CLUBES

Galeria de Fotos

Dia Internacional das Mulheres: relembre a evolução do futebol feminino no Brasil em 23 passos

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Lance! preparou uma sequência de imagens e informações para mostrar a evolução do futebol feminino no Brasil. Relembre o início, as dificuldades, a proibição, a regulamentação, torneios e curiosidades. Confira.
1 - 24
Primeiras referências - Os primeiros registros de jornais que citavam o futebol feminino surgiram nos anos 20, mas de forma muito rasa e com pouca informação sobre a modalidade.
2 - 24
Primeira aparição - No entanto, a primeira aparição aconteceu nos anos 40, com jogos no Pacaembu, mas ainda de forma "preconceituosa", já que a modalidade era considerada masculina.
3 - 24
Proibição - Foi a partir daí, em 1941, que começaram algumas mudanças que impediram as mulheres de continuar evoluindo no esporte. Em 14 de abril daquele ano, o presidente Getúlio Vargas baixou o Decreto-Lei 3.199, que estabeleceu as bases de organização do esporte em todo o Brasil e limitou o direito das mulheres à prática de certas modalidades esportivas.
4 - 24
Apesar da ditadura, assim como em 1941, circulavam notícias de mulheres jogando futebol de forma clandestina. Vale lembrar que, no mesmo período, o futebol masculino só crescia.
5 - 24
O decreto teve consequências diversas como atrasar o desenvolvimento do futebol feminino. Também ressaltou a disparidade de salários, cobertura e premiações e deixou ainda mais claro o preconceito já embutido na sociedade.
6 - 24
Fim da proibição em 1979 - Mesmo com o fim da proibição a situação continuava complicada. A Seleção Brasileira foi organizada apenas em 1988, composta principalmente por atletas do Radar, do Rio de Janeiro, além do Clube Atlético Juventus, de São Paulo.
7 - 24
A primeira competição feminina organizada pela FIFA foi o Torneio Internacional de Futebol Feminino em Guangdong, na China, em 1988, preliminar ao primeiro Mundial oficial que aconteceria em 1991. O Brasil ficou em terceiro.
8 - 24
A regulamentação, no entanto, aconteceu apenas em 1983, pois existem episódios em 1982 de partidas femininas que não puderam acontecer. A partir da regulamentação, foi permitido que se pudesse criar calendários para competir, utilizar estádios e ensinar a modalidade nas escolas.  Na época, clubes como o Radar e Saad surgem como pioneiros no profissionalismo.
9 - 24
Torneio experimental - O primeiro aconteceu em junho de 1988, na China, e foi organizado pela Fifa, cujo nome foi "Women's Invitational Tournament". As mulheres disputaram o Mundial com sobras das roupas masculinas, já que não tinham uniformes específicos. Para a disputa deste Mundial, a seleção tinha como bases os times do Radar, do Rio de Janeiro, e do Juventus, de São Paulo, que tinha o time mais forte feminino do país. Neste torneio, que foi o primeiro oficial da Fifa, 12 seleções participaram. O Brasil ficou com a medalha de bronze. Após empate sem gols contra as chinesas, as brasileiras venceram nos pênaltis por 4 a 3. O título ficou com a Noruega.
10 - 24
Primeira Copa do Mundo - A Fifa lançou a primeira Copa Feminina em 1991. A CBF já havia assumido o time, mas ainda estava longe de ser profissional como o masculino. Com menos de um ano de preparação, e com a base que disputou o torneio experimental, as brasileiras foram eliminadas na primeira fase.
11 - 24
Primeira Olimpíada - Foi em 1996, em Atlanta, que a seleção brasisleira feminina estreou. O time já contava com com veteranas como Pretinha, Suzy, Roseli e Meg, e conquistaram a quarta posição. Na disputa pelo bronze, o Brasil perdeu para a Noruega por 2 a 0.
12 - 24
Primeira medalha - Em 1999 as brasileiras se superaram e conquistaram a primeira medalha num torneio Fifa. Nos Estados Unidos, o Brasil perdeu para as donas da casa na semifinal, mas venceu a Noruega, nos pênaltis, e conquistou o bronze.
13 - 24
Rainha Marta e Ouro em Santo Domingo - Em 2003, a jogadora que mais tarde se tornaria a maior de todos os tempos disputou sua primeira Copa. Cristiane também disputou seu primeiro Mundial neste ano.  O Brasil acabou eliminado pela Suécia nas quartas de final.  No mesmo ano, no entanto, o Brasil foi ouro no Pan de Santo Domingo.
14 - 24
Primeira medalha olímpica - Em 2004, na Grécia, o Brasil tinha um elenco de respeito, com Marta, Cristiane, Formiga e Pretinha entre as principais estrelas. O cenário brasileiro começava a mudar...
15 - 24
2006: Prazer, Marta! - Foi neste ano em que a Rainha conquistou seu primeiro troféu como melhor do mundo. A brasileira se tornaria a recordista de Bolas de Ouro, já que também conquistou o título em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018 (foto).
16 - 24
Evolução da Seleção Feminina - Em 2007, no Pan do Rio, o Brasil conquistou a medalha de ouro com uma goleada por 5 a 0 sobre os Estados Unidos. Em setembro, na Copa do Mundo da China, o Brasil perdeu a decisão para a Alemanha e ficou em segundo lugar. No ano seguinte, mais uma prata, na Olimpíada de Pequim.
17 - 24
Primeira Libertadores: 2009 - O título da competição ficou com o Santos, que tinha no elenco Marta e Cristiane, esta, artilheira com 15 gols.
18 - 24
Seleção permanente - Em 2014, Vadão comandava a equipe com o objetivo da disputa da Copa do Mundo de 2015 e Jogos Olímpicos de 2016, a CBF criou a seleção permanente com o intuito de fortalecer a modalidade.
19 - 24
Mais um Pan - Em 2015, na Copa do Mundo do Canadá, a Seleção caiu nas oitavas. Logo depois, no entanto, venceu os Jogos Pan-Americanos também no Canadá. No ano seguinte, nos Jogos Olímpicos em casa, o Brasil ficou fora do pódio. Ainda em 2016, Vadão deixou o comando da equipe e Emily assumiu, tornando-se a primeira mulher no comando da equipe principal.
20 - 24
Primeira transmissão em 2019 - Pela primeira vez na história da competição, que começou em 1991, a TV Globo transmitiu ao vivo todos os jogos da seleção feminina em uma Copa do Mundo.
21 - 24
Na Copa de 2019, na França, a Seleção Brasileira acabou eliminada pelas anfitriãs, que fizeram 2 a 1, nas oitavas de final. Em 2020, nos Jogos Olímpicos do Japão, as meninas caíram nas quartas de final, contra Canadá, nos pênaltis.
22 - 24
O Brasil venceu a Copa América de 2022 e chegou ao seu oitavo troféu na competição.
23 - 24
Com 41.070 torcedores, para uma renda bruta R$ 900.981,00, a vitória do Corinthians por 4 a 1 sobre o Internacional, na Neo Química Arena, registrou o maior público em uma partida de mulheres entre clubes no Brasil.
24 - 24
Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Lance! preparou uma sequência de imagens e informações para mostrar a evolução do futebol feminino no Brasil. Relembre o início, as dificuldades, a proibição, a regulamentação, torneios e curiosidades. Confira.

Publicado por RedacaoLance