Senna, vem para a reta, vem para a vitória. Ayrton Senna do Brasil!’.
11 - 21
Galvão também já narrou UFC. Na vitória de Júnior Cigano em cima de Velásquez, ele se empolgou e soltou: ‘Mão esquerda: um, dois, três, quatro. Esquerda, esquerda, esquerda, trocou! Direita, direita, direita, na cabeça! Acabou. É campeão do mundo!’.
12 - 21
Galvão também narrou o primeiro gol de Ronaldo em uma Copa do Mundo, que aconteceu em 1998, contra o Marrocos. ‘Agora, Ronaldinho, agora, Ronaldinho... Gol!’.
13 - 21
Em 1999, foi Galvão quem narrou a cobrança para fora de Zapata contra Marcos, na final da Libertadores vencida pelo Palmeiras. ‘Acabou! Acabou! O Palmeiras é campeão da Libertadores!’.
14 - 21
Outro momento memorável foi o gol de Ronaldo Fenômeno na final da Copa de 2002, contra a Alemanha. A partida estava 1 a 0 e, aos 33 minutos do segundo tempo, o jogador estufa as redes de Kahn e Galvão solta o gogó.
15 - 21
Na final do Mundial de 2006, entre Internacional e Barcelona, em Yokohama, no Japão, foi ele quem narrou o memorável gol de Adriano, aos 36 do segundo tempo.
16 - 21
Galvão também emprestou sua voz aos corintianos na final do Mundial de 2012, contra o Chelsea, quando o alvinegro venceu com gol de Guerrero. ‘Olha o gol, olha o gol, olha o gol!’.
17 - 21
Galvão Bueno e Renato Maurício Prado brigaram ao vivo durante a cobertura da Olimpíada de Londres, em 2012, e o assunto que gerou a discussão foi a medalha de prata do vôlei masculino em Los Angeles.
18 - 21
‘Olha o que ele fez, olha o que ele fez!’. O profissional também emprestou sua voz para narrar o golaço de Ronaldinho Gaúcho pela Seleção diante da Venezuela, em 99.
19 - 21
Outra narração marcante foi a da conquista da medalha de prata no revezamento 4x100m nas Olimpíadas de Sidney, em 2000. ‘Vamos Claudinei, vamos que é prata!’.
20 - 21
Nem tudo são flores, porém. Galvão também é lembrado por uma derrota histórica da Seleção, diante da Alemanha, na Copa de 2014, no Brasil. O 7 a 1 virou um meme por si só, mas o narrador ajudou com suas frases marcantes ‘Lá vêm eles de novo’, ‘Gol da Alemanha’, ‘Lá vem mais’ e ‘Virou passeio’.
21 - 21
O lendário Galvão Bueno comemorou 70 anos na última terça-feira. Por conta disso, separamos aqui uma série de momentos inesquecíveis do narrador em suas transmissões, que vão do ‘tetra’ até áudio vazado. Confira!

Publicado por Marcio Alencar