CLUBES

Galeria de Fotos

John Textor adquire o Lyon: veja a quem pertencem os clubes da Europa

Antes de uma nova temporada surgir no horizonte europeu, alguns clubes estão sob novo comando e administração. Recentemente, John Textor, dono do Botafogo e do Crystal Palace, adquiriu participação majoritária no Lyon. Pensando neste tópico, o LANCE! traz a seguir os proprietários de times espalhados pelo Velho Continente.
1 - 19
Jhon Textor comprou a 66,5% das ações do Lyon e, no futuro, terá um total de 88,55%. Com essa aquisição, o bilionário aumenta o número de clubes que tem participação, os outros clubes são Botafogo, Crystal Palace, RWD Molenbeek, que joga a segunda divisão da Bélgica, e FC Florida PrepSchool, equipe com foco universitário nos Estados Unidos e não disputa campeonatos profissionais.
2 - 19
O Chelsea foi comprado por Todd Boehly após a saída de Roman Abramovich. O russo deixou o clube por conta de sanções da guerra militar na Ucrânia. Boehly tem participação no Los Angeles Lakers, da NBA, e no Los Angeles Dodgers, da MLB.
3 - 19
O Milan foi comprado pela empresa RedBird Capital Partners, que tem como dono Gerry Cardinale. Anteriormente, o clube rubro-negro era comandado pela Elliott Management Corporation.
4 - 19
Andrea Agnelli é membro da família fundadora da Fiat e presidente da Juventus.
5 - 19
Steven Zhang, herdeiro do grupo Suning e filho do bilionário Zhang Jindong, assume o comando da Internazionale.
6 - 19
Stanley Kroenke é um norte-americano que detém ações do Arsenal desde 2007.
7 - 19
Nasser Al-Khelaifi é o CEO da Qatar Sports Investments, um fundo de investimentos do Qatar, e é dono do PSG.
8 - 19
Mohammed bin Salman é príncipe herdeiro da Arábia Saudita e dono do Newcastle desde o ano passado. Além do poder, entretanto, ele tem diversas acusações como o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi e casos de estupro.
9 - 19
A estadunidense família Glazer é proprietária do Manchester United desde 2003, com Malcom Glazer adquirindo ações aos poucos. Com o passar do tempo, o empresário foi aumentando seus ativos até sua morte em 2014. Avram e Joel Glazer, filhos de Malcom, são os atuais proprietários.
10 - 19
Dietrich Mateschitz, cofundador da Red Bull, é o dono do RB Leipzig. Além de deter o RB Salzburg, o RB Bragantino, o New York Red Bulls e a equipe de corrida Red Bull Racing.
11 - 19
 A família tailandesa Srivaddhanaprabha é dona da King Power, empresa que comprou o Leicester em 2010. Em 2016, Vichai Srivaddhanaprabha morreu em um acidente de helicóptero e Aiyawatt Srivaddhanaprabha (foto) herdou o time.
12 - 19
Dmitry Rybolovlev adquiriu 66% do Monaco em 2011. O empresário também é propietário do clube belga Cercle Brugge.
13 - 19
Frank McCourt é dono de 95% do Olympique de Marseille. A porcentagem restante é propriedade da Margarita Louis-Dreyfus.
14 - 19
John Henry é empresário estadunidense dono da Fenway Sports, grupo que detém o Liverpool desde 2010. Além disso, ele é proprietário da equipe de beisebol Boston Red Sox
15 - 19
O Bayern de Munique tem um jeito diferente de manejar suas ações. A maioria do controle fica com o presidente Herbert Hainer, mas empresas como Audi, Adidas e Allianz detém parte do clube.
16 - 19
Mansour bin Zayed Al Nahyan é um nascido no Emirado Árabes Unidos e detém o Manchester City desde 2008.
17 - 19
Miguel Ángel Gil Marín é o CEO do Atlético de Madrid, ele herdou as ações do clube de seu pai e divide o poder com o presidente Enrique Cerezo.
18 - 19
Joe Lewis, dono do Grupo Enic, comprou o controle do Tottenham Hotspur em 2001.
19 - 19
Antes de uma nova temporada surgir no horizonte europeu, alguns clubes estão sob novo comando e administração. Recentemente, John Textor, dono do Botafogo e do Crystal Palace, adquiriu participação majoritária no Lyon. Pensando neste tópico, o LANCE! traz a seguir os proprietários de times espalhados pelo Velho Continente.

Publicado por Gabriel Teles