CLUBES

Galeria de Fotos

Teve de tudo! Lembre o que acontecia no Brasil e no mundo no ano do tri

Há 50 anos, Carlos Alberto Torres levantava a cobiçada Taça Jules Rimet, após a Seleção Brasileira derrotar a Itália por 4 a 1 na final da Copa do Mundo de 1970. O LANCE! recorda o que acontecia no Brasil e no mundo neste ano avassalador. Confira!
1 - 36
Música que embalou a caminhada do tricampeonato mundial, "Pra Frente Brasil" era de autoria de Miguel Gustavo (jornalista, radialista e poeta que ficou marcado também por escrever sambas de breque para Moreira da Silva) e pelo trombonista Raul de Souza. A canção foi vencedora de um concurso organizado por patrocinadores do evento.
2 - 36
A delegação da Seleção Brasileira teve um "reforço" de impacto. No auge e amigo de nomes como Pelé e Carlos Alberto Torres, Wilson Simonal foi "convocado" para descontrair o ambiente da Seleção. Após o corte de Rogério, os jogadores lhe pregaram uma peça: chamaram o cantor para participar de um treino de dois toques. Segundo o "Rei do Futebol', depois de 15 minutos na altitude mexicana, Simonal passou mal e desmaiou, a ponto do médico ter de dar oxigênio para que ele se recuperasse.
3 - 36
Nesta ida com a Seleção, o astro Simonal aproveitou para fazer shows e chegou a lançar o disco "Mexico '70", que só foi descoberto no Brasil em 2010. Acompanhado do conjunto Som Três, ele cantou músicas como "Aqui É O País do Futebol", "Raindrops Keep Fallin’ On My Head", "Garota de Ipanema" e "Que Pena", entre outras canções.
4 - 36
A Copa do Mundo de 1970 influenciou até na teledramaturgia. A novela "Irmãos Coragem", da Rede Globo, entrou para a história como a primeira a ter um protagonista como jogador de futebol: Duda Coragem. Nascido em Coroado, o personagem vivido por Cláudio Marzo era jogador do Flamengo e se envolvia com Ritinha, interpretada por Regina Duarte. Escrita por Janete Clair, a trama teve início em 8 de junho no Rio de Janeiro e teve audiência superior a Brasil x Inglaterra, jogo disputado um dia antes.
5 - 36
O triunfo brasileiro foi utilizado para reforçar ainda mais o tom ufanista do governo. No auge dos "anos de chumbo" da Ditadura Militar, frases como "Brasil, Ame-o ou deixe-o" e "Ninguém segura este país".
6 - 36
Além de "Pra Frente Brasil" e da conquista canarinha no México, outra música com tom ufanista foi utilizada pelo regime militar: "Eu Te Amo, Meu Brasil", de autoria de Dom, lançada pelo grupo Os Incríveis no fim do ano.
7 - 36
Desde 1969, o presidente da República era Emílio Garrastazu Médici. Seu governo ficou marcado como o auge da repressão, das torturas e da censura. Um de seus hábitos era de assistir a jogos de futebol, em especial do Flamengo, Atlético-MG e Grêmio (seu clube de coração).
8 - 36
Em meio ao período repressivo, o governo apostava suas fichas no "Milagre Brasileiro". Com Delfim Netto como ministro da Economia, o Brasil teve um crescimento elevado do PIB e diminuiu a taxa de inflação. Porém, o crescimento financeiro ficou restrito ao grupo mais favorecido economicamente.
9 - 36
Uma das obras faraônicas mais ousadas deste período foi a construção da rodovia Transamazônica. O objetivo inicial era "riscar" 2.300 km entre Estreito, no Rio Tocantins, até Humaitá, no Rio Madeira. Houve um investimento alto para tentar asfaltar regiões inóspitas (US$ 7,7 bilhões no total), mas o plano de se mostrou pouco viável e só ajudou no desmatamento da região.
10 - 36
Diante do aumento da repressão, pessoas que se opunham ao regime ou tinham ideais de esquerda passaram a ser tachados como "terroristas". Alguns deles entraram para a luta armada, fazendo assaltos a bancos e planejando sequestros.
11 - 36
Em primeiro de janeiro, um avião Caravelle da companhia Cruzeiro Sul, que faria o Voo 114 de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, mudou de rota. Seis guerrilheiros sequestraram o avião com o objetivo de levá-lo para Cuba. Após um desvio em Buenos Aires no qual desembarcaram apenas os idosos, o voo teve um momento dramático em Lima: ficou retido por 27 horas devido a problemas na bateria. Somente dias depois, o objetivo foi cumprido: Marília Guimarães Freire (esposa do guerrilheiro Fausto Machado Freire) e seus dois filhos desembarcaram em Havana.
12 - 36
Uma das guerrilheiras presas em 1970 foi Dilma Rousseff. Em 16 de janeiro, ela foi detida quando ia se encontrar com grupos da organização VAR-Palmares. Por ter estimulado greves e piquetes e arquitetado assaltos a banco, foi condenada inicialmente a seis anos de prisão. Posteriormente, a pena foi reduzida a dois anos e um mês, só que ela passou três anos encarcerada e sofreu torturas. A foto, de novembro de 1970, traz Dilma depondo em uma auditoria militar no Rio de Janeiro (sem aparentar que sofreu ferimentos, conforme era praxe na época). Os militares que a interrogavam escondem seus rostos para não serem reconhecidos.
13 - 36
Um dos nomes que mais ganharam força entre os que entraram para a luta armada em oposição ao regime militar, Carlos Lamarca planejava as ações da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) no Vale da Ribeira. O ex-capitão do Exército era um dos mais procurados pelo governo.
14 - 36
No mesmo dia no qual Brasil e Romênia se enfrentariam, um grupo de guerrilheiros sequestrou o embaixador da Alemanha, Ehrenfried von Holleben. Na ação, seu segurança foi morto a tiros. Após cinco dias no cativeiro, o governo aceitou as condições dos sequestradores: 40 presos políticos foram para a Argélia (entre eles, Vera Magalhães, única mulher a participar do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick no ano anterior) e divulgar seus nomes em todos os meios de difusão, além de ler um manifesto político. Holleben foi solto no dia anterior a Brasil e Uruguai, pela semifinal da Copa do Mundo.
15 - 36
A organização paramilitar intitulada Esquadrão da Morte ganhava notoriedade. Com o objetivo de eliminar marginais que cometessem crimes comuns, o grupo adotava com frequência métodos cruéis.
16 - 36
Fundado em 1969, "O Pasquim" era um jornal que trazia protestos contra o regime militar de maneira bem-humorada. Além de nomes como Ziraldo, Jaguar, Ivan Lessa, Tarso de Castro e Millôr Fernandes, o semanário teve entrevistas de impacto com figuras de impacto: Leila Diniz, Waldick Soriano, Madame Satã, Roberto Carlos e Chico Buarque foram entrevistados. Tostão também foi sabatinado pelos irreverentes jornalistas.
17 - 36
Presidente da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Walter Ulbritch exigiu que seu estado comunista fosse reconhecido pela República Federal da Alemanha (na época Alemanha Ocidental), para haver um tratado de coexistência entre os dois países. O presidente da Alemanha Oriental rechaçou a hipótese de abertura do Muro de Berlim.
18 - 36
Três membros do grupo de extrema-esquerda do Weather Underground Organization (WUO) morreram em março, enquanto a bomba que estavam montando explodiu antes da hora. O grupo de extrema esquerda, que se opunha à Guerra do Vietnã, se notabilizava por atentados contra prédios do governo e instalações bancárias.
19 - 36
A ação de guerrilheiros se estendia pela América Latina. Os Montoneros, grupo de extrema esquerda da Argentina, sequestraram o ex-presidente Pedro Eugenio Aramburu. Ele, quando ainda não estava no poder, ficou marcado por reprimir um levante peronista brutalmente. Já como presidente, foi acusado de desaparecer com o corpo embalsamado de Evita Perón.  Aramburu foi assassinado pelos guerrilheiros. Durante o ano, ainda houve uma série de atentados no país.
20 - 36
O ditador português Antonio Salazar morreu aos 81 anos. Ele estava afastado do poder desde 1968, mas seus ideias prosseguiam em Portugal.
21 - 36
Paul McCartney anunciou o fim do conjunto Os Beatles, encerrando um momento histórico da música mundial.
22 - 36
Curiosamente, em maio (mês seguinte ao anúncio do fim do grupo), foi lançado o filme "Let It Be", reunindo o quarteto de Liverpool.
23 - 36
No Brasil, outro filme com música rendeu sucesso de bilheteria: "Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa". Além de RC, o filme de Roberto Farias teve Erasmo Carlos e Wanderléa protagonizavam um longa-metragem de ação com cenas gravadas no Japão e em Israel. Em uma cena emblemática, o trio canta a música "É Preciso Saber Viver".
24 - 36
Nas telas de cinema do exterior, "Um Homem Chamado Cavalo" ganhou projeção. O filme se passava no século XIX e contava a história de um aristocrata raptado por uma tribo indígena.
25 - 36
A "Era dos Festivais" continuava a pulsar no cenário musical brasileiro. Tony Tornado se consagrou ao cantar "BR-3", de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. Ivan Lins obteve a segunda colocação, como coautor e intérprete de "O Amor É O Meu País".
26 - 36
A declaração de amor de Paulinho da Viola à Portela, sua escola de samba de coração (e campeã do Carnaval de 1970) rendeu a consagração ao sambista. O LP "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida" ainda trouxe canções como "Tudo Se Transformou" e "Jurar Com Lágrimas".
27 - 36
Ao fim do ano, o cantor Roberto Carlos lançou sua primeira música religiosa na carreira: "Jesus Cristo". O álbum teve ainda "120... 150... 200 km por hora", "Ana", "O Astronauta" e "Pra Você".
28 - 36
O disco "Erasmo Carlos & Os Tremendões" incluiu duas músicas lançadas no filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa": "Vou Ficar Nu Pra Chamar Sua Atenção" e "Aquarela do Brasil". Erasmo também lançou o sucesso "Sentado À Beira do Caminho" e fez releituras de "Teletema" e "Saudosismo".
29 - 36
Tim Maia soltou sua voz pela primeira vez em um LP. Em um disco arrebatador, ele cantava músicas como "Coroné Antônio Bento", "Eu Amo Você", "Primavera" e "Azul da Cor do Mar".
30 - 36
Em 1970, foi lançado o livro "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach.
31 - 36
Chacrinha era um dos animadores mais irreverentes da televisão brasileira. Na Rede Globo, ele apresentava dois programas e popularizava expressões como "Vai para o trono ou não vai?".
32 - 36
Na TV Tupi, Flávio Cavalcanti era outro apresentador de grande notoriedade. Além de bordões como "Um instante, maestro!" e "Nossos comerciais, por favor!", ele levava atrações controversas, não tinha papas na língua e chegava a quebrar LPs quando não gostava de determinadas canções.
33 - 36
A TV Excelsior chegou ao fim em setembro de 1970. Mesmo com a programação sofisticada, a má administração naufragou a emissora em dívidas e as críticas ao governo fizeram a concessão ser cassada.
34 - 36
"Rainha do Rock'n Roll", Janis Joplin morreu com apenas 27 anos. Após se notabilizar por seu estilo psicodélico, ela foi encontrada morta por overdose.
35 - 36
Outro ícone do rock, Jimi Hendrix morreu aos 27 anos.
36 - 36

Publicado por Lance!