CLUBES

Galeria de Fotos

Na Série B, Cruzeiro completa 100 anos: como o seu time estava no ano do centenário?

Fundado como Palestra Italia no dia 2 de janeiro de 2021, o Cruzeiro completa 100 anos neste sábado. A Raposa, no entanto, atravessa um momento complicado, com o time ocupando apenas o 11º lugar na Série B e com sério risco de ficar o ano inteiro do centenário na Segundona. Com gancho na situação do Cruzero, lembre como o seu time se saiu no ano do centenário!
1 - 18
PORTUGUESA-SP: Fundada em 14 de agosto de 1920, Lusa viveu um "renascimento" no seu centenário. As alegrias da Portuguesa aconteceram recentemente, em dezembro. O clube conquistou a Copa Paulista e garantiu uma vaga na Série D do Brasileiro de 2021. Será a volta da Lusa a uma competição nacional, fato inédito desde 2017.
2 - 18
VASCO - O clube da Colina teve um grande centenário. Eles desfrutaram o ano ganhando o Cariocão invicto (Taça Guanabara e Taça Rio), e ainda foi campeão da Libertadores em cima do Barcelona de Guayaquil. Não conseguiram ser campeões brasileiros, ficaram em 10º e perderam o mundial para o Real Madrid por 2 a 1 em um jogo extremamente equilibrado.
3 - 18
FLUMINENSE - Em 2002, o Fluminense contou com grandes nomes para a festa pelo centenário do clube. Para treinador, contratou Renato Gaúcho. Para o comando do ataque, trouxe Romário. O Tricolor conquistou o Campeonato Carioca naquele ano. No Brasileiro, o time das Laranjeiras foi semifinalista.
4 - 18
FLAMENGO - Entre os principais times do Brasil, o Flamengo foi o primeiro a comemorar 100 anos. Em 1995, o presidente Kléber Leite formou um elenco recheado de estrelas com Sávio, Edmundo e Romário no ataque e Wanderley Luxemburgo como treinador. O chamado "melhor ataque do mundo", só conseguiu o título da Taça Guanabara. No Brasileirão, terminou com a 21ª colocação. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Grêmio nas semifinais e caiu diante do Independiente na final da Supercopa dos Campeões da Libertadores.
5 - 18
BOTAFOGO - O ano que marcou a volta do Botafogo à elite do futebol nacional também foi o do centenário do clube. Mas, em 2004, a estrela solitária não brilhou. O time sequer chegou às semifinais da Taça Guanabara e Taça Rio, além de ter sido eliminado na segunda fase da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, brigou até a última rodada para não voltar à Série B e acabou a competição apenas uma posição acima da zona de rebaixamento
6 - 18
GRÊMIO - Em 2003, outro time que sofreu no ano do centenário foi o Grêmio. O clube lutou até a última rodada para escapar do rebaixamento no Brasileirão, ficando na modesta 20ª posição. Além disso, foi eliminado nas quartas-de-final da Copa Libertadores para o Independiente de Medellin. No Gauchão, uma campanha ruim, caindo na primeira fase.
7 - 18
INTERNACIONAL - O Inter começou o ano do centenário com festa. Conquistou o Gauchão e a Copa Suruga. Na Copa do Brasil perderam a final para o Corinthians e no nacional foram vices, com dois pontos a menos que o campeão Flamengo.
8 - 18
ATLÉTICO-MG- O torcedor do Atlético-MG não tem boas recordações do centenário. O Galo levou 5 a 0 do Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro de 2008. Nomes como os de Ricardinho, Gallardo e D'Alessandro foram especulados, mas as principais contratações do clube acabaram sendo os veteranos Petkovic e Marques. No Brasileirão, apenas a 12ª colocação.
9 - 18
SANTOS - Em 2012, com Neymar e companhia, o Peixe conseguiu ser campeão Paulista e ocuparam um modesto 8º lugar no Brasileirão.
10 - 18
CORINTHIANS - Em 2010, o Timão de Ronaldo Fenômeno começou mal o ano. Ficaram em 5º no Paulistão, caíram na Libertadores para o Flamengo nas oitavas de final e terminaram a temporada na 3ª colocação do brasileiro.
11 - 18
PALMEIRAS - Ano especial para o Palmeiras, devido à comemoração do centenário do clube, 2014 também foi para o torcedor esquecer. O alviverde de Palestra Itália acumulou fracassos em todas as competições que disputou e chegou a dezembro brigando para não cair para a Série B do Campeonato Brasileiro.
12 - 18
CORITIBA - O Coritiba completou 100 anos em 2009 e foi um desastre. O clube paranaense investiu pesado na contratação de Marcelinho Paraíba. Apesar do bom ano que fez o jogador, o máximo alcançado pelos paranaenses foi a terceira colocação no Regional. No Brasileirão, acabou sendo rebaixamento em um jogo marcado pela pancadaria no apito final, no Couto Pereira. 
13 - 18
VITÓRIA - Em 2009, o time baiano tiveram êxitos regionais. Venceram a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano. No Brasileiro ficaram com a 3ª colocação.
14 - 18
NÁUTICO - O time empolgou no Nordestão, liderando a primeira fase de forma invicta. A eventual derrota na semifinal para o Sport nos Aflitos, abarrotado, mudou o cenário. Além do clima pesado pela polêmica atuação do meia Marcelo Passos, que no segundo semestre seria contratado pelo Leão, houve a mudança de comando. Chegou Muricy Ramalho, encaixando o time. Pupilo de Telê Santana, o treinador iniciaria uma história marcante nos Aflitos. Foram campeões pernambucanos em cima do rival Santa Cruz. O jogo de ida o Timbú venceu por 2 a 1 e no Arruda, ganharam por 2 a 0.
15 - 18
SPORT - Em 2005, o Sport teve um ano de centenário muito ruim. Os rubro-negros viram o Santa de Carlinhos Bala voar no Estadual, perdendo os dois turnos. Infelizmente, para a torcida, o ano estava longe de acabar. No Brasileiro da Série B, um acesso poderia suprir parte do sonho centenário – afinal, o time figurava na segunda divisão desde 2002. Entretanto, o time lutou para não cair e a permanência na Sèrie B foi um 'presente'. 
16 - 18
CEARÁ - O ano do centenário começou muito bem para o Ceará. Logo no primeiro jogo do ano, um título. Contra o Barbalha, campeão da Taça Fares Lopes em 2013, o Vovô conquistou o primeiro troféu de campeão dos campeões cearenses. O tetra estadual, a final da Copa do Nordeste com Castelão lotado e a campanha memorável na Copa do Brasil deram esperanças ao torcedor de que o caminho para a Série A estava sendo bem construído. No entanto, não foi o que ocorreu. O ano terminou amargo. Na reta final da Segundona, o inimaginável. Líder do primeiro turno, o Vovô foi surpreendido pelas derrotas em sequência, saiu do G-4 e perdeu, novamente, a chance de conquistar o acesso.
17 - 18
FORTALEZA - Em 2018, o Fortaleza teve um centenário marcante. O acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e o posterior título da Série B (o primeiro de porte nacional da história do clube) garantiram êxtase para uma nação que viveu uma década sofrida após oito anos de calvário na Série C. Meses depois, a conquista do Campeonato Cearense sobre o maior rival Ceará, de forma inconteste, garantiu também a hegemonia estadual num ano tão importante. Mas o Leão foi além e dominou o Nordeste, vencendo de forma inédita a Copa do Nordeste e garantindo a "tríplice coroa".
18 - 18
Fundado como Palestra Italia no dia 2 de janeiro de 2021, o Cruzeiro completa 100 anos neste sábado. A Raposa, no entanto, atravessa um momento complicado, com o time ocupando apenas o 11º lugar na Série B e com sério risco de ficar o ano inteiro do centenário na Segundona. Com gancho na situação do Cruzero, lembre como o seu time se saiu no ano do centenário!

Publicado por Gabriel Grey