CLUBES

Galeria de Fotos

Brasil passou a preferir técnicos estrangeiros: confira brasileiros que treinam equipes do exterior

Com a chegada em massa de técnicos estrangeiros no Brasil, os treinadores brasileiros perderam espaço em território nacional, mas alguns nomes conseguiram oportunidades no exterior. Veja técnicos nascidos no Brasil que treinam equipes ao redor do mundo.
1 - 21
Nelsinho Baptista (71 anos) - Clube atual: Kashiwa Reysol (Japão)
2 - 21
Treinando no futebol japonês desde 2019, Nelsinho acumula passagens por Sport e Corinthians no Brasil, mas a sua carreira como técnico foi concentrada no Japão, já tendo comandado diversas equipes do país asiático.
3 - 21
Odair Hellman (45 anos) - Clube atual: Al-Wasl (Emirados Árabes)
4 - 21
Após ser efetivado no Internacional em 2017 e passar também pelo Fluminense, Odair foi convencido a treinar no futebol dos Emirados Árabes Unidos, comandando o Al-Wasl.
5 - 21
André Jardine (42 anos) - Clube atual: San Luis (México)
6 - 21
Treinador de base no Brasil e que foi promovido pelo São Paulo para treinar a equipe principal, Jardine foi campeão olímpico com o Brasil na Olimpíada de Tóquio e atualmente está no Atlético San Luis, do México.
7 - 21
Tuca Ferretti (68 anos) - Clube atual: FC Juárez (México)
8 - 21
Treinador lendário do futebol mexicano por comandar o Tigres por 11 anos, Tuca nunca saiu do México para treinar outra equipe e hoje está no comando do FC Juárez.
9 - 21
Antônio Carlos Zago (52 anos) - Clube atual: Bolívar (Bolívia)
10 - 21
Atualmente no Bolívar e com um bom início na equipe, Antônio Carlos Zago treinou antes no futebol japonês. No Brasil, o treinador passou por Internacional, Fortaleza e Bragantino.
11 - 21
Argel Fucks (47 anos) - Clube atual: Alverca (Portugal)
12 - 21
Experiente técnico brasileiro, já passou por diversos clubes do cenário nacional, treinando grandes e pequenos clubes. Recebeu a primeira oportunidade de treinar fora do país ao comandar o Alverca, em Portugal.
13 - 21
Dyego Coelho (38 anos) - Clube atual: Portimonense Sub-23 (Portugal)
14 - 21
Desde 2015 treinando a base do Corinthians e recebendo uma oportunidade maior em 2020, Coelho não correspondeu e logo foi demitido do cargo. Reconhecido pelo seu trabalho com os jovens, foi chamado pela Portimonense para trabalhar com o time sub-23.
15 - 21
Júlio Baptista (40 anos) - Clube atual: Real Valladolid B (Espanha)
16 - 21
Após uma grande carreira como atacante, foi chamado por Ronaldo Fenômeno para trabalhar com o time B do Real Valladolid, iniciando assim a sua carreira de técnico já longe do Brasil.
17 - 21
Alexandre Gama (68 anos) - Clube atual: Daegu FC (Coreia do Sul)
18 - 21
Treinador que comandou o Madureira e logo se mudou para o futebol do Oriente, já comandou as seleções de base da Tailândia até chegar à Coréia do Sul e treinar o Daegu.
19 - 21
Péricles Chamusca (56 anos) - Clube atual: Al-Shabab (Arábia Saudita)
20 - 21
Com passagens por Portuguesa e Coritiba, além de outras equipes brasileiras, Péricles foi trabalhar no futebol asiático e já passou por grandes equipes do Oriente Médio até chegar ao Al-Shabab.
21 - 21
Com a chegada em massa de técnicos estrangeiros no Brasil, os treinadores brasileiros perderam espaço em território nacional, mas alguns nomes conseguiram oportunidades no exterior. Veja técnicos nascidos no Brasil que treinam equipes ao redor do mundo.

Publicado por andreudlis